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Título: Avaliação formativa em matemática mediada por feedbacks com o apoio da metodologia da sala de aula invertida
Autor(es): Santos, Cleiton Rodrigues dos
Orientador(es): Gontijo, Cleyton Hércules
Assunto: Ensino médio - Distrito Federal (Brasil)
Matemática - aprendizagem e trabalho pedagógico
Matemática - problemas, exercícios, etc
Ensino - metodologia
Data de publicação: 21-Dez-2023
Referência: SANTOS, Cleiton Rodrigues dos. Avaliação formativa em matemática mediada por feedbacks com o apoio da metodologia da sala de aula invertida. 2023. 173 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar os processos de resolução de tarefas matemáticas de um grupo de estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola da rede privada de ensino de Brasília, apoiada na avaliação formativa por meio de feedbacks estruturados e intencionais, no campo do ensino e da aprendizagem de geometria plana com a metodologia de sala de aula invertida. O estudo, de natureza qualitativa, de caráter exploratório, foi desenvolvido com quarenta e seis estudantes de idades de 14 a 16 anos. Esses estudantes receberam ao longo de 10 semanas de aulas, um conjunto de tarefas de geometria plana com o esclarecimento dos objetivos a serem alcançados e o modo como seriam avaliados. As produções dos estudantes foram analisadas e categorizadas em: tarefa sem resposta, tarefa resolvida incorretamente, tarefa resolvida parcialmente correta e tarefa resolvida corretamente. A partir dessa categorização, forneceu-se feedback aos estudantes de modo a superarem as possíveis dificuldades de aprendizagem envolvidas nas tarefas realizadas. Examinou-se as produções dos estudantes por meio da metodologia da análise de conteúdo: pré-análise; exploração dos documentos produzidos; análise e discussão dos dados. As observações iniciais demonstraram que os estudantes não tinham o hábito de estudar em busca de construir conhecimento e ficavam à espera da explicação do professor/pesquisador para esclarecer as suas dúvidas. A insegurança quanto aos procedimentos adotados nas suas resoluções tornou clara as lacunas que precisavam de intervenção para favorecer as aprendizagens. Conhecimentos geométricos com generalizações incorretas e obstáculos algébricos constituíram-se como fontes de análise e discussão durante o desenvolvimento das tarefas. Usando a metodologia de sala de aula invertida, os estudantes foram estimulados a fazer as tarefas, inicialmente de modo individual, mas aos poucos criouse uma rede colaborativa transformando as aulas regulares, de natureza expositiva, em momentos de aprendizagem dialógica a partir dos feedbacks em cada atividade, favorecendo o protagonismo dos estudantes nas aulas. A diversificação dos espaços e recursos pedagógicos imprimiu características de um ensino colaborativo e democrático, no qual a avaliação formativa possibilitou a retomada de conhecimentos de modo a ressignificar o erro. O feedback estruturado para a aprendizagem proporcionou ao estudante a participação efetiva em todas as etapas de construção de conhecimento e, ao professor/pesquisador, a possibilidade de rever o planejamento a cada encontro, conhecer as estratégias de resolução dos estudantes e formular feedbacks intencionais para cada estudante ou grupo de estudantes em prol de desenvolver a aprendizagem matemática. Esses desdobramentos revelou o favorecimento da aprendizagem matemática quando aplicada a avaliação formativa apoiada em feedbacks estruturados e intencionais com o suporte da metodologia da sala de aula invertida.
Abstract: This research aims at investigating the processes involved in the resolution of mathematical tasks of a group of high school freshmen of a private school in Brasilia, rooted in continuous assessment through intentional and structured feedback, in the field of plane geometry learning following the flipped classroom methodology. The qualitative and exploratory case study was developed with forty six learners ranging from 14 to 16 years of age. These students were assigned a set of plane geometry tasks along a period of 10 weeks of lessons with clearly defined goals to be achieved as well as the assessment criteria adopted. Their production was analysed and categorized as follows: unanswered task, task incorrectly answered, partially correct answered, correctly answered. Feedback was offered to students so as to help them overcome possible learning difficulties involved in the resolution of the tasks assigned. Learner’s production was analysed via content analysis: pre- analysis, exploration of the documents produced, data analysis and discussion. Initial observations showed that the learners were not used to studying with a view to building knowledge and sought teachers’ explanation to clarify their queries. Insecurity as to the procedures adopted in task resolution made the lacunae which called for intervention to foster learning. Geometrical knowledge with incorrect generalizations and algebraic obstacles constituted sources of analysis and debate during the development of the tasks. Using the flipped classroom methodology, students were motivated to do the tasks, individually at first. Gradually though, a collaborative network emerged converting the regular teacher-centered lessons into moments of dialogical learning, favoring the protagonism of learners in class. The diversity of pedagogical spaces and resources allowed for the existence of collaborative and democratic learning, in which continuous assessment made the resource to knowledge with a view to shedding light on the role played by mistakes in learning processes. The structured feedback to learning provided the learner the opportunity to effectively participate in all stages of learning and the teacher/researcher the possibility of reviewing his planning for every lesson, familiarizing himself with the strategies adopted by learners in the resolution of tasks and formulating intentional to every learner or group of learners in the name of learning mathematics. These observations revealed that the learning of mathematics is favoured when the continuous assessment methodology rooted in structured and intentional feedback is adopted in the flipped classroom.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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