Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Maria Abádia da | pt_BR |
dc.contributor.author | Tavares, Magna Estefânia de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-21T18:00:00Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T18:00:00Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-21 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-28 | - |
dc.identifier.citation | TAVARES, Magna Estefânia de Souza. A atuação do supervisor pedagógico nas escolas municipais de ensino fundamental I e II de Valparaíso de Goiás - 2016 a 2022. 2023. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47066 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de
Educação da Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão
da Educação, elegeu como objeto de investigação a atuação do Supervisor Pedagógico nas
Escolas Municipais de Ensino Fundamental I e II de Valparaíso de Goiás – 2016 a 2022.
Propôs-se como objetivo geral analisar o trabalho e as ações do Supervisor Pedagógico nas
Escolas Municipais de Ensino Fundamental I e II quanto às dimensões da gestão escolar
administrativa e pedagógica e os objetivos específicos: a) descrever as concepções teóricas e
filosóficas do Supervisor Pedagógico e compreender as distintas funções/ações realizadas no
trabalho do Supervisor Pedagógico; b) historicizar alguns aspectos da criação do município de
Valparaíso de Goiás, do Sistema Municipal e do trabalho do Supervisor Pedagógico entre
1977-2022; c) compreender as relações entre o trabalho do Supervisor Pedagógico e a gestão
escolar nas escolas municipais de Ensino Fundamental I e II. Problematizou-se: quais
elementos do trabalho do Supervisor Pedagógico conduzem ao que parece ser uma
indefinição de sua identidade profissional. O estudo aproximou-se das contribuições teóricometodológicas do método histórico-dialético por meio das categorias contradição e mediação.
Trata-se de um estudo de natureza qualitativa com aplicação de questionário online para os
diretores, professores, coordenadores, supervisores, representante da Secretaria Municipal de
Educação e do Sindicato. Aponta as seguintes contradições: coexistem duas vertentes da
Supervisão Pedagógica que jazem nas escolas municipais de Ensino Fundamental I e II,
Supervisão Fiscalizadora e Supervisão Democrática. Persistem as divergências do trabalho do
Supervisor Pedagógico e definição de sua atuação tanto em âmbito administrativo quanto
pedagógico com a presença da Supervisão Fiscalizadora, Supervisão Articuladora e
Supervisão Burocrática. Constatou-se contradições entre o exposto na legislação sobre suas
atribuições com a prática do seu trabalho, indicando a equiparação das funções do Supervisor
Pedagógico e do Coordenador Pedagógico, a desvalorização do trabalho supervisivo, a
presença da gestão autoritária e da gestão democrática. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A atuação do supervisor pedagógico nas escolas municipais de ensino fundamental I e II de Valparaíso de Goiás - 2016 a 2022 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Supervisor pedagógico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Docentes - perfil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação docente | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation, developed in the Post-Graduation in Education by the Faculty of Education
of the University of Brasília (UnB), following the research line of Education Management and
Public Policies, has chosen as object of investigation the performance of the Pedagogical
Supervisor from the Primary City Schools (Stages I and II) in the municipality of Valparaíso
in the State of Goiás – from 2016 to 2022. The initial goal that was originally conceived was
to look into the conduct of the Pedagogical Supervisor of those schools relating to the range
of the pedagogical and administrative school running and its specific objectives: a) describing
the theorical and philosophical conceptions of the Pedagogical Supervisor and to comprehend
their distinctive functions and actions accomplished during their actions; b) historicize some
of the aspects as of the foundation of the municipality of Valparaíso de Goiás, of the Town
Educational System and the work of the Pedagogical Supervisor between 1977 – 2022; c) to
grasp the relations between the work of the Pedagogical Supervisor and the school
management in the municipality primary schools stages I and II. It was problematized: what
elements of the Pedagogical Supervisor’s work lead to what it seems an immeasurableness of
their professional identity. The study zoomed in on the theoretical-methodological
contributions from the historical-dialectical by means of contraction and mediation categories.
It approaches a study of qualitative nature by submitting an on-line questionnaire to
principals, teachers, coordinators, supervisors, the representant of the Board Secretary of
Education from the Municipality and the Teacher’s Union. It leads to the following
contradictions: two Pedagogical Supervision streams presently coexist in the Municipality
Primary Schools Stages I and II, Inspecting Supervision and Democratic Supervision. The
diverging views of the Pedagogical Supervisor’s duties remain as well as the specification of
their duties both in the management and pedagogical spheres with their inspecting
Supervisorial Presence, Articulating and Bureaucratic Supervisions. Contradictions have been
found between what is set by the legislation as for their attributions and labor practices,
naming the equivalation of the supervisor’s and Pedagogical Coordinator’s functions, the
devaluation of the supervising practice, the presence of authoritative management and the
democratic management. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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