Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cruz, Fernanda Natasha Bravo | pt_BR |
dc.contributor.author | Miranda, Silvana Stadniki Morato | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-28T18:59:24Z | - |
dc.date.available | 2023-12-28T18:59:24Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-28 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-19 | - |
dc.identifier.citation | MIRANDA, Silvana Stadniki Morato. As ouvidorias estudantis enquanto interfaces da ação pública. 2023. 181, 25 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47141 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | As ouvidorias estudantis são práticas pedagógicas recentes implementadas em alguns estados
e municípios brasileiros. Esta pesquisa, exploratória e de caráter qualitativo, analisou dois
projetos de ouvidoria estudantil em execução nos municípios de Santos/SP e de Manaus/AM,
denominados, respectivamente, Aluno Ouvidor e Ouvidoria Estudantil, estabelecidos no
interior de grêmios estudantis. O estudo foi iniciado a partir da realização do levantamento
dos trabalhos científicos publicados entre 2012 e 2021 sobre ouvidorias públicas no Brasil,
cujo resultado não identificou nenhum estudo prévio sobre ouvidorias estudantis. Com base
no conceito de interface socioestatal e, especialmente, na sociologia política da ação pública,
foi traçado, como objetivo geral, compreender as dinâmicas constantes nos projetos das
ouvidorias estudantis selecionadas, sob a perspectiva das interações estabelecidas entre atores
e setores, bem como de suas representações, das instituições estabelecidas e instrumentos
selecionados e dos resultados alcançados, além dos processos intersetoriais envolvidos, dentro
de um determinado território. Este estudo de dois casos resultou no exame de iniciativas
inovadoras de caráter deliberativo e participativo e permitiu conceber a ouvidoria estudantil
como um instrumento de ação pública. Ainda, devido às dinâmicas democráticas observadas
dentro do ambiente escolar, foi proposto o conceito de interface da ação pública. Por fim,
evidenciou-se que a prática pedagógica tem potencial para servir como um instrumento
efetivo para o fortalecimento da gestão democrática escolar, podendo ser viabilizado em
outras cidades do Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | As ouvidorias estudantis enquanto interfaces da ação pública | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sociologia da ação pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ouvidoria estudantil | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Student ombudsmen are recent pedagogical practices implemented in some Brazilian states
and municipalities. This exploratory and qualitative research analyzed two student
ombudsman projects running in the municipalities of Santos/SP and Manaus/AM, called,
respectively, Aluno Ouvidor and Ouvidoria Estudantil, established within student unions. The
study was initiated from the survey of scientific works published between 2012 and 2021 on
public ombudsmen in Brazil, whose result did not identify any previous study on student
ombudsmen. Based on the concept of socio-state interface and, especially, on the political
sociology of public action, the general objective was to understand the constant dynamics in
the selected student ombudsman projects, from the perspective of the interactions established
between actors and sectors, as well as their representations, established institutions and
selected instruments and the results achieved, in addition to the intersectoral processes
involved, within a given territory. This study of two cases resulted in the examination of
innovative initiatives of a deliberative and participatory character and allowed to conceive the
student ombudsman as an instrument of public action. Still, due to the democratic dynamics
observed within the school environment, the concept of public action interface was proposed.
Finally, it was evidenced that the pedagogical practice has the potential to serve as an
effective instrument for the strengthening of democratic school management and can be
implemented in other cities in Brazil. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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