Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47095
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
MuriloOliveiraMarquez_TESE.pdf2,08 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Pós verdade, impactos e desafios para a educação escolar : reflexões psicanalíticas
Auteur(s): Marquez, Murilo Oliveira
Orientador(es):: Legnani, Viviane Neves
Assunto:: Educação escolar
Ensino e aprendizagem
Educação e cultura
Letramento digital
Desinformação
Date de publication: 26-déc-2023
Référence bibliographique: MARQUEZ, Murilo Oliveira. Pós verdade, impactos e desafios para a educação escolar: reflexões psicanalíticas . 2023. 143, 28, 22, 6 f., il. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Résumé: Neste estudo, inicialmente, fizemos um resgate histórico do conceito de verdade em diferentes épocas, demonstrando que seu ordenamento ético (mitologias, Deus e razão) e valor social mudam no transcorrer do tempo. Destacou-se que, com o advento da Modernidade, a ciência passou a ocupar o lugar de verdade, por meio dos consensos estabelecidos pela comunidade científica. Ressalta-se que a teoria psicanalítica, que é um campo de conhecimento inaugurado por Freud na Modernidade, teceu duras críticas ao cientificismo, ou seja, à estandardização dos métodos das ciências naturais para todas as sistematizações, ignorando-se a diversidade dos objetos de estudo. A partir da segunda metade do século XX, a credibilidade da ciência passou a ser questionada pelos pensadores pós-modernos. Na contemporaneidade, vimos emergir o que se denomina como o fenômeno social da pós-verdade, isto é, um rechaço da noção da verdade. As fake news e a desinformação nas redes sociais são frutos desse fenômeno, com implicações na política, na ciência, na mídia e também na educação escolar. Os efeitos desse fenômeno social precisam ser estudados, na medida em que promove a despolitização, negacionismo científico, polarização de grupos sociais e tensionamento das relações de professores e estudantes na escola. A tese que apresentamos sublinha a importância de mudanças na sala de aula para enfrentar tais questões: que professores se desloquem de uma posição hierárquica e cientificista, abrindo espaço para uma escuta qualificada dos estudantes e façam a mediação do ensino das ciências como uma produção cultural, utilizando em suas práticas também o letramento digital. A nosso ver, essas posturas podem vir a contribuir para que os estudantes tenham uma visão crítica sobre o fenômeno social da pós-verdade, que descaracteriza a construção de consensos pela ciência e engendra a relativização radical sobre a verdade. Considerando a atualidade do tema da pesquisa, para apresentar essa tese realizou-se uma pesquisa bibliográfica e estudos teóricos para uma compreensão própria desse fenômeno social; realizou-se também uma pesquisa de campo com professores do ensino médio do campus Taguatinga do Instituto Federal de Brasília, para verificar os efeitos da pós-verdade em sala de aula. Destacou-se na discussão que a escuta pode ser um efetivo dispositivo para que o professor acesse as dúvidas e equívocos dos estudantes sobre o conhecimento científico e sobre a veracidade dos conteúdos produzidos nas redes sociais. Assim, por meio dessa relação qualificada pelo dispositivo da escuta entre professor e estudante, o ensino das ciências como cultura e o letramento digital podem se constituir como possibilidades para tornar os estudantes menos vulneráveis às narrativas da pós-verdade.
Abstract: In this study, initially, we did a historical review of the concept of truth in different times, demonstrating that its ethical order (mythologies, God and reason) and social value change over time. We pointed out that with the advent of Modernity, science began to occupy the place of truth, by means of the consensus established by the scientific community. It is worth mentioning that the psychoanalytic theory, which is a field of knowledge inaugurated by Freud in Modernity, has severely criticized scientism, that is, the standardization of the methods of natural sciences for all systematizations, ignoring the diversity of the objects of study. From the second half of the 20th century on, the credibility of science started to be questioned by post-modern thinkers. In contemporary times, we have seen the emergence of what is called the post-truth social phenomenon, that is: a rejection of the nation of truth. The fake news and misinformation in social networks are fruits of this phenomenon, with implications in politics, science, media, and also in school education. The effects of this social phenomenon need to be studied, as it promotes depoliticization, scientific denialism, polarization of social groups, and tension in the relationships of teachers and students at school. The thesis that we present in this paper emphasizes the importance of changes in the classroom to face such issues: that teachers move away from a hierarchical and scientistic position, opening space for a qualified listening to students and mediate science teaching as a cultural production, also using digital literacy in their practices. In our view, these attitudes may contribute for students to have a critical view on the social phenomenon of post-truth, which decharacterizes the construction of consensus by science and engenders a radical relativization of truth. Considering the actuality of the research theme, to present this thesis we conducted a bibliographic research and theoretical studies for a proper understanding of this social phenomenon; we also conducted a field research with high school teachers from the Taguatinga campus of the Federal Institute of Brasilia, to verify the effects of post-truth in the classroom. It was highlighted in the discussion that listening can be an effective device for the teacher to access students' doubts and misconceptions about scientific knowledge and the veracity of the content produced on social networks. Thus, through this relationship qualified by the device of listening between teacher and student, the teaching of science as culture and digital literacy can be constituted as possibilities to make students less vulnerable to post-truth narratives.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/47095/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.