Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Jesus, Girlene Ribeiro de | pt_BR |
dc.contributor.author | Vilela, Alessandra de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-27T17:04:16Z | - |
dc.date.available | 2023-12-27T17:04:16Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-27 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-06 | - |
dc.identifier.citation | VILELA, Alessandra de Oliveira. Fatores de qualidade para a formação do leitor nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo em escolas públicas do Distrito Federal. 2023. 126 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47104 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do mestrado profissional em Educação, da
Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, tendo como objetivo analisar quais
fatores de qualidade podem repercutir na formação do leitor e nos resultados do Saeb. A
pesquisa utilizou o método qualitativo. Foi realizada uma análise do Projeto Político
Pedagógico e entrevista semiestruturada com dois diretores e professores do 3º e 4º ano do
Ensino Fundamental de duas escolas selecionadas com maior e menor Ideb. Foram
analisados, também, dados do Saeb disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e houve, ainda, o registro de imagens das bibliotecas
das escolas públicas dos anos iniciais. Os dados das entrevistas foram analisados por meio da
análise de conteúdo. Os resultados encontrados indicaram que o caráter multifatorial para a
construção do leitor requer o envolvimento de todos os atores com políticas públicas voltadas
para a educação eficaz, promovendo, assim, a universalização das bibliotecas, a formação do
professor com ênfase na alfabetização e na leitura, além do investimento no letramento na
educação infantil. Juntamente com o empenho das famílias e dos gestores, tudo indica que a
educação brasileira produzirá melhores resultados. Conclui-se que a pesquisa realizada
possibilitou a compreensão dos fatores relacionados à leitura que podem repercutir no
desempenho dos estudantes em avaliações externas em larga escala, como o Saeb. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Fatores de qualidade para a formação do leitor nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo em escolas públicas do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitura - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research was developed in the field of the professional Master’s Degree in Education,
from the College of Education of the University of Brasília. Analyzing which quality factors
can reverberate on the formation of readers and the results of Saeb was the goal of this
research. The assignment used the qualitative method. An analysis of the Pedagogical
Political Program and semi-structured interviews with two principals and teachers from the
third and fourth year of the Elementary School from two selected schools with the greatest
and the lowest Ideb.were made. Also, data from Saeb, available by the National Institute of
Educational Research and Studies Anísio Teixeira, was analyzed and there was even the
recording of pictures from the schools’ libraries in the initial years. The interview data were
analyzed through the Content Analysis. The results found indicate that the multi-factorial
character for the formation of readers demands the involvement of all the actors with public
policies towards an effective education, promoting, this way, the universalization of libraries,
the formation of teachers emphasizing the literacy and reading, besides the investment on the
literacy in child education. Along the families’ and school managers’ effort, it all indicates
that the Brazilian education will produce better results. As a conclusion, the carried-out study
enabled to understand the factors related to reading, which can reverberate on the students’
development in big-scaled and external assessments, such as Saeb. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|