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GabrielleDragoThorpe_DISSERT.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMaia, Hélio José Santospt_BR
dc.contributor.authorThorpe, Gabrielle Dragopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-27T18:10:29Z-
dc.date.available2023-12-27T18:10:29Z-
dc.date.issued2023-12-27-
dc.date.submitted2023-09-28-
dc.identifier.citationTHORPE, Gabrielle Drago. As práticas pedagógicas desenvolvidas pelos pedagogos em ambientes organizacionais: o caso da Universidade de Brasília. 2023. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47118-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa situa-se no contexto de transformações sociais, econômicas e políticas que pelos quais as organizações públicas e privadas veem sofrendo nos últimos anos, bem como a forma a reestruturação da gestão dos processos de trabalho e das pessoas que os realizam. Nesse sentido, as organizações precisaram se adaptar à nova realidade social e de trabalho, bem como dos profissionais são requeridas novas competências. Diante desse contexto, a literatura demonstra o interesse cada vez maior das organizações em desenvolver as competências de seus profissionais de maneira que possam contribuir para o aumento da produtividade e competitividade no mercado. O mesmo ocorre nas organizações públicas. O estudo considerou tanto as teorias e experiências da área da educação, bem como as existentes nas outras áreas do conhecimento referentes ao tema abordado. A presente pesquisa, de caráter exploratório, buscou analisar a atuação dos pedagogos nas práticas pedagógicas dsenvolvidas na Universidade de Brasília (UnB) e baseou-se no método dialético para interpretar a realidade pesquisada, utilizou métodos de pesquisa qualitativa e a coleta de dados ocorreu por meio de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. A revisão bibliográfica possibilitou conhecer as diferenças entre as práticas educativas nos ambientes não-escolares e dos ambientes tradicionais de educação. Os resultados da pesquisa mostraram as especificidades do trabalho pedagógico realizado no ambiente universitário na perspectiva das pedagogas e de suas gestoras. E como produto técnico apresentou-se uma proposta de atuação do pedagogo composta por uma nova descrição de cargos para compor os documentos de seleção e um conjunto de competências necessárias a esse profissional para atuar na UnB a fim de contribuir no processo de planejamento de ações de treinamento e desenvolvimento, bem como dimensionamento de vagas e pessoas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAs práticas pedagógicas desenvolvidas pelos pedagogos em ambientes organizacionais : o caso da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPrática pedagógicapt_BR
dc.subject.keywordAmbiente organizacionalpt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - atuação profissionalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research is situated in the context of social, economic and political transformations that public and private organizations have been suffering in recent years, as well as the form of restructuring the management of work processes and the people who carry them out. In this sense, organizations needed to adapt to the new social and work reality, as well as new skills required from professionals. Given this context, the literature demonstrates the growing interest of organizations in developing the skills of their professionals so that they can contribute to increased productivity and competitiveness in the market. The same is true of public organizations. The study considered both theories and experiences in the area of education, as well as those existing in other areas of knowledge regarding the topic addressed. This research, of an exploratory nature, sought to analyze the performance of pedagogues in the pedagogical practices developed at the University of Brasília (UnB) and was based on the dialectical method to interpret the researched reality, using qualitative research methods and data collection occurred by through documentary research and semistructured interviews. The bibliographic review made it possible to know the differences between educational practices in non-school environments and in traditional education environments. The research results showed the specificities of the pedagogical work carried out in the university environment from the perspective of the pedagogues and their managers. And as a technical product, a proposal for the pedagogue's performance was presented, consisting of a new job description to compose the selection documents and a set of skills necessary for this professional to work at UnB in order to contribute to the process of planning actions of training and development, as well as sizing vacancies and people.en
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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