http://repositorio.unb.br/handle/10482/47135
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
PriscillaNascimentoDias_DISSERT.pdf | 2,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Leitura compartilhada e o uso da materialidade como estratégias para o desenvolvimento das funções executivas em crianças 1-2 anos na educação infantil |
Autor(es): | Dias, Priscilla Nascimento |
Orientador(es): | Rengifo-Herrera, Francisco José |
Assunto: | Desenvolvimento infantil Leitura compartilhada Desenvolvimento cognitivo Educação infantil |
Data de publicação: | 28-Dez-2023 |
Data de defesa: | 28-Ago-2023 |
Referência: | DIAS, Priscilla Nascimento. Leitura compartilhada e o uso da materialidade como estratégias para o desenvolvimento das funções executivas em crianças 1-2 anos na educação infantil. 2023. 95 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | A leitura compartilhada permite processos de desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem em contexto escolar, dessa forma, pretendeu-se observar como esta prática pode ser utilizada como ferramenta lúdica no desenvolvimento das funções executivas apoiando-se na materialidade e na teoria da pragmática do objeto. Portanto, a pesquisa realizou-se em um Centro de Educação da Primeira Infância do Distrito Federal, em turma de maternal II composta por bebês com idade de 1-2 anos. Para a coleta dos dados foi utilizado a observação videogravada e posteriormente revisão das gravações através da análise microgenética com o auxílio do software ELAN. A fim de analisar como se dá o processo de desenvolvimento das funções executivas nas relações triádicas professora-livro-bebê através de momentos de leitura compartilhada. |
Abstract: | Shared reading fosters cognitive development and learning processes within an educational setting. Thus, the objective was to investigate how this approach can serve as an interesting tool to enhance executive functions, utilizing materiality and object pragmatics theory. This research conducted in Federal District Early Childhood Education Center, involving a kindergarten class aged 1-2 years. Data collection count on video-recorded observations, followed by a microgenetic analysis of the footage with ELAN software. Has the goal in comprehending how the development of executive functions unfolds in the dynamic teacher-book-baby interactions during shared reading moment. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.