Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Francisco Thiago | pt_BR |
dc.contributor.author | Mendes, Marta Vieira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-28T18:25:37Z | - |
dc.date.available | 2023-12-28T18:25:37Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-28 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-11 | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Marta Vieira. O novo ensino médio em uma escola pública no Distrito Federal: política educacional, organização curricular e trabalho pedagógico (2021-2022). 2023. 151 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47129 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo compreender de que maneira o Novo Ensino Médio está sendo
implementado em uma escola pública de ensino do Distrito Federal (DF). Baseados em nossa
experiência como estudante e docente de escola pública no DF e nas leituras acadêmicas
realizadas, percebemos que as políticas públicas educacionais desenvolvidas afetam
diretamente a organização do trabalho pedagógico (LIBÂNEO, 2016; SAVIANI, 2015, 2021).
Entendemos também que o campo dos estudos curriculares é permeado, historicamente, desde
a sua gênese, por disputas políticas (APPLE, 2003; SACRISTÁN, 2000; SILVA, 2021FT).
Algo semelhante tem ocorrido nos últimos anos, quando nos referimos à Lei n. 13.415/2017 e
à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Suspeitamos, como forma de pressuposto
principal de investigação, que a referida legislação se constitui, na verdade, de um instrumento
de ação pública que provoca mudanças drásticas nesta etapa da educação. Desse modo, nossa
principal indagação é: Como o Novo Ensino Médio (NEM) está sendo implementado em uma
escola pública do Distrito Federal? Por meio do estado da arte (SILVA; BORGES, 2018),
desenvolvemos um mapeamento sobre o que foi pesquisado na área no período de 2016 a 2022.
Utilizamos uma pesquisa exploratória descritiva de abordagem qualitativa, análise documental
(CELLARD, 2008) e estudo de caso único (YIN, 2001) sob a perspectiva do Materialismo
Histórico-dialético (MHD) (FRIGOTTO, 1991; TRIVINÕS, 2011) e da Pedagogia HistóricoCrítica (PHC) (SAVIANI, 2021). Construímos os dados por meio de observação das
coordenações, de entrevistas semiestruturadas e de questionários elaborados no Google forms,
os quais foram tratados por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). A pesquisa foi
orientada a partir dos seguintes eixos teóricos: 1. Política Pública Educacional; 2. Novo Ensino
Médio; 3. Organização Curricular e Trabalho Pedagógico. Como produto técnico, apresentamos
um curso de aperfeiçoamento que tem como objetivo promover a criação de estratégias que
favoreçam o entendimento sobre a legislação curricular e a construção de um Projeto Político
Pedagógico que atenda a especificidade de cada escola conforme a Pedagogia Histórico-Crítica,
possuindo carga horária mínima de mais de 180 horas até o máximo de 360 horas.
Antecipadamente, o campo investigativo nos mostrou que o currículo prescrito local está em
descompasso com o documento nacional. Este último, sustentado por ideários das tendências
liberais ou hegemônicas de educação, direcionando o ensino para a aprendizagem de
competências e habilidades sem aprofundamento teórico dos conhecimentos produzidos pela
humanidade. Em contrapartida, o currículo proposto pela rede de ensino do DF apresenta uma
concepção de educação voltada para as tendências mais progressistas ou contra hegemônicas. O resultado é uma implementação contraditória no espaço local: a organização e o planejamento
no processo de implementação do NEM não considerou as peculiaridades da comunidade
escolar, tão pouco ofereceu condições estruturais para que ocorresse de forma satisfatória,
evidenciando o processo de precarização do trabalho docente e a ineficiência na formação
docente. Além disso, foi possível perceber a desarticulação das instituições no processo de
formulação e implementação da política pesquisada. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O Novo Ensino Médio em uma escola pública no Distrito Federal : política educacional, organização curricular e trabalho pedagógico (2021-2022) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Novo Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política educacional - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículo educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho pedagógico | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aimed to understand how the New High School is being implemented in a public
school in the Federal District (FD). Based on our experience as a student and teacher at a public
school in the FD and on the academic readings carried out, we realize that the developed
educational public policies affect directly the organization of pedagogical work (LIBÂNEO,
2016; SAVIANI, 2015, 2021). We also understand that the field of curriculum studies is
permeated, historically, since its genesis, by political disputes (APPLE, 2003; SACRISTÁN,
2000; SILVA, 2021). Something similar has occurred in recent years, when referring to Law
n. 13,415/2017 and the National Common Curriculum Base (NCCB). We suspect, as a form
of main assumption of investigation, that the referred legislation constitutes, in fact, an
instrument of public action that provokes drastic changes in this stage of education. Thus, our
main question is: How is the New High School (NHS) being implemented in public schools in
the Federal District? Through the state of the art (SILVA; BORGES, 2018), we developed a
mapping of what was researched in the area in the period from 2016 to 2022. We used an
exploratory research with a qualitative approach, document analysis (CELLARD, 2008) and a
single case study (YIN, 2001) from the perspective of Dialectical Historical Materialism
(DHM) (FRIGOTTO, 1991; TRIVINÕS, 2011) and Historical-Critical Pedagogy (HCP)
(SAVIANI, 2021). We built the data through observation of the coordinators, semi-structured
interviews and questionnaires prepared in Google forms, which were treated through content
analysis (BARDIN, 1977). The research was guided from the following theoretical axes: 1.
Educational Public Policy; 2. New High School; 3. Curriculum Organization and Pedagogical
Work. As a technical product, we present an improvement course that aims to promote the
creation of strategies that favor the understanding of the curricular legislation and the
construction of a Pedagogical Political Project that meets the specificity of each school
according to the Historical-Critical Pedagogy, having a minimum workload of more than 180
hours to a maximum of 360 hours. In advance, the investigative field showed us that the local
prescribed curriculum is out of step with the national document. The latter, supported by ideas
of liberal or hegemonic trends in education, directing teaching towards the learning of skills
and abilities without theoretical deepening of the knowledge produced by humanity. On the
other hand, the curriculum proposed by the FD teaching network presents a conception of
education aimed at the most progressive or counter-hegemonic trends. The result is a
contradictory implementation in the local space: the organization and planning in the NHS
implementation process did not consider the peculiarities of the school community, nor did it offer structural conditions for it to occur satisfactorily. Evidentiating the process of
precariousness of teaching work and the inefficiency in teacher training. In addition, it was
possible to perceive the disarticulation of institutions in the process of formulating and
implementing the researched policy. | en |
dc.description.abstract2 | Esta investigación tuvo como objetivo comprender cómo se está implementando la Nueva
Educación Secundaria en una escuela pública del Distrito Federal (DF). Basados en nuestra
experiencia como estudiantes y docentes en escuelas públicas del DF, así como en las lecturas
académicas realizadas, hemos observado que las políticas públicas educativas desarrolladas
afectan directamente la organización del trabajo pedagógico (LIBÂNEO, 2016; SAVIANI,
2015, 2021). También entendemos que el campo de los estudios curriculares ha estado
históricamente impregnado de disputas políticas desde sus inicios (APPLE, 2003;
SACRISTÁN, 2000; SILVA, 2021). Algo similar ha ocurrido en los últimos años cuando nos
referimos a la Ley N.° 13.415/2017 y a la Base Nacional Común Curricular (BNCC).
Sospechamos, como supuesto principal de investigación, que dicha legislación se constituye en
realidad como un instrumento de acción pública que provoca cambios drásticos en esta etapa
de la educación. Por lo tanto, nuestra principal pregunta es: ¿Cómo se está implementando la
Nueva Educación Secundaria (NES) en las escuelas públicas del Distrito Federal? A través de
un estado del arte (SILVA; BORGES, 2018), hemos realizado un mapeo de lo investigado en
el área en el período de 2016 a 2022. Utilizamos una investigación exploratoria con enfoque
cualitativo, análisis documental (CELLARD, 2008) y estudio de caso único (YIN, 2001) desde
la perspectiva del Materialismo Histórico Dialéctico (MHD) (FRIGOTTO, 1991; TRIVINÕS,
2011) y la Pedagogía Histórico-Crítica (PHC) (SAVIANI, 2021). Hemos recopilado datos a
través de la observación de las coordinaciones docentes, entrevistas semiestructuradas y
cuestionarios elaborados en Google Forms, que fueron analizados mediante el análisis de
contenido (BARDIN, 1977). La investigación se orientó en base a los siguientes ejes teóricos:
1. Política Pública Educativa; 2. Nueva Educación Secundaria; 3. Organización Curricular y
Trabajo Pedagógico. Como producto técnico, presentamos un curso de perfeccionamiento que
tiene como objetivo promover la creación de estrategias que favorezcan la comprensión de la
legislación curricular y la construcción de un Proyecto Político Pedagógico que atienda a la
especificidad de cada escuela según la Pedagogía Histórico-Crítica, con una carga horaria
mínima de 180 horas hasta un máximo de 360 horas. Previo a esto, la investigación de campo
mostró que el currículo prescrito a nivel local está desalineado con el documento nacional. Este
último, fundamentado en idearios de tendencias liberales o hegemónicas de educación, dirige
la enseñanza hacia el aprendizaje de competencias y habilidades sin un enfoque teórico
profundo de los conocimientos producidos por la humanidad. Por otro lado, el currículo
propuesto por la red educativa del DF presenta una concepción de educación orientada a tendencias más progresistas o contrahegemónicas. El resultado es una implementación
contradictoria en el ámbito local: la organización y planificación del proceso de implementación
de la NES no ha tenido en cuenta las particularidades de la comunidad escolar, ni ha ofrecido
condiciones estructurales para que ocurra de manera satisfactoria. Esto evidencia el proceso de
precarización del trabajo docente y la ineficiencia en la formación docente. Además, se ha
percibido la desarticulación de las instituciones en el proceso de formulación e implementación
de la política investigada. | es |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|