Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Amaral, Diana Stefanny Santos | - |
dc.contributor.author | Rotta, Jeane Cristina Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-09T11:40:37Z | - |
dc.date.available | 2024-01-09T11:40:37Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-23 | - |
dc.identifier.citation | AMARAL, Diana Stefanny Santos; ROTTA, Jeane Cristina Gomes. Mulheres cientistas e o ensino de ciências naturais: um panorama das publicações do ENEQ e ENPEC. Revista Insignare Scientia, v. 5, n. 2, p. 167-182, maio/ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n2.12996. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12996. Acesso em: 09 jan. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47170 | - |
dc.description.abstract | A participação feminina nas Ciências e nas carreiras científicas tem sido tema
de pesquisas na área de Ensino de Ciências. Portanto, este trabalho tem como objetivo
compreender como a temática, mulheres nas Ciências Naturais, tem sido abordada nos
trabalhos publicados no Encontro Nacional de Ensino de Química e no Encontro Nacional
de Pesquisa em Educação em Ciências. A pesquisa bibliográfica foi de cunho qualitativo
e foram selecionados trinta e quatro trabalhos. Esses foram analisados com base na
Análise de Conteúdo e foram elencadas quatro categorias: Pesquisas teóricas; Visão
docente e discente sobre as mulheres nas Ciências; Mulheres e Ciências e Atividades e
ações que (in)visibilizam a mulher nas Ciências. Os resultados demonstraram que o
número de trabalhos nessa temática aumentou ao longo das edições de cada evento,
evidenciando a sua importância e ressaltando que ela tem sido pesquisada em diferentes
vertentes. Os trabalhos também evidenciaram que essa temática precisa ser discutida no
âmbito escolar e na formação de professores, visando desconstruir visões preconceituosas
que historicamente determinaram o papel na sociedade de homens e mulheres e promover
uma maior equidade social. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Mulheres cientistas e o ensino de ciências naturais : um panorama das publicações do ENEQ e ENPEC | pt_BR |
dc.title.alternative | Women scientists and the teaching of natural sciences : an overview of ENEQ and ENPEC publications | pt_BR |
dc.title.alternative | Las mujeres científicas y la enseñanza de las ciencias naturales : un panorama de las publicaciones de la ENEQ y la ENPEC | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres na ciência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gênero | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências - estudo e ensino | pt_BR |
dc.rights.license | Copyright (c) 2022 Diana Stefanny Santos Amaral, Jeane Cristina Gomes Rotta (CC BY) This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12996. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n2.12996 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Female participation in Science and in scientific careers has been the subject
of research in Science Teaching. Therefore, the aim of this work was to understand how
the subject addressing women in Natural Science has been approached in the works
published at the Brazilian Meeting for Chemistry Education and at the Brazilian Meeting
for Research in Science Education. A qualitative bibliographical research was conducted
and thirty-four works selected. These were analyzed based on Content Analysis and four
categories were listed: Theoretical research; Teacher and student view on women in Science; Women and Science; and Activities that make women in Science visible. The
results showed that the number of works on the researched subject increased throughout
the editions of each event, evidencing its importance and emphasizing that it has been
researched in various aspects. The works also showed that the subject addressing women
in Science must be discussed in schools and in teacher formation aiming to deconstruct
prejudiced views that have historically determined the role of men and women in society
and promote greater social equity. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | La participación femenina en la ciencia y en las carreras científicas ha sido
objeto de investigación en el campo de la Enseñanza de las Ciencias. Por tanto, el objetivo
de este trabajo fue comprender cómo se ha abordado la temática de la mujer en la Ciencias
Naturales en los trabajos publicados en el Encuentro Nacional de Educación Química y
en el Encuentro Nacional de Investigación en Educación Científica. La investigación
bibliográfica fue de carácter cualitativo y se seleccionaron treinta y cuatro trabajos. Estos
se analizaron con base en el Análisis de Contenido y se enumeraron cuatro categorías:
Investigación teórica; Opinión de docentes y estudiantes sobre las mujeres en la ciencia;
Mujeres y ciencia y Actividades que visibilicen a las mujeres en la ciencia. Los resultados
mostraron que el número de trabajos investigados sobre esta temática aumentó a lo largo
de las ediciones de cada evento, resaltando su importancia y enfatizando que se ha
investigado de diferentes vertientes. Los trabajos también mostraron que la temática de
la mujer en la ciencia debe ser discutido en el entorno escolar y en la formación del
profesorado, con el objetivo de deconstruir visiones prejuiciosas construidas
históricamente sobre el papel de hombres y mujeres en la sociedad y promover una mayor
equidad social. | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|