Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Maia, Hélio José Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Cunha, Kássia Moreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-27T19:21:51Z | - |
dc.date.available | 2023-12-27T19:21:51Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-27 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-28 | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, Kássia Moreira. A relação entre a valência emocional e a aprendizagem: como as emoções podem direcionar os comportamentos em sala de aula?. 2023. 140 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47121 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Partindo de indagações e reflexões a respeito das dificuldades de aprendizagem dos
alunos na disciplina de Física do ensino médio e sua aparente desmotivação, o
presente trabalho buscou estudar primordialmente a respeito das emoções e
valência emocional e suas possíveis relações com o aprendizado; referenciais
teóricos indicam que as emoções e a cognição estão intimamente relacionadas, o
que nos instiga a investigar e analisar as emoções dentro do contexto de sala de
aula, postulando que sendo as emoções tão fortes e influentes no comportamento
humano, esses fenômenos emocionais e a valência emocional, que dá significado e
aponta a relevância de dado evento ou acontecimento, é pertinente estudas esses
fenômenos associados à aprendizagem dos estudantes; com os objetivos de
investigar elementos relacionais entre a valência emocional e a aprendizagem e a
influência das emoções sobre a motivação dos alunos foi desenvolvida uma
entrevista com alunos da terceira série do ensino médio a fim de analisar o
relacionamento dos alunos e alunas com a disciplina de Física; a partir dessa
entrevista foi desenvolvida uma Sequência Didática com aulas pensadas para
possibilitar maior envolvimento dos alunos em sala de aula e despertar maior
interesse e curiosidade; os achados indicaram, nas entrevistas iniciais, que a maioria
dos alunos e alunas possuem alta rejeição pela disciplina de Física, apresentam
desmotivação e desinteresse e alguns dados indicam que esse desinteresse se dá
em consequência de decepções através de baixas notas e dificuldades com os
cálculos, os alunos acabam por abandonar o empenho na disciplina por
possivelmente encararem a disciplina como muito complexa e difícil de ser
compreendida; a complexidade dos cálculos parece repelir a atenção dos alunos e
alunas; os questionários mostraram que aulas com aplicações práticas do mundo
real retém maior atenção por parte dos estudantes e parece despertar maior
engajamento em sala de aula; com relação a motivação, os achados indicam que
apesar dos estudantes perceberem as aulas com aplicações práticas mais
interessantes, parece que esse aspecto ainda não foi suficiente para despertar neles
motivação intrínseca, alguns parecem apresentar motivação extrínseca mas ainda
não o suficiente para desenvolverem maior afetividade pelos conteúdos de Física. O
que nos indica a necessidade de maiores reflexões concernentes a metodologias de
ensino e aprendizagem e suas contribuições para a motivação dos estudantes; esse
trabalho tem o intuito de contribuir com novas investigações e reflexões
concernentes as emoções e a valência emocional dentro de sala de aula, mais
especificamente dentro do ensino de Física; os dados indicam que há ainda um
vasto caminho a ser percorrido nessa área de estudo e que, de fato, como postulado
inicialmente, todo o comportamento, atitudes, posicionamentos e motivação dos
estudantes em sala de aula possuem alta carga emocional; e essa carga emocional
está relacionada à sua aprendizagem, motivação e envolvimento em sala de aula. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A relação entre a valência emocional e a aprendizagem : como as emoções podem direcionar os comportamentos em sala de aula? | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Física - estudo e ensino - ensino médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Emoções e educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Motivação na educação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Starting from questions and reflections about the learning difficulties of students in
the discipline of Physics in high school and their apparent demotivation, this work
sought to study primarily about emotions and emotional valence and their possible
relationships with learning; theoretical references indicate that emotions and
cognition are closely related, which instigates us to investigate and analyze
emotions within the context of the classroom, postulating that since emotions are so
strong and influential in human behavior, these emotional phenomena and the
valence emotional, which gives meaning and points to the relevance of a given
event or event, it is pertinent to study these phenomena associated with student
learning; with the objective of investigating relational elements between emotional
valence and learning and the influence of emotions on students' motivation, an
interview was carried out with students from the third year of high school in order to
analyze the relationship of students with the discipline of Physics ; based on this
interview, a Didactic Sequence was developed with classes designed to enable
greater student involvement in the classroom and awaken greater interest and
curiosity; the findings indicated, in the initial interviews, that the majority of male
and female students have a high degree of rejection of the Physics subject, show
demotivation and desinterest, and some data indicate that this lack of interest
occurs as a result of disappointments due to low grades and difficulties with
calculations, students end up abandoning the commitment to the discipline because
they possibly see the discipline as very complex and difficult to understand; the
complexity of the calculations seems to repel the students' attention; the
questionnaires showed that classes with practical applications in the real world
retain more attention on the part of students and seem to arouse greater
engagement in the classroom; With regard to motivation, the findings indicate that
although students perceive the classes as having more interesting practical
applications, it seems that this aspect has not yet been enough to awaken intrinsic
motivation in them, some seem to have extrinsic motivation, but still not enough to
develop greater affection for others. physics content. Which indicates the need for
further reflection concerning teaching and learning methodologies and their
contributions to student motivation; this work aims to contribute with new
investigations and reflections concerning emotions and emotional valence within
the classroom, more specifically within the teaching of Physics; the data indicate
that there is still a long way to go in this area of study and that, in fact, as initially
postulated, all behavior, attitudes, positions and motivation of students in the
classroom have a high emotional charge; and this emotional charge is related to
their learning, motivation and involvement in the classroom. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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