Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47083
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ErickaFernandesVieiraBarbosa_TESE.pdf3,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Otakus e Kpoppers : cartografando jovens escritores em fandoms
Autor(es): Barbosa, Ericka Fernandes Vieira
Orientador(es): Versuti, Andrea Cristina
Assunto: Cultura oriental
Cartografia
Educação não-formal
Escrita criativa
Ficção literária
Data de publicação: 21-Dez-2023
Referência: BARBOSA, Ericka Fernandes Vieira. Otakus e Kpoppers: cartografando jovens escritores em fandoms. 2023. 171 f., il. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esta cartografia integra a linha de pesquisa Educação, Tecnologia e Comunicação do Programa de Pós-Graduação em Educação e teve o objetivo de investigar processos de criação literária de jovens que se tornam escritores durante a convivência em comunidades digitais de fãs (fandoms), conhecidos entre eles como otakus, admiradores de conteúdos culturais advindos do Japão, e kpoppers ou kapopeiros, apreciadores da cultura do entretenimento da Coreia do Sul denominada k-pop. Fui tocada pelo modelo de produção desse tipo de histórias por conter recursos multimodais de linguagem que extrapolam o texto escrito tradicional e ainda preponderante nas escolas brasileiras, assim como me chamou atenção o crescimento da circulação de conteúdo cultural produzido no extremo oriente, especialmente desdobrados em ficções de fãs (fanfics), histórias elaboradas a partir de uma obra original. Defendi que esses processos de criatividade são porteiras abertas para a curiosidade e o inusitado, fatores que compelem à busca por mais conhecimentos e, no campo da educação, possíveis mesmo de romper com concepções que percebem o jovem como um vir a ser adulto, para as quais não cabe o trabalho pedagógico com a fantasia durante a aprendizagem da juventude. Entre os resultados encontrados, foi possível detectar que as fabulações são criadas principalmente como táticas para a ampliação de relações pessoais e de ajuda mútua, sendo incomum encontrar registros de conflitos e desavenças nas interações pesquisadas, posturas corriqueiras que vão modelando um outro tipo de convivência e de ética coletiva, com potência para, quem sabe, repercutir na vida fora dos fandoms.
Abstract: This cartography is part of the Education, Technology and Communication research line of the Graduate Program in Education and aimed to investigate processes of literary creation of young people who become writers during their participation in digital fan communities (fandoms), known amongst them as otakus, admirers of Japan’s cultural contents, and kpoppers, appreciators of South Korea’s entertainment culture, called k-pop. I was intrigued by the production model of this type of stories because it contains multimodal language resources that go beyond the traditional written text still predominant in Brazilian schools. Additionally, my attention was also caught by the increasing circulation of cultural content produced in the Far East, especially fan fiction (fanfics), which are stories based upon original works. I argued that these creativity processes serve as gateways to curiosity and the unexpected, compelling individuals to seek further knowledge and, in the field of education, even challenging notions that perceive young people as individuals in transition to adulthood, for whom a pedagogical engagement through fantasy would not be fitted. Among the findings, it was possible to infer that these fictional narratives primarily serve as tactics for fostering personal and mutual support relationships, being uncommon to encounter instances of conflict or discord in the examined interactions, ordinary practices that shape a different form of social coexistence and collective ethics. These dynamics hold the potential to, possibly, extend their influence on life outside the fandoms.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.