Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Kipnis, Bernardo | pt_BR |
dc.contributor.author | Carvalho, Felipe Neves de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-27T18:10:29Z | - |
dc.date.available | 2023-12-27T18:10:29Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-27 | - |
dc.date.submitted | 2023-03-29 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Felipe Neves de. O controle de qualidade nas compras públicas: redefinição da governança, eficiência e eficácia para o desenvolvimento educacional. 2023. 96 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47115 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Estado figura como forte player comprador de bens e serviços que estruturam o
funcionamento da máquina pública, viabilizando o atendimento às necessidades dos cidadãos.
Nesse cenário, o controle de qualidade se apresenta como mecanismo de governança, eficiência
e eficácia no âmbito das compras governamentais, visando a fomentar e induzir a cultura da
qualidade no mercado produtor educacional brasileiro. A tese central deste Trabalho Final de
Conclusão de Curso - TFCC diz respeito a novas formas de participação social por meio do
controle de qualidade nas aquisições públicas, utilizando inovações tecnológicas que
aproximem o cidadão da gestão governamental. Novas ferramentas, como apps e redes sociais,
podem auxiliar o governo a ampliar a capilaridade da rede de atuação perante os gestores
públicos dos entes federativos, bem como em relação ao cidadão, comumente o usuário final
dos produtos adquiridos. Partindo-se da experiência do Fundo Nacional de Desenvolvimento
da Educação - FNDE, o TFCC teve como objetivos: (i) apresentar os conceitos definidores das
compras públicas com foco educacional e o histórico de criação do Registro de Preços Nacional
– RPN, dando ênfase a software de elaboração de formulários online (ii) demonstrar o controle
de qualidade executado por meio da Aplicação Confere Aí e (iii) criar um protocolo de expansão
da ideia da Aplicação Confere Aí para utilização em outros órgãos da Administração Pública.
O TFCC está organizado em formato multipaper, composto por uma introdução, dois artigos,
um produto técnico e considerações finais. A metodologia de pesquisa foi exploratóriadescritiva quanto aos documentos internos ao FNDE e correlatos, aliada à execução de
pesquisas qualitativas com geração de dados quantitativos – dados secundários (qualitativos e
quantitativos), extraídos de formulários online e da Aplicação Confere Aí. Como resultados
encontrados, destacam-se, no primeiro artigo, as contribuições para a melhoria do controle de
qualidade, demonstrando a economia gerada, o aumento do poder fiscalizatório e o alto nível
de satisfação dos entes compradores e no segundo artigo, os eventuais ganhos em eficiência,
eficácia e controle social para a educação, evidenciando a potencialização da capilaridade
fiscalizatória e a redefinição da governança por meio de um controle de qualidade moderno,
amigável e intuitivo, demonstrando a agilidade na comunicação entre os atores, a
retroalimentação do processo por meio dos feedbacks valiosos recebidos e que contribuíram
para a viabilização de uma melhor infraestrutura educacional. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O controle de qualidade nas compras públicas : redefinição da governança, eficiência e eficácia para o desenvolvimento educacional | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Compras públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - financiamento - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Controle de qualidade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The State figures as a Strong buyer of goods and services that structure the operation of the
public machine, making it possible to meet the needs of citizens. In this scenario, quality control
is presented as a mechanism of Governance, efficiency and efectiveness in the scope of
government purchases, aiming to encourage and induce a culture of quality in the Brazilian
educational production market. The central thesis of this Final Course Completion Work
concerns new forms of social participation through quality control in public acquisitions, using
technological innovations that bring citizens closer to government to expand the capillarity of
the network of action before the public managers of the federative entities, as well as in the
relation to the Citizen, usually the end user of the purchased products. Based on the experience
of the National Education Development Fund the Final Course Completion Work will aim to:
(i) present the defining concepts of public procurement with an educational focus and the
history of creation of the National Price Registry – RPN, emphasizing software for creating
online forms (ii) to demonstrate the quality control carried out through the Confere Aí
Application and (iii) create a protocol to expand the idea of the Confere Aí Application for use
in other Public Administration bodies. The TFCC is organized in a multipaper format,
consisting of an introduction, two articles, a technical product and final considerations. The
research methodology was exploratory-descriptive regarding the internal documents of the
FNDE and related documents, combined with execution of qualitative research with the
generation of quantitative data – secondary data (qualitative and quantitative), extracted form
online forms and the Confere Aí Application. As results found, the contributions to the
improvement of quality control stand out in the first article, demonstrating the savings
generated, the increase in inspection power and the high level of satisfaction of the purchasing
entities and in the second article, the eventual gains in efficiency, effectiveness and social
control for education, highlighting the enhancement of supervisory capillarity and the
redefinition of governance through modern, friendly and intuitive quality control,
demonstrating the agility in communication between the actors, the feedback of the process
through the valuable feedbacks received and that contributed to the viability of a better
educational infrastructure. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|