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Título: Falas inclusivas : narrativas dos professores sobre a Política Nacional de Educação Especial
Autor(es): Sousa, Danielle Cristina Macedo de
Orientador(es): Nicolini, Eduardo Olívio Ravagni
Assunto: Política Nacional de Educação Especial
Educação inclusiva
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
Professores - prática de ensino
Data de publicação: 27-Dez-2023
Referência: SOUSA, Danielle Cristina Macedo de. Falas inclusivas: narrativas dos professores sobre a Política Nacional de Educação Especial. 2023. 135 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A presente pesquisa situou-se na perspectiva de esclarecimento sobre: De que maneira, os professores de turmas inclusivas da rede pública do Distrito Federal, vislumbram a prática docente pautada na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva? Nesse viés, a pesquisa teve por lócus de investigação a escola, espaço de diversidade, em que cada pessoa é como um fio que se tece e se interconecta em uma grande rede. Nesse contexto, os movimentos em prol dos direitos da pessoa com necessidades específicas pairaram por décadas na luta pela legitimação do direito de ‘Ser’ diferente, de ser quem se é, de ser si mesmo, sem discriminação, sem preconceito e sem exclusão. Sendo assim, entende-se a inclusão como o processo que viabiliza o acesso e a permanência de todos, independentemente de suas especificidades, na escola regular. Nesse desenrolar, situa-se, o professor, artesão na arte de ensinar e aprender, que como bom tecedor, tem que lidar com os arranjos e desarranjos da demanda cotidiana. Ancorada em uma abordagem qualitativa, fundamentada na fenomenologia sistêmica e sob a égide do modelo bioecológico de Brofenbrenner, a pesquisa teve como objetivo geral: Analisar os posicionamentos dos professores das turmas inclusivas do Distrito Federal a respeito do discurso de inclusão na prática escolar, presente na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Para a coleta de dados, foram utilizados o questionário de interesse e a entrevista semiestrutura, havendo sido entrevistadas sete professoras, da rede pública do Distrito Federal. A análise de dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo defendida por Bardin (2011). Os resultados desvelam que é preciso uma formação docente balizada em uma proposta pedagógica na perspectiva das diferenças. O discurso que precisa reverberar é o de que uma necessidade específica é aquela que o estudante tem naquele momento, qualquer estudante. Nesse contexto, voeja sobre o chão da escola a necessidade de espaços dialogantes e da participação dos sujeitos da ação na formulação das Leis. Como produto técnico, por sua vez, foi elaborada uma proposta pautada na realização de uma Roda de Conversa com o objetivo de promover espaços dialogantes sobre a inclusão e uma Nota Técnica.
Abstract: This research was focused on the perspective of clarifying: How do teachers of inclusive classes in the public network of the Federal District envision the teaching practice based on the National Policy on Special Education in the Inclusive Perspective? From this bias, the research had as a locus of investigation the school, a space of diversity where rach person is like a thread that weaves and interconnects in a vast network. In this context, movements in favor of the rights of people with specific needs have persisted for decades in the struggle to legitimize the right to 'Be' different, to be who one is, to be oneself, without detection, without prejudice and without exclusion. Therefore, inclusion is understood as the process that enables access and permanence for all, regardless of their specificities, in regular school. In this unfolding, the teacher stands, as artisan in the art of teaching and learning, who, as a good weaver, has to deal with the arrangements and disruptions of daily demand. Grounded in a qualitative approach, based on systemic phenomenology and under the aegis of Brofenbrenner's bioecological model, the research had as the general objective: To analyze the positions of teachers from inclusive classes in the Federal District regarding the discourse of inclusion in school practice, present in National Policy on Special Education from an Inclusive Perspective. For data collection, the questionnaire of interest and the semi-structured interview were used, with seven female teachers having been interviewed, from the public network of the Federal District. Data analysis was performed using Content Analysis advocated by Bardin (2011). The results reveal the need for teacher training based on a pedagogical approach from the perspective of differences. The speech that needs to be spread out is that a specific need is the one that the student has at that moment, any student. In this context, the need for dialoguing spaces and the participation of the subjects of action in the formulation of the Laws flies over the school floor. As a technical product, in turn, a proposal was prepared based on the realization of a Conversation Circle in order to promoting spaces for dialogue on inclusion and a Technical Note.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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