http://repositorio.unb.br/handle/10482/47155
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_AndréaMenêzesdaCostaGama.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Olhares de quem tem outras formas de ver : aprendizagem musical na perspectiva de pessoas com deficiência visual |
Autor(es): | Gama, Andréa Menêzes da Costa |
Orientador(es): | Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de |
Coorientador(es): | Zattera, Vilson |
Assunto: | Sala de recursos multifuncionais Ensino remoto Cegueira Baixa visão Aprendizagem musical |
Data de publicação: | 4-Jan-2024 |
Data de defesa: | 19-Jan-2023 |
Referência: | GAMA, Andréa Menêzes da Costa. Olhares de quem tem outras formas de ver: aprendizagem musical na perspectiva de pessoas com deficiência visual. 2023. 130 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Esta pesquisa discute o processo de aprendizagem musical de pessoas com deficiência visual. Tem por objetivo compreender como as pessoas com cegueira adventícia e com baixa visão entendem a sua aprendizagem musical no ensino formal de música. A pesquisa tem como objetivos específicos identificar quais atividades esses estudantes consideram relevantes no seu processo de aprendizagem musical, entender como eles justificam essa relevância e conhecer os desafios que eles observam nesse processo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e empírico, realizada durante o período de isolamento social por causa da pandemia da COVID-19. A pesquisa adota um design metodológico que incluiu quatro aulas de música, observação participante, diário de campo e entrevistas semiestruturadas e de estimulação de memória. Participaram deste estudo quatro pessoas, sendo três com cegueira adventícia e uma com baixa-visão, em situação de ensino remoto, que já tinham sido alunos da Sala de Recursos do Centro de Educação Profissional Escola de Música de Brasília. Os resultados da pesquisa apontam que a aprendizagem musical se efetivou por meio da escuta e do discernimento auditivo, da descrição dos movimentos, gestos e posições para execução de frases e motivos rítmico-melódicos. Os participantes revelam que as atividades que privilegiam o corpo (movimento, tato, audição) são as que mais se aproximam de suas necessidades educativas. Os desafios enfrentados relacionam-se às barreiras atitudinais, às práticas pedagógicas não inclusivas e à ausência de materiais adequados. Os participantes relatam que o seu processo de aprendizagem envolve a construção de imagens mentais, a utilização de movimentos corporais e de gravações, a execução de instrumentos musicais e uma escuta atenta e focada. |
Abstract: | This research discusses the musical learning process for individuals with visual impairment. It aims to understand how individuals with adventitious blindness and low vision grasp their musical learning in formal music teaching. The secondary objectives are to identify which activities these students consider relevant to their musical learning process and to understand how they justify this relevance and the challenges they notice. The research explores a qualitative approach, an exploratory and empirical investigation carried out during the pandemic isolation of Covid-19. It adopts a methodological design that includes four music lessons, participant observation, a field diary, semi-structured interviews, and memory stimulation interviews. Four individuals, who had been students from the resource’s room of Centro de Educação Profissional Escola de Música de Brasília, participated in this study in a remote teaching situation, of which three were adventitious blind and one with low vision. The research results suggest that musical learning became efficient through listening and auditory identification, movement description, gestures, and positions for phrase execution and melodicrhythmical motives. Furthermore, the participants reveal that the practices that privilege the body (movement, touch, hearing) are the ones that most closely approach their educational needs. The challenges are related to attitudinal barriers, lack of inclusive pedagogical practices, and inadequate materials. The participants present that their learning process involves constructing mental images, using body movements and recordings, playing musical instruments, and attentive and focused listening. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) |
Informações adicionais: | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.