Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Souza, Rodrigo Diego de | pt_BR |
dc.contributor.author | Sena, Lilian Cristina da Ponte e Sousa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-27T19:21:51Z | - |
dc.date.available | 2023-12-27T19:21:51Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-27 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-20 | - |
dc.identifier.citation | SENA, Lilian Cristina da Ponte e Sousa. Por que os educandos não permanecem na Educação de Jovens e Adultos (EJA)? análise das políticas educacionais da EJA no Distrito Federal, Brasil (2013-2021). 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47123 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino da educação básica
caracterizada pela expressiva pluralidade cultural. Os sujeitos da EJA são diversos e carregam
em suas histórias de vida a negação do direito à educação e experiências educacionais
excludentes. Diante desse contexto, essa pesquisa apresenta como tema o desafio de implantar
políticas educacionais para a EJA, considerando a interseccionalidade de vulnerabilidades e a
importância de ações transversais na formulação dessas políticas. Assim, o objetivo geral da
pesquisa é relacionar a implementação de políticas educacionais que favoreçam o acesso e a
permanência dos sujeitos da EJA na escola com a interseccionalidade de vulnerabilidades e a
necessidade de ações transversalizadas, caracterizando as novas matrizes curriculares da EJA
do Distrito Federal como fomento para a formação integral desses sujeitos e para sua inserção
no mundo do trabalho, indo ao encontro dos seus anseios e necessidades. Para tanto, adotou-se
a pesquisa qualitativa como instrumento de análise dos normativos nacionais e distritais e dos
dados públicos referentes ao público atendido pela modalidade. A fundamentação teórica
aborda o contexto da EJA, dos sujeitos da modalidade e dos desafios da implementação de
políticas educacionais afirmativas a partir de Freire (1999, 2021), Arroyo (2010, 2017), Bomfim
(1997), Haddad e Di Pierro (2000), Gadotti (2000), Bresser-Pereira (2010), entre outros. Os
resultados dessa pesquisa revelam a necessidade de o Estado investir na valorização dos
profissionais da educação que atuam com a EJA, bem como em sua formação continuada. Dessa
forma, essa pesquisa apresenta como produto técnico-educacional a proposta de um curso de
formação continuada para os profissionais da educação que atuam com a modalidade EJA no
DF, de modo que possam compreender as multicausalidades que interferem na permanência
escolar e, ainda, a integração curricular da EJA com a Educação Profissional e Tecnológica
como uma política educacional de acesso e de permanência dos educandos na EJA, bem como
os princípios epistemológicos da unicidade teoria-prática, da interdisciplinaridade, da
contextualização e da flexibilização, constantes no Pressupostos Teóricos do Currículo em
Movimento da Educação Básica do Distrito Federal. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Por que os educandos não permanecem na Educação de Jovens e Adultos (EJA)? análise das políticas educacionais da EJA no Distrito Federal, Brasil (2013-2021) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de jovens e adultos - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação continuada | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Youth and Adult Education (EJA) is a basic education teaching modality characterized by
expressive cultural plurality. EJA subjects are diverse and carry in their life stories the denial
of the right to education and exclusionary educational experiences. Given this context, this
research presents as its theme the challenge of implementing educational policies for EJA,
considering the intersectionality of vulnerabilities and the importance of transversal actions in
the formulation of these policies. Therefore, the general objective of the research is to relate the
implementation of educational policies that favor the access and permanence of EJA subjects
in school with the intersectionality of vulnerabilities and the need for transversal actions,
characterizing the new curricular matrices of EJA in the Federal District, such as fostering for
the integral formation of these subjects and for their insertion in the labor world, meeting their
aspirations and needs. For this purpose, qualitative research was adopted as an instrument for
analyzing national and district regulations and public data referring to the public served by the
modality. The theoretical foundation addresses the context of EJA, the subjects of the modality
and the challenges of implementing affirmative educational policies from Freire (1999, 2021),
Arroyo (2010, 2017), Bomfim (1997), Haddad and Di Pierro (2000), Gadotti (2000), BresserPereira (2010), among others. The results of this research reveal the need for the State to invest
in the appreciation of education professionals who work with EJA, as well as in their continuing
education. Thus, this research presents as a technical-educational product the proposal of a
continuing education course for education professionals who work with the EJA modality in
the Federal District, so that they can understand the multicausalities that interfere with school
permanece and, also, the curricular integration of EJA with Professional and Technological
Education as an educational policy of access and permanence of students in EJA, as well as the
epistemological principles of unique theory-practice, interdisciplinarity, contextualization and
flexibility, contained in the Theoretical Assumptions of the Curriculum in Motion of Basic
Education in the Federal District. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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