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Título: Informação para formação : desenvolvimento de um programa de competência em informação na Faculdade de Ceilândia
Autor(es): Santos, Francisco Rafael Amorim dos
Orientador(es): Souza, Rodrigo Matos de
Assunto: Letramento informacional
Universidade de Brasília. Faculdade de Ceilândia
Competência informacional
Usuários de bibliotecas
Data de publicação: 27-Dez-2023
Referência: SANTOS, Francisco Rafael Amorim dos. Informação para formação : desenvolvimento de um programa de competência em informação na Faculdade de Ceilândia. 2023. 189 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: As bibliotecas se tornam cada vez mais um importante espaço formativo para o desenvolvimento da competência em informação, que é um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes para busca de evidências científicas, fundamentais às práticas e pesquisas de saúde baseada em evidências (SBE). O objetivo geral deste trabalho foi analisar e compreender as práticas de busca e uso da informação desenvolvidas pela comunidade acadêmica de Faculdade de Ceilândia (FCE), pertencente a Universidade de Brasília (UnB), com vista ao desenvolvimento de produto técnico: um programa educativo de competência em informação destinado à área de saúde e oferecido pela própria biblioteca da instituição. Para tanto, propôs-se a autoavaliação da competência em informação da FCE, a fim de analisar e diagnosticar as principais dificuldades e necessidades de busca e uso da informação na academia. Optou-se, portanto, por estratégia de pesquisa em formato de estudo de caso. A amostra da pesquisa foi não probabilística e intencional, representada por discentes, docentes e técnicos administrativos que buscaram ou solicitaram mediações educativas à Biblioteca FCE durante o 2º semestre letivo de 2022 da UnB (out. 2022 a fev. 2023). O instrumento escolhido e elaborado para a coleta de dados foi o questionário on-line semiestruturado baseado principalmente pelos Padrões de Competência em Informação para o Ensino Superior de 2000 e 2016 da Association of College & Research Libraries (ACRL), aplicado voluntariamente aos participantes das mediações. O número de convidados (participantes das mediações) foi de 282 e o total de participantes da pesquisa foi de 178, tendo como taxa de resposta/participação 63,1%. O resultado da pesquisa apresenta síntese do diagnóstico da frequência e diagnóstico auto avaliativo da competência em informação com que as categorias de análise Graduação (discentes) e Pós-graduação (docentes e técnicos) utilizam técnicas, normas, provedores, fontes e tecnologias da informação para elaboração dos trabalhos acadêmicos e científicos. Os resultados apontaram, de forma geral, que os participantes apresentam bons conhecimentos e habilidades em utilizar sites de buscas, fontes de informação em acesso livre e utilização das normas ABNT. Contudo apresentam lacunas de conhecimentos e dificuldades na elaboração e avaliação da pergunta de pesquisa, das estratégias de buscas com operadores booleanos, utilização de vocabulários controlados, de fontes de informações de saúde baseada em evidências, fontes de informações multidisciplinares de acesso restrito, utilização de gerenciadores bibliográficos e de revisão, e dificuldade em utilizar normas internacionais para escrita científica. Embasado por diretrizes, normas ou recomendações da literatura científica, experiências profissionais, diagnóstico das principais lacunas informacionais da FCE e feedback da comunidade, foi elaborado produto técnico: uma proposta de implementação de um Programa Educativo de Competência em Informação para SBE, composto por conjunto de módulos temáticos educativos a serem oferecidos pela Biblioteca FCE, em formato de oficinas, levando em consideração o contexto de produção científica da rede de aprendizagem, os recursos humanos e suas qualificações, recursos materiais e tecnológicos disponíveis.
Abstract: Libraries are increasingly becoming important educational spaces for developing information literacy, which is a set of knowledge, skills, and attitudes for searching scientific evidence, essential for evidence-based healthcare practices and research (EBP). The overall objective of this work was to analyze and understand the information search and use practices developed by the academic community of the Ceilândia College (FCE), belonging to the University of Brasília (UnB), with a view to developing a technical product: an educational program on information literacy for the healthcare field, offered by the institution's own library. To achieve this, the information literacy of FCE was self-assessed in order to analyze and diagnose the main difficulties and information needs within the academic community. Therefore, a case study research strategy was adopted. The research sample was non-probabilistic and intentional, represented by students, faculty, and administrative staff who sought or requested educational mediations from the FCE Library during the second semester of 2022 at UnB (Oct. 2022 to Feb. 2023). The chosen and developed instrument for data collection was a semi-structured online questionnaire mainly based on the Association of College & Research Libraries' (ACRL) Information Literacy Competency Standards for Higher Education in 2000 and 2016, voluntarily applied to mediation participants. The number of invited participants was 282, and the total number of research participants was 178, with a response/participation rate of 63.1%. The research results present a synthesis of the diagnostic frequency and self-assessment of information literacy that the undergraduate (students) and graduate (faculty and staff) categories use to elaborate academic and scientific works, including techniques, norms, providers, sources, and information technologies. The results generally indicate that the participants have good knowledge and skills in using search engines, sources of open access information, and the use of ABNT standards. However, they have gaps in knowledge and difficulties in formulating and evaluating research questions, search strategies using Boolean operators, the use of controlled vocabularies, evidence-based health information sources, multidisciplinary information sources with restricted access, the use of bibliographic and review management tools, and the difficulty in using international standards for scientific writing. Based on guidelines, norms, or recommendations from scientific literature, professional experiences, diagnosis of the main informational gaps of FCE, and feedback from the community, a technical product was developed: a proposal for implementing an Educational Program on Information Literacy for EBP, composed of a set of thematic educational modules to be offered by the FCE Library in the form of workshops, taking into account the context of scientific production in the learning network, human resources and their qualifications, and available material and technological resources.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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