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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSakai, Diogo Isao Santos-
dc.contributor.authorAndrade, Liza Maria Souza de-
dc.contributor.authorLemos, Natália da Silva-
dc.date.accessioned2024-01-17T14:33:56Z-
dc.date.available2024-01-17T14:33:56Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.identifier.citationSAKAI, Diogo Isao Santos; ANDRADE, Liza Maria Souza de; LEMOS, Natália da Silva. Engajamento social como princípio para criação de Comitê de Sub-Bacias Hidrográficas e Integração Institucional de Planejamento da Água: as práticas comunitárias sensíveis à água da Serrinha do Paranoá (DF). Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, São Paulo, v. 23, n. 2, p. 262–277, 2023. DOI: 10.5935/cadernospos.v.23n.2p262-277. Disponível em: https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/cadernos.pos.au.2023.2.Engajamentosocial. Acesso em: 17 jan. 2024. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationSAKAI, Diogo Isao Santos; ANDRADE, Liza Maria Souza de; LEMOS, Natália da Silva. Social engagement as a principle for creating a Sub-Basis Committee and Institutional Integration of Water Planning: community practices sensitive to water in Serrinha do Paranoá (DF). Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, São Paulo, v. 23, n. 2, p. 278-293, 2023. DOI https://doi.org/10.5935/cadernospos.v.23n.2p278-293. Disponível em: https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/cadernos.pos.au.2023.2.Engajamentosocial. Acesso em: 17 jan. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47316-
dc.description.abstractEste trabalho propõe apresentar caminhos para estreitar as relações entre a comunidade socialmente engajada e as instituições de planejamento da água. Nesse sentido, entende-se que a participação social não está plenamente inserida no planejamento territorial e hídrico e estes, por sua vez, mantêm essa estrutura departamentalizada, facilitando a implantação de modelos de planejamento urbano e rural descompromissados com as realidades sociais e ambientais. A partir do modelo de planejamento sensível à água e do princípio de comunidades sensíveis à água, depreendemos a necessidade da formação de um capital sociopolítico dentro de uma estrutura de planejamento participativa e institucionalmente integrada com atores conectados ao território com poder de decisão. Fundamentados no conceito de  práxis territorial no qual o engajamento social é compreendido enquanto expressão transformadora da territorialidade, reconhecemos as comunidades dos núcleos rurais da Serrinha do Paranoá como um corpo sociopolítico engajado em defesa das águas por meio da descrição analítica do seu histórico de engajamento social em quatro fases. Neste estudo, verificou-se que essa comunidade demonstrou comprometimento por assumir as funções de um comitê de sub-bacia hidrográfica pela sua atuação pautada nas reivindicações socioambientais e políticas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenziept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEngajamento social como princípio para criação de Comitê de Sub-Bacias Hidrográficas e Integração Institucional de Planejamento da Água : as práticas comunitárias sensíveis à água da Serrinha do Paranoá (DF)pt_BR
dc.title.alternativeSocial engagement as principle for creating a Waterway Sub-Basis Committee Project and Institutional Integration of Water Planning: practices of the water-sensitive community of Serrinha do Paranoá (DF)pt_BR
dc.title.alternativeEngajamento social como princípio para criação de Comitê de Sub-Bacias Hidrográficas e Integração Institucional de Planejamento da Água: as práticas comunitárias sensíveis à água da Serrinha do Paranoá (DF)pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEngajamentopt_BR
dc.subject.keywordPlanejamentopt_BR
dc.subject.keywordComunidadept_BR
dc.subject.keywordÁguapt_BR
dc.rights.license(CC BY) Este artigo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5935/cadernospos.v.23n.2p262-277pt_BR
dc.description.abstract1This work proposes ways to strengthen relations between the socially engaged community and water planning institutions. In this sense, it is understood that social participation is not fully inserted in territorial and water planning and these, in turn, maintain this departmentalized structure, facilitating the implementation of urban and rural planning models that are not committed to social and environmental realities. Based on the water-sensitive planning model and the principle of water-sensitive communities, we infer the need to form a socio-political capital within a participatory and institutionally integrated planning structure with actors connected to the territory with decision-making power. Based on the concept of territorial praxis in which social engagement is understood as a transforming expression of territoriality, we recognize the communities in the rural areas of Serrinha do Paranoá as a socio-political body engaged in the defense of waters through the analytical description of their history of social engagement in 4 stages. This study showed that this community demonstrated commitment by assuming the functions of a hydrographic subbasin committee for its performance based on socio-environmental and political claims.pt_BR
dc.description.abstract2Este trabajo propone presentar formas de fortalecer la relación entre la comunidad socialmente comprometida y las instituciones de planificación hídrica. En este sentido, se entiende que la participación social no está plenamente inserta en la planificación territorial e hídrica y éstas mantienen esta estructura departamental, facilitando la implementación de modelos de planificación urbana y rural no comprometidos con las realidades sociales y ambientales. Del modelo de planificación sensible al agua y del principio de comunidades sensibles al agua, se deduce la necesidad de la formación de capital sociopolítico en un marco de planificación participativa e institucionalmente integrada con actores vinculados al territorio con poder de decisión. Basándonos en el concepto de praxis territorial en el que el compromiso social se entiende como una expresión transformadora de la territorialidad, reconocemos a las comunidades de los núcleos rurales de la Serrinha do Paranoá-DF como un cuerpo sociopolítico comprometido en la defensa del agua a través de la descripción analítica de su historia de compromiso social en cuatro fases. Este estudio mostró que esta comunidad ha demostrado compromiso para asumir las funciones de un comité de subcuenca a través de sus acciones basadas en reivindicaciones socioambientales y políticas.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9203-8353pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6624-4628pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6839-098Xpt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Projeto, Expressão e Representação (FAU PRO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
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