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Título: Perfil das meninas com altas habilidades/superdotação do ensino fundamental : um estudo do polo de Ceilândia/DF
Autor(es): Batista, Saron Gomes
Orientador(es): Zardo, Sinara Pollom
Assunto: Altas habilidades/superdotação
Educação inclusiva
Ensino fundamental - Distrito Federal (Brasil)
Data de publicação: 21-Dez-2023
Referência: BATISTA, Saron Gomes. Perfil das meninas com altas habilidades/superdotação do ensino fundamental: um estudo do polo de Ceilândia/DF. 2023. 114 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esta dissertação de Mestrado está vinculada à linha de pesquisa Estudos Comparados em Educação (ECOE) e ao Grupo de Pesquisa Gerações e Juventude (GERAJU), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB) e tem como objetivo geral identificar o panorama das matrículas de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no ensino fundamental do Brasil e do Distrito Federal e analisar o perfil das meninas atendidas no polo de Ceilândia/DF. Os objetivos específicos compreendem: a) mapear as matrículas do/as estudantes com AH/SD nos âmbitos nacional e do Distrito Federal; b) evidenciar a proporção de meninos e meninas com características de AH/SD no ensino fundamental no contexto nacional e distrital; c) identificar as características predominantes das meninas com AH/SD do ensino fundamental atendidas no polo Ceilândia. Para este estudo, optou-se pela abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Os instrumentos utilizados foram os dados censitários MEC/INEP (2015 a 2022) de matrícula de estudantes com AH/SD no ensino fundamental no Brasil e no Distrito Federal e a análise de formulários de identificação e relatórios de avaliação referentes ao período de 2015 a 2022 para identificar o perfil das estudantes com Altas Habilidades do polo de Ceilândia. Apesar dos esforços do Distrito Federal em implementar programas de atendimento e possuir diretrizes legais de combate à negligência e discriminação, a inclusão desses estudantes ainda enfrenta desafios. Embora o número de estudantes identificados com AH/SD seja maior do que a média nacional, em termos percentuais, esse número ainda é baixo. A falta de inclusão também afeta as meninas, indicando negligência na identificação. Em nível nacional, Distrital e local, o número de meninas é muito menor que o de meninos atendidos. Além de manifestar as características de AH/SD, as meninas precisam apresentar outros atributos para serem enxergadas por aqueles que as indicam para o atendimento especializado.
Abstract: This Master's dissertation is linked to the Comparative Studies in Education (ECOE) research line and the Generations and Youth Research Group (GERAJU), of the Postgraduation Program in Education at University of Brasília (UnB) and has the general aim identify the panorama of enrollments of talented/gifted students in elementary education in Brazil and the Federal District and analyze the profile of the girls attended at the center of Ceilândia/DF. The specific objectives include: a) to map the enrollment of talented/gifted students at the national and Federal District levels; b) to evidence the proportion of talented/gifted boys and girls characteristics in elementary school in the national and district context; c) to identify the predominant characteristics of talented/gifted girls in elementary school attended at the Ceilândia pole. For this study a qualitative approach of case study type was chosen. The instruments used were the MEC/INEP census data (2015 to 2022) of enrollment of talented/gifted students in elementary education in Brazil and the Federal District and the analysis of identification forms and evaluation reports referring to the period from 2015 to 2022 to identify the profile of talented/gifted students at the Ceilândia center. Despite the Federal District’s efforts to implement assistance programs and its legal guidelines to combat negligence and discrimination, the inclusion of these students still faces challenges. Although the number of talented/gifted students identified is higher than the national average, in percentage terms, this number is still low. The lack of inclusion also affects girls, indicating neglect of identification. At national, district and local levels, the number of girls is much smaller than the number of boys attended. In addition to manifesting the characteristics of talented/gifted students, girls need to present other attributes to be seen by those who refer them to specialized care.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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