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Título: Um certo pé de laranja lima que fala por todo o canto : efeitos de dialogismo em textos dissertativo-argumentativos sob a perspectiva dos estudantes
Autor(es): Furriel, Weruska Karrize Soares Coutinho
Orientador(es): Ribeiro, Ormezinda Maria
Assunto: Escrita - ensino
Estudantes - ensino médio
Produção textual
Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
Data de publicação: 12-Jan-2024
Referência: FURRIEL, Weruska Karrize Soares Coutinho. Um certo pé de laranja lima que fala por todo o canto: efeitos de dialogismo em textos dissertativo-argumentativos sob a perspectiva dos estudantes. 2023. 185 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: “Não está me ouvindo? Árvore fala por todo canto. Pelas folhas, pelos galhos, pelas raízes. Quer ver? Concordando com as palavras enunciadas por Minguinho, o jovem pé de laranja lima tagarela da obra “O Meu de Laranja Lima. Apresentamos a síntese desta pesquisa: o ensino da produção de textos no Ensino Médio sob a perspectiva dialógica de linguagem de Bakhtin. O uso competente do texto escrito tornou-se condição indispensável para a plena participação do jovem cidadão no mundo contemporâneo. No Brasil, a produção de textos dissertativo-argumentativos tem comumente sido usada como requisito para o ingresso dos jovens tanto no nível superior quanto no mercado de trabalho. Nesse cenário, destacamos o baixo desempenho dos jovens concluintes da educação básica na redação do Exame Nacional do Ensino Médio. O quadro revela a necessidade de repensarmos as práticas de ensino e aprendizagem de escrita nas escolas. Esta é uma investigação de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, fundamentada na abordagem dialógica de linguagem de Bakhtin. O estudo tem como objetivo geral investigar os efeitos de dialogismo na produção de textos dissertativo-argumentativa de estudantes de Ensino Médio, sob a perspectiva dos próprios discentes. Para a geração de informações, foram desenvolvidas oficinas de produção de texto dissertativo-argumentativos com 19 estudantes da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública do Guará, região administrativa do Distrito Federal. As informações colhidas nos revelaram que o ensino da produção de texto é muito mais do que a repetição de um modelo preestabelecido ou o mero cumprimento de uma tarefa escolar. Escrever é enunciar, é expressar-se com e para o outro, formando um processo ininterrupto de comunicação discursiva. A visão de linguagem como produto sócio-histórico nos traz a necessidade de desenvolvimento de ações pedagógicas que concebam a escrita como um processo interativo, no qual o sujeito, ao produzir um enunciado, faz uso de uma linguagem social, dialogicamente constituída nas relações que estabelece com o outro.
Abstract: “Can't you hear me? Trees talk with everything. With their leaves, their branches, their roots. Want to see? Agreeing to Minguinho’s words, the chatty Sweet Orange Tree from the romance “My Sweet Orange Tree”, we present the aim of this work: the teaching of text production in secondary schools from Bakhtin's dialogical perspective of language. The effective use of writing skills has become an important condition for young people’s participation in the contemporary world. In Brazilian secondary education, it is common to observe in a huge emphasis in the vestibular exams, since they are a manner to access great universities around the country. Consequently, the practice of textual production, mainly the argumentative genre, gains prominence within schools. Besides, writing is an essential skill in the workplace. Focusing on the text productions requested in ENEM (National Secondary Education Exam), we see the low scores of Brazilian students in the exam. It shows us the necessity of developing student’s writing skills in the classroom. To collect the data, we designed a text production course anchored in Bakhtinian dialogism. The course was developed with a group of 19 high school students who attended regular high school class of the Federal District Secretary of Education. The data was analyzed through qualitative content analysis The results showed that written communication is a dialogical activity. In Bakhtin’s view “within the arena of almost every utterance an intensive interaction and struggle between one´s own and other’s word is being waged, a process in which they oppose and dialogical interanimate each other.” (BAKHTIN, 1981, 354-355). From this point of view, language is something more than an arrangement of language structure. It is connected to society and history. It shows us the importance of promoting text production dynamics based on dialogism.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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