Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/47067
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MarcosAraujoBarreto_DISSERT.pdf4,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRêses, Erlando da Silvapt_BR
dc.contributor.authorBarreto, Marcos Araújopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-21T18:00:01Z-
dc.date.available2023-12-21T18:00:01Z-
dc.date.issued2023-12-21-
dc.date.submitted2023-03-29-
dc.identifier.citationBARRETO, Marcos Araujo. Educação em Direitos Humanos e militarização de escola pública em Águas Lindas de Goiás: uma análise a partir da escuta de estudantes. 2023. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47067-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo analisar a percepção de estudantes de uma escola pública incluída no Projeto Escola Cívico-Militar, localizada no município de Águas Lindas de Goiás e sua possível contraposição à Educação em Direitos Humanos. Analisa-se se a política de militarização de escolas, por meio do Projeto Escola Cívico-Militar, afasta os segmentos escolares de discentes do direito à educação, bem como das relações interculturais e sociais. Para que a investigação não se distancie da proposta, foram traçados os seguintes objetivos específicos: A) conhecer o contexto socioeconômico de Águas Lindas de Goiás e a escola militarizada do município; B) conhecer a avaliação de estudantes da Educação Básica sobre a escola pública militarizada; C) discutir sobre o direito à educação e a relação dele com a Educação em Direitos Humanos. O intuito é lançar luz às possíveis violências presentes no processo de militarização das escolas e o retrocesso do pensamento da educação pública. A pesquisa, pautada no olhar progressista, laico e plural, foi realizada com aproximação ao método do Materialismo Histórico-Dialético e com uso de instrumento de pesquisa a partir do qual foi possível considerar a fala de sujeitos que dificilmente são ouvidos e vistos – neste caso, os estudantes de uma escola pública que aderiu ao projeto cívico-militar. Escutar os estudantes da escola de Águas Lindas não foi uma tarefa fácil, primeiro pelas questões sanitárias impostas pela pandemia de COVID-19, segundo pela pouca colaboração da equipe gestora da escola. A pouca empatia demonstrada com a pesquisa, bem como a não facilitação de acesso à escola e aos documentos que normatizam o projeto cívico-militar na unidade escolar em estudo, materializa a violação aos direitos básicos e à informação e o desinteresse pela ciência e pela formação crítica.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação em Direitos Humanos e militarização de escola pública em Águas Lindas de Goiás : uma análise a partir da escuta de estudantespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMilitarização do ensinopt_BR
dc.subject.keywordEscolas cívico-militarespt_BR
dc.subject.keywordDireitos humanos - educaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This Dissertation aims to analyze the perception of students from militarized public schools in the municipality of Águas Lindas de Goiás and the possible opposition to Education in Human Rights. We analyzed whether the policy of militarization of schools, through the Project Escola Cívico-Militar (Civic=Military School Project), succumbs to the school segments of students the right to education, as well as intercultural and social relations. So that the investigation does not distance itself from the proposal, we set out the following specific objectives: A) To know the socioeconomic context of Águas Lindas de Goiás and the militarized school in the municipality; B) To get to know the evaluation of Basic Education students about the militarized public school; C) To discuss the Right to Education and the relationship with Education in Human Rights. The goal is to shed light on the possible violence present in the process of militarization of schools as well as the regression of public education thinking. The research, based on a progressive, secular, and plural perspective, was carried out with an approach to the Historical-Dialectic Materialism method and with the use of a research instrument, in which it was possible for subjects, who are rarely heard and seen, to speak. In this case, students of a public school that adhered to the civic-military project. Listening to the students of the Águas Lindas de Goiás CivilMilitary School was not an easy task, firstly due to the health issues imposed by the COVID-19 pandemic, secondly due to the lack of collaboration from the school's management team. The little empathy shown with our research, the non-facilitation of access to the school and to the documents that regulate the civic-military project in the school unit under study, materializes the violation of basic rights, information, and lack of interest in science and critical education.en
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.