Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Sousa, Carlos Alberto Lopes de | pt_BR |
dc.contributor.author | Castro, Sirlene Rodrigues Ferreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-26T20:52:01Z | - |
dc.date.available | 2023-12-26T20:52:01Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-26 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-21 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, Sirlene Rodrigues Ferreira. Plágio e pesquisa na internet: do conteúdo dos livros didáticos à percepção dos estudantes do ensino médio público. 2023. 182 f., il. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47101 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A explosão das tecnologias informacionais e comunicacionais intensificou e escancarou os
problemas relacionados ao plágio, ao ciberplágio e à cópia indevida de conteúdo em trabalhos
intelectuais, mas o conhecimento da gênese da desonestidade intelectual ainda persevera. Este
estudo investiga qual tratamento os livros didáticos do ensino médio, utilizados por professores
e alunos da rede pública de ensino de todo o Brasil, dão ao plágio; a abordagem do tema no edital
normativo de produção dos livros didáticos e nos projetos político-pedagógicos de cinco escolas
de ensino médio; bem como a compreensão de 18 estudantes dessa etapa educacional no Distrito
Federal. O referencial teórico sobre plágio e ciberplágio está engendrado em Cavanillas (2008);
Comas Forgas e Sureda Negre (2007); Díaz Arce (2017); Diniz e Terra (2014); Ebardo (2018);
Gallent Torres e Tello Fons (2021); e Krokocz (2012). A metodologia de pesquisa está ancorada
na análise de conteúdo temático-categorial, segundo as diretrizes de Bardin (2011). O silêncio
do Programa Nacional do Livro e do Material Didático, do edital normativo de produção dos
livros didáticos, dos projetos político-pedagógicos e dos professores sobre o plágio redunda em
permissividade da cultura da cópia e, consequentemente, do plágio em estágios mais avançados
do processo acadêmico, criando uma espécie de ressonância mórfica em relação à cultura da
cópia que, com os avanços científico-tecnológicos, resultam em ciberplagiarismo. Esse
tratamento isolado, mais enfático a partir da graduação, desconsidera a história, a causa e os
antecessores processuais na pesquisa e na escrita, e isso pode estar entre os elementos
permissivos da reprodução da desonestidade intelectual. Falta, portanto, ensino pluricultural,
multiletrado e multissemiotizado aos estudantes, no quesito plágio e na apropriação das
informações disponibilizadas nas infovias. Se dois dos mais importantes mediadores
responsáveis pelo ensino (livros didáticos e escolas) relegam o plágio a um plano secundário,
nublam-se, assim, as fronteiras da retidão e da ética, e os estudantes podem ter prejuízos
cognitivos quando se apropriam do conhecimento oriundo da internet, incorrendo no risco de
serem relegados a uma massa acrítica. Mesmo tendo noção do que é o plágio, os estudantes não
conseguem identificar situações específicas que o configuram. O professor tem papel de
fundamental importância no processo formativo, ético e moral dos estudantes, e a inobservância
relativa ao plágio redunda em danificação quanto à construção autoral, pois o silenciamento de
livros e escolas pode disfarçar o copiar e colar da internet como banal e inofensivo. É imperativo
socioeducacional fortalecer os laços entre a apropriação do conhecimento e a eticidade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Plágio e pesquisa na internet : do conteúdo dos livros didáticos à percepção dos estudantes do ensino médio público | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plágio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pesquisa na internet | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The explosion of information and communication technologies has intensified and exposed the
problems related to plagiarism, cyberplagiarism and undue copying of content in intellectual
works, but the knowledge of the genesis of intellectual dishonesty still perseveres. This study
investigates how high school textbooks, used by teachers and students in public schools
throughout Brazil, deal with plagiarism; the approach to the theme of plagiarism in the normative
edict to produce textbooks and in the political pedagogical projects of high schools; and the
understanding of students of this educational stage in the Federal District about plagiarism. The
theoretical framework on plagiarism and cyberplagiarism is engendered in Krokocz (2012); Diniz
and Terra (2014); Ebardo (2018); Comas Forgas and Sureda Negre (2007); Díaz Arce (2017);
Gallent Torres and Tello Fons (2021). The methodology is anchored in thematic-categorical
Content Analysis, according to Bardin's (2011) guidelines. The state of knowledge on the topic
indicates that the problem persists nationally and internationally. The silence of the National
Program of the Book and the Didactic Material, the normative edict of production of didactics,
the pedagogical political projects and the teachers about plagiarism results in permissiveness of
the culture of copy and, consequently, plagiarism, creating a kind of morphic resonance that, in
more advanced stages of the academic process and with the scientific-technological advances,
results in cyberplagiarism. This isolated treatment, more emphatic from graduation on, disregards
the history, the cause and the procedural predecessors in research and writing, and this may be
among the permissive elements of the reproduction of intellectual dishonesty. Therefore, students
lack pluricultural, multi-literate and multi-semiotic education in plagiarism and in the
appropriation of the information made available on the infovia. If two of the most important
mediators responsible for teaching (textbooks and schools) relegate plagiarism to a secondary
level, then the boundaries of righteousness and ethics are blurred and students may experience
cognitive impairment when they appropriate knowledge from the internet, running the risk of
being relegated to an uncritical mass. Even though they are aware of what plagiarism is, students
are unable to identify specific situations that configure it. The teacher plays a fundamentally
important role in the ethical and moral training process of students, and non-compliance with
plagiarism results in damage to authorial construction, as the silencing of books and schools can
disguise copying and pasting on the internet as banal and harmless and is socio-educational
imperative to strengthen the ties between appropriation of knowledge and ethics. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|