Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Anjos, Juarez José Tuchinski dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Aline Ribeiro de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-27T17:04:17Z | - |
dc.date.available | 2023-12-27T17:04:17Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-27 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-28 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Aline Ribeiro de. As festas de outubro: as comemorações do dia das crianças e dos professores nas escolas do Distrito Federal (1960- 1971). 2023. 206 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47106 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | As festas escolares constituem espaços de celebração, brincadeiras e criação de
discursos e significados. Situamos essas festas como intrínsecas à cultura escolar. O
objetivo da pesquisa é investigar as características das festas escolares do Dia da
Criança e Dia do Professor no Distrito Federal veiculadas no jornal Correio Braziliense
entre os anos de 1960 a 1971 na perspectiva da cultura escolar. As fontes compulsadas
revelam que o Dia da Criança era celebrado de forma alargada, por meio de uma
Semana que o antecedia e do Dia a ela dedicado propriamente dito. Temos quatro
objetivos específicos: analisar quais eram os elementos das festividades da Semana da
Criança e quais crianças essas festas queriam celebrar; perquirir quais eram os
elementos das festividades do Dia especificamente dedicado à Criança e quais crianças
essas festas queriam celebrar; delinear quais eram as características da festividade do
Dia do Professor e quais professores essas comemorações queriam exaltar e apresentar,
como produto técnico um minicurso sobre a história das Festas de Outubro nas Escolas
do Distrito Federal. Na consecução dos objetivos, trilhamos o seguinte caminho: o
primeiro capítulo tratará da Semana da Criança; o segundo, do Dia da Criança e o
terceiro, do Dia do Professor. Por fim, o quarto capítulo apresentará o produto técnico
resultado desta investigação. Como conclusões, tivemos que a Semana da Criança era
composta por programações com ritos católicos, práticas educativas de caráter artístico,
instrucional e assistencialista; de educação do corpo, de cuidados com a saúde, de
prestação de contas com a sociedade; e contavam com a distribuição de alimentos e de
presentes. A infância evidenciada na Semana era composta por crianças que se
divertem, são cultas, católicas, disciplinadas, atletas, sadias, limpas, independentes,
artistas e bem vestidas. Assim, tem-se a padronização da infância brasiliense. O Dia da
Criança era formado por eventos similares à Semana da Criança, visto que aquela estava
intrínseca a esta. Damos destaque no Dia para o passeio escolar que culminou no
encontro das crianças com o presidente Juscelino Kubitschek. O Dia da Criança era
destaque na sociedade, usado oportunamente pelo governo para propagandear a
educação pública. Quanto à infância exaltada, o Dia tem o mesmo ideal transpassado
pela Semana, mas com o adicional da menção às crianças abandonadas, que são
cuidadas em lares de acolhimento. O Dia do Professor era comumente utilizado para
homenagens. Ritos similares aos realizados na Semana e Dia da Criança também eram
parte das celebrações. Em alguns momentos, foi aproveitado o ensejo dessa
comemoração para ações com fins políticos, para denunciar os problemas e descasos,
para vilanizar a imagem da classe, promover benfeitorias e serviços públicos e para
proposições de benefícios aos docentes. Os professores eram idealizados na figura de
uma mulher, que faziam sacrifícios, eram competentes, autoritários, heróis, tinham uma
missão, sendo responsáveis pelo futuro da nação e pela propagação dos ideais
nacionalistas. Em alguns momentos, eram vistos como indisciplinados, sobrecarregados
e sem reconhecimento. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | As festas de outubro : as comemorações do dia das crianças e dos professores nas escolas do Distrito Federal (1960- 1971) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Datas especiais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | School parties are spaces for celebration, games and the creation of discourses and
meanings. We place these parties as intrinsic to school culture. The goal of the research
is to investigate the characteristics of the school parties of Children's Day and Teacher's
Day in the Federal District published in the Correio Braziliense newspaper between
1960 and 1971 from the perspective of school culture. The surveyed sources reveal that
Children's Day was widely celebrated, through a week that preceded it and the day
dedicated to it itself. We have four specific objectives: to analyze what were the
elements of the festivities of the Children's Week and which children these parties
wanted to celebrate; to inquire what were the elements of the festivities of the Day
specifically dedicated to Children and which children these festivities wanted to
celebrate; to outline what were the characteristics of the Teacher's Day festivity and
which teachers these celebrations wanted to exalt and present, as a technical product of
this research, a mini-course on the history of the October festivities in schools in the
Federal District. In achieving the objectives, we followed the following path: the first
chapter is about Children's Week; the second is about Children's Day and the third is
about Teacher's Day. Finally, the fourth chapter will present the technical product
resulting from this investigation. We conclude that the Children's Week was composed
of programs with Catholic rites, educational practices of an artistic, instructional and
welfare nature; body education, health care, accountability to society; and had
distribution of food and gifts. The childhood highlighted in the Week was composed of
children who have fun, are cultured, Catholic, disciplined, athletic, healthy, clean,
independent, artists and well dressed. Thus, there is the standardization of childhood in
Brasilia. Children's Day was formed by events similar to Children's Week, since the
former was intrinsic to the latter. On the Day, we highlight the school trip that
culminated in the children's meeting with President Juscelino Kubitschek. Children's
Day was prominent in society, opportunely used by the government to advertise public
education. As for exalted childhood, the Day has the same ideal permeated by the Week,
but with the additional mention of abandoned children, who are cared for in foster
homes. Teacher's Day was commonly used for tributes. Rites similar to those performed
on Children's Week and Day were also part of the celebrations. At times, the occasion of
this commemoration was used for actions with political purposes, to denounce problems
and neglect, to vilify the image of the class, promote improvements and public services
and to propose benefits to teachers. Teachers were idealized in the figure of a woman,
who made sacrifices, were competent, authoritarian, heroes, had a mission, being
responsible for the future of the nation and for the propagation of nationalist ideals. At
times, they were seen as undisciplined, overworked and unrecognized. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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