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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Rodrigo Diego dept_BR
dc.contributor.authorSousa, Ozana Pereira dept_BR
dc.date.accessioned2023-12-28T18:25:37Z-
dc.date.available2023-12-28T18:25:37Z-
dc.date.issued2023-12-28-
dc.date.submitted2023-03-07-
dc.identifier.citationSOUSA, Ozana Pereira de. Qualificação profissional e mundo do trabalho: o Instituto Federal Goiano - Campus Posse na perspectiva dos egressos. 2023. 98 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47131-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractAo longo da história da humanidade, o trabalho tem sido uma atividade fundamental na busca do ser humano pela sobrevivência, pela conquista da dignidade e do bem-estar. O contexto atual apresenta inúmeros desafios advindos das constantes mudanças no Mundo do Trabalho. Diante disto, os Institutos Federais, ao mesmo tempo em que oferecem ensino profissional, têm o desafio de fornecer uma educação para além dos ditames da mera reprodução do capital. Neste sentido, a presente dissertação se dispôs a avaliar, a partir da perspectiva dos egressos, a função social do Instituto Federal Goiano - Campus Posse na qualificação profissional para a inserção dos sujeitos no mundo do trabalho. Esta pesquisa teve caráter quali-quantitativo e consistiu na análise documental da legislação que rege a educação profissional, de documentos oficiais produzidos pelo MEC e do Plano de Desenvolvimento Institucional do IF Goiano. O arcabouço teórico baseou-se nos autores: Antunes (2008, 2014 e 2018), Ciavatta e Frigotto (2012), Frigotto (2012), Harvey (2016), Kuenzer (2002, 2011), Laval (2019), Pacheco (2011), Saviani (2007) e Souza (2019), dentre outros. A hipótese levantada foi que o IF Goiano-Campus Posse tem ofertado cursos de qualificação profissional com impacto direto sobre a empregabilidade do egresso, de forma a cumprir com uma de suas importantes funções sociais no campo da educação. Os sujeitos da pesquisa foram os egressos dos cursos: Técnico em Administração, Técnico em Agropecuária, Técnico em Informática e egressos do curso técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, concluintes no período de 2015 a 2020/21. Para isto, foi elaborado e aplicado de forma on-line o “Formulário para coleta de dados e acompanhamento de egressos do Instituto Federal Goiano - Campus Posse”. Este instrumento constituiu o produto técnico-educacional desta pesquisa. Com base nos dados obtidos constatou-se a visão positiva dos egressos em relação à contribuição da instituição para a formação crítica e cidadã e para a inserção no mundo do trabalho. Como limitação, destacouse a dificuldade em obter um maior quantitativo de respondentes. Para saná-la, sugeriu-se uma constante atualização de dados dos egressos e estudos futuros envolvendo a temática.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleQualificação profissional e mundo do trabalho : o Instituto Federal Goiano - Campus Posse na perspectiva dos egressospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiáspt_BR
dc.subject.keywordEgressospt_BR
dc.subject.keywordCapacitação profissionalpt_BR
dc.subject.keywordEducação profissionalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Throughout the history of humanity, work has been a fundamental activity in the search of the human being for survival, for the conquest of dignity and well-being. The current context presents numerous challenges arising from the constant changes in the World of Work. Given this, the Instituto Federal, while offering vocational education, have the challenge of providing an education beyond the dictates of the mere reproduction of capital. In this sense, the present dissertation was set out to evaluate, from the perspective of the graduates, the social function of the Instituto Federal Goiano - Campus Posse in the professional qualification for the insertion of the subjects in the world of work. This research had a qualitative-quantitative character and consisted of the documentary analysis of the legislation that governs professional education, official documents produced by MEC and the Institutional Development Plan of IF Goiano. The theoretical framework was based on the authors: Antunes (2008, 2014 and 2018), Ciavatta and Frigotto (2012), Frigotto (2012), Harvey (2016), Kuenzer (2002, 2011), Laval (2019), Pacheco (2011), Saviani (2007) and Souza (2019), among others. The hypothesis raised was that the IF Goiano-Campus Posse has offered professional qualification courses with a direct impact on the employability of the graduate, to fulfill one of its important social functions in the field of education. The research subjects were the graduates of the courses: Technician in Administration, Technician in Agriculture, Technician in Informatics, and graduates of the technical course in Agriculture Integrated to High School, graduating in the period from 2015 to 2020/21. For this, the "Form for data collection and follow-up of graduates of the Federal Institute of Goiano - Campus Posse" was elaborated and applied online. This instrument constituted the technical-educational product of this research. Based on the data obtained, it was found the positive view of the graduates in relation to the institution's contribution to critical and citizen education and to their insertion in the world of work. As a limitation, the difficulty in obtaining a greater number of respondents was highlighted. To remedy it, it was suggested a constant updating of data of the graduates and future studies involving the theme.en
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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