Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47064
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DanieleLessaSoares_DISSERT.pdf35,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Narrativas literárias em exibição : uma curadoria das obras ilustradas da Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil
Autor(es): Soares, Daniele Lessa
Orientador(es): Barbosa, Sidney
Assunto: Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil
Bibliofilia
Curadoria - artes
Ilustração de livros - Brasil
Arte e Literatura
Colecionadores e coleções
Data de publicação: 21-Dez-2023
Referência: SOARES, Daniele Lessa. Narrativas literárias em exibição: uma curadoria das obras ilustradas da Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil. 2023. 151f. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esta dissertação apresenta uma curadoria de trechos, em formato de exposição, das obras literárias ilustradas da coleção da Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil (SCBB), confraria aristocrática de colecionadores de livros sediada no Rio de Janeiro, criada e gerida pelo industrial Raymundo Ottoni de Castro Maya (1894-1968). A SCBB confeccionou 23 livros entre os anos de 1943 (Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, ilustrado por Cândido Portinari) e 1969 (O compadre de Ogum, de Jorge Amado, ilustrado por Mário Cravo Júnior), em seleção de obras com a proposta de alcançar um panorama de brasilidade calcado no apuro estético, com ilustrações de alguns dos melhores artistas em atividade à época, em tiragens limitadas e exclusivas. Foi também observada a contextualização do funcionamento da Sociedade, em suas práticas sociais e elementos da cultura impressa.
Abstract: This dissertation presents a curatorship of excerpts, in an exhibition format, of illustrated literary works from the collection of the Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil (Society of the One Hundred Bibliophiles of Brazil, SCBB), an aristocratic fraternity of book collectors based in Rio de Janeiro, created and managed by the industrialist Raymundo Ottoni de Castro Maya (1894-1968). SCBB produced 23 books between 1943 (Memórias póstumas de Brás Cubas, by Machado de Assis, illustrated by Cândido Portinari) and 1969 (O compadre de Ogum, by Jorge Amado, illustrated by Mário Cravo Júnior), in a selection of works that intended to achieve a panorama of “brazilianness” based on aesthetic refinement, adorned by some of the best artists active at the time, in limited and exclusive editions. By also bringing the contextualization of the Society's functioning, we observe its social practices and elements of printed culture.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.