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dc.contributor.advisorPrando, Camila Cardoso de Mellopt_BR
dc.contributor.authorCavalcante, Jordhanna Neris Sampaiopt_BR
dc.date.accessioned2024-01-16T21:15:25Z-
dc.date.available2024-01-16T21:15:25Z-
dc.date.issued2024-01-16-
dc.date.submitted2023-03-27-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Jordhanna Neris Sampaio. Dos batuques às pick-ups: tradições, comunidades e contingência discursiva dos Racionais MC’s. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47300-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho se debruça sobre a produção do grupo de rap paulistano, Racionais MC’s. Defendemos que os suportes estético-políticos presentes em sua obra são tributários das tradições musicais e das comunidades que formam o país e os próprios artistas. Para isso, observamos suas produções a partir de dois lugares, principalmente: o de denúncia do racismo, que anuncia a pobreza e a criminalização como produtos da subalternidade racial insistentes na democracia; e o lugar da morte e do morto. Nesse quadro, argumentamos que os insumos manejados pelos artistas em sua produção discursiva, que os realizaram como fenômeno da cultura popular, estão diretamente ligados às tradições e comunidades que os atravessam, como o candomblé e o movimento de mulheres negras. Desse fato, observamos as contradições, autonomias e escolhas feitas por eles, principalmente nos discursos subalternos referentes às mulheres que, como situamos, fundamentam sua narrativa e, ao mesmo tempo, desestabilizam a radicalidade que os adjetiva.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDos batuques às pick-ups : tradições, comunidades e contingência discursiva dos Racionais MC’spt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordRap (música)pt_BR
dc.subject.keywordDemocracia - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordCultura popular - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordRacismopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This work focuses on the production of the rap group from São Paulo, Racionais MC's. We argue that the aesthetic-political supports present in his work are tributaries of the musical traditions and communities that form the country and the artists themselves. For this, we observe their productions from two places, mainly: the denunciation of racism, which announces poverty and criminalization as products of racial subalternity insistent in democracy; and the place of death and the dead. In this framework, we argue that the inputs handled by the artists in their discursive production, which made them a phenomenon of popular culture, are directly linked to the traditions and communities that permeate them, such as candomblé and the black women's movement. From this fact, we observe the contradictions, autonomies and choices made by them, mainly in the subaltern discourses referring to the women that, as we situate, base their narrative and, at the same time, destabilize the radicality that characterizes them.en
dc.description.unidadeFaculdade de Direito (FD)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Direitopt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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