Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.advisor | More, Anna Herron | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Cleiry de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-28T19:29:02Z | - |
dc.date.available | 2023-12-28T19:29:02Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-28 | - |
dc.date.submitted | 2019-03-22 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Cleiry de Oliveira. O lugar e a função da escola na estrutura social brasileira representada nas obras: O desertor, O seminarista, São Bernardo e Alegres memórias de um cadáver. 2019. 263 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47142 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesta tese, pelo estudo de quatro obras literárias brasileiras — O Desertor, de Silva
Alvarenga, O Seminarista, de Bernardo Guimarães, São Bernardo, de Graciliano Ramos e Alegres
Memórias de um Cadáver, de Roberto Gomes — eu procuro analisar a representação literária da
escola, enfatizando primariamente (1) o seu significado social ao longo da história, (2) seu papel na
obra como elemento de estrutura e (3) as mediações necessárias para conectar sua representação
literária com as estruturas que a subsumem na vida social real extraliterária. Obras literárias
suplementares foram consideradas, a fim de complementar o panorama da representação da escola no
Brasil. Como resultado, foi identificada a natureza crítica dessa representação em todas as obras
tomadas em conta, assim como a recorrência de certas questões, e sua relevância para o debate sobre
Educação, mesmo nos tempos atuais. Algumas dessas questões foram a violência e o caráter opressivo
do ambiente escolar, a intervenção de interesses espúrios em matérias educacionais, a competição
entre diferentes concepções pedagógicas e a subordinação da Educação à Economia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O lugar e a função da escola na estrutura social brasileira representada nas obras : O desertor, O seminarista, São Bernardo e Alegres memórias de um cadáver | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura brasileira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instituições educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In this dissertation, through the study of four Brazilian literary works — O Desertor, by
Silva Alvarenga, O Seminarista, by Bernardo Guimarães, São Bernardo, by Graciliano Ramos and
Alegres Memórias de um Cadáver, by Roberto Gomes — I seek to analyze the literary representation
of the school, emphasizing primarily (1) the social meaning/significance of the school throughout
history, (2) its role as a structural element within the literary work and (3) the necessary mediations
to connect its literary representation to the structures that subsume it in actual extra-literary social
life. Supplementary literary works were also considered, in order to complement the outlook of the
literary representation of the school in Brazil. As a result, the critical nature of such representation in
all the works taken into account was identified, as well as the recurrence of certain issues, and their
relevance to the debate on Education, even in the present times. Some of these issues were the
violence and oppressive character of the school’s environment, the intervention of spurious agendas
in educational matters, the competition of different pedagogical conceptions and the subordination of
Education to Economy. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|