Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pinho, Diana Lúcia Moura | - |
dc.contributor.author | Silva, Leandra da | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-12T15:58:19Z | - |
dc.date.available | 2024-01-12T15:58:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-12 | - |
dc.date.submitted | 2019-03-11 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Leandra da. Simulação realística: desenvolvimento de competências e habilidades em situação de desconforto respiratório. 2019. 87 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologias em Saúde) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47250 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: Verificar a eficácia da simulação no processo de ensino e aprendizagem com
estudantes de cursos na área de saúde assume grande relevância no processo de formação,
frente às exigências atuais da área da saúde. Objetivos: Avaliar a influência da estratégia de
simulação no ganho de conhecimento para o desenvolvimento relativo à competência em
cenário de dispneia entre estudantes de enfermagem. Método: Trata-se de um estudo quasiexperimental
de grupo controle não equivalente (pré-teste e pós-testes), com abordagem mista
do tipo exploratório e descritivo, amostra de conveniência constituída por estudantes do Curso
de Graduação em Enfermagem, segundo e quarto semestre, 2018, divididos em dois grupos,
controle/ GC (n=21) e grupo intervenção/ GI (n=18). O estudo foi realizado em cinco etapas,
o cenário clínico foi sobre dispneia e oxigenoterapia, e os participantes responderam
instrumentos de Avaliação do conhecimento e as escalas de Satisfação dos estudantes e
autoconfiança na aprendizagem; de Design de Simulação e de Experiência com Debriefing.
Os dados no programa estatístico SPSS, versão 22, com a análise descritiva e inferencial
onde o p < 0,05, com medidas resumo e de dispersão. Resultados: Quanto ao desempenho
dos grupos GC e GI, ambos obtiveram o mesmo desempenho mediano no pré-teste (82,40%;
p = 0,512). No pós-teste o ganho de conhecimento revelou-se superior no GI, de 82,40% para
94,10% (p = 0,01). O resultado da Escala de Satisfação dos Estudantes e Autoconfiança na
Aprendizagem observou-se diferença estatística para o domínio Satisfação com a
aprendizagem atual, sobretudo para o GI, cujo aumento mediano foi de 3,00 (antes da
intervenção) para 4,20 (depois da intervenção), já para o GC de 3,00 para 3,40. O GI
respondeu à escala de Design de Simulação, a qual mostrou medianas que variaram entre 2,0
e 5,0 pontos. No contexto de análises global dos fatores da Escala de Experiência com
Debriefing as medianas foram superiores a 4,0, o que demostra o bom desempenho para a
agregação do conhecimento com essa experiência. Conclusão: A simulação realística nesse
estudo possibilitou identificar o conhecimento dos estudantes de enfermagem, apresentando
evidências de que o efeito da simulação é positivo aos estudantes, considerando que na
experiência de simulação este tem a oportunidade de refletir na ação e sobre ação de cuidados
ao paciente. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Simulação realística : desenvolvimento de competências e habilidades em situação de desconforto respiratório | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Enfermagem - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Enfermagem - formação profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Debriefing | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino na saúde | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Introduction: Verifying the effectiveness of the simulation in the teaching process and
learning with students of courses in the field of health assumes great relevance in the training
process, in view of the current demands of the health area. Objectives: To evaluate the
influence of the simulation strategy on the gain of knowledge for development related to
competence in the scenario of dyspnea among nursing students. Method: This is a quasiexperimental
study of the nonequivalent control group (pre-Test and post-tests), with a mixed
approach of the exploratory and descriptive type, a convenience sample consisting of students
of the Undergraduate Nursing Course, Second and fourth semester, 2018, divided into two
groups, control/GC (n = 21) and Intervention/GI Group (n = 18). The study was carried out in
five stages, the clinical scenario was about dyspnea and oxygen therapy, and the participants
responded to knowledge Assessment instruments and the student Satisfaction scales and selfconfidence
in learning. Results: Regarding the performance of the CG and GI groups, both
had the same median performance in the pretest (82.40%, p = 0.512). In the post-test the
knowledge gain was superior in GI, from 82.40% to 94.10% (p = 0.01). The results of the
Student Satisfaction Scale and Self-Confidence in Learning showed statistical difference for
the domain Satisfaction with current learning, especially for the IG, whose median increase
was 3.00 (before the intervention) to 4.20 (after of the intervention), for the CG from 3.00 to
3.40. The IG responded to the Simulation Design scale, which showed medians that ranged
from 2.0 to 5.0 points. In the context of global analysis of the factors of the Debriefing
Experience Scale, the medians were higher than 4.0, which demonstrate the good performance
for the aggregation of knowledge with this experience. Conclusion: The realistic simulation
in this study made it possible to identify the knowledge of nursing students, presenting
evidence that the simulation effect is positive for students, considering that in the simulation
experience this has the opportunity to reflect on the action and about patient care action | pt_BR |
dc.contributor.email | ledrasle@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Ceilândia (FCE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Ceilândia (FCE) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde | - |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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