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ARTIGO_ExperienciaFamiliaConvivio.pdf508,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorRodrigues, Nayara dos Santos-
dc.contributor.authorMartins, Gisele-
dc.contributor.authorSilveira, Aline Oliveira-
dc.date.accessioned2024-01-16T12:34:57Z-
dc.date.available2024-01-16T12:34:57Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Nayara dos Santos; MARTINS, Gisela; SILVEIRA, Aline Oliveira. Experiência da família no convívio com a disfunção vesical e intestinal de crianças e adolescentes. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, Supl. 4, e20190805, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0805. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/VZNTqBBJgSPbdv6Q8MLtwkF/?lang=pt. Acesso em: 16 jan. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47278-
dc.description.abstractObjetivo: compreender a experiência da família no convívio com a disfunção vesical e intestinal de crianças e adolescentes. Métodos: pesquisa qualitativa fenomenológica interpretativa, realizada por meio de entrevista aberta em profundidade com pais de crianças e adolescentes vinculadas ao ambulatório de Prática Avançada de Enfermagem em uropediatria. Resultados: emergiram as seguintes categorias representativas das experiências das famílias: Conhecimentos e aprendizados: construindo o saber familiar; Convivendo com a disfunção vesical e intestinal da criança: representações simbólicas; Manejo e adaptação à disfunção vesical e intestinal da criança: reorganizando a vida familiar. Considerações finais: a experiência da família relaciona-se a significados positivos e negativos, à presença ou ausência de vivências prévias, lacunas de informações, ao processo de aprendizagem e acesso ao acompanhamento profissional especializado. Destaca-se a importância do acompanhamento pelo enfermeiro no contexto do cuidado em uropediatria para a aprendizagem e consolidação do conhecimento específico sobre a disfunção vesical e intestinalpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Enfermagempt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleExperiência da família no convívio com a disfunção vesical e intestinal de crianças e adolescentespt_BR
dc.title.alternativeFamily experience of living with children and adolescents with bladder and bowel dysfunctionpt_BR
dc.title.alternativeExperiencia de la familia en conversación con disfunción vesical e intestinal en niños y adolescentespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordFamíliapt_BR
dc.subject.keywordCrianças e adolescentespt_BR
dc.subject.keywordEnfermagem pediátricapt_BR
dc.rights.license(CC BY)pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0805pt_BR
dc.description.abstract1Objective: to understand the experience of families of living with children and adolescents with bladder and bowel dysfunction. Methods: a qualitative phenomenological interpretive research carried out through an in-depth open interview with parents of children and adolescents linked to Advanced Practice Nursing clinic in pediatric urology. Results: the following representative categories of the families’ experiences emerged: Knowledge and learning: building family knowledge; Living with the children’s BBD: symbolic representations; Management and adaptation to the children’s BBD: reorganizing family life. Final considerations: the experience of families related to positive and negative meanings, presence or absence of previous experiences, information gaps, learning process and access to specialized professional follow-up. Follow-up by nurses is important in pediatric urology care for the learning and consolidation of specific knowledge about bladder and bowel dysfunction.pt_BR
dc.description.abstract2Objetivo: comprender la experiencia familiar de vivir con disfunción vesical e intestinal en niños y adolescentes. Métodos: investigación fenomenológica interpretativa cualitativa, realizada a través de una entrevista abierta en profundidad con padres de niños y adolescentes vinculados a la clínica ambulatoria de práctica avanzada de enfermería en uropediatría. Resultados: surgieron las siguientes categorías representativas de las experiencias de las familias: Conocimiento y aprendizaje: construcción del conocimiento familiar; Vivir con la vejiga y la disfunción intestinal del niño: representaciones simbólicas; Manejo y adaptación a la vejiga y disfunción intestinal del niño: reorganizando la vida familiar. Consideraciones finales: la experiencia de la familia está relacionada con significados positivos y negativos, la presencia o ausencia de experiencias previas, lagunas de información, el proceso de aprendizaje y el acceso a monitoreo profesional especializado. Se destaca la importancia del monitoreo por parte de las enfermeras en el contexto de la atención uropediatrica para el aprendizaje y la consolidación del conocimiento específico sobre la disfunción intestinal y vesical.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4797-0832pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4656-6195pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4470-7529pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagempt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências da Saúde (FS)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Enfermagem (FS ENF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempt_BR
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