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Título: As crianças da educação precoce na pré-escola : a perspectiva das professoras
Autor(es): Almeida, Ana Caroline Freitas de
Orientador(es): Coelho, Cristina Massot Madeira
Assunto: Educação precoce
Educação infantil
Subjetividade
Data de publicação: 20-Dez-2023
Referência: ALMEIDA, Ana Caroline Freitas de. As crianças da educação precoce na pré-escola: a perspectiva das professoras. 2023. 111 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A Educação Precoce oferecida pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, SEEDF, é um serviço, destinado a crianças de 0 a 3 anos que apresentam alguma peculiaridade no processo de desenvolvimento. Geralmente a Educação Precoce é oferecida ao bebê partir do encaminhamento médico por causa de alguma doença, síndrome, comportamento diferenciado, grande período de hospitalização, prematuridade, entre outras possibilidades, ou à criança pequena a partir de novos diagnósticos ou suspeitas de atrasos no desenvolvimento. Quando as crianças concluem sua permanência na Educação Precoce, podem ingressar na pré-escola na própria SEEDF. A inserção dessa criança no mundo escolar aconteceu praticamente desde seu nascimento visto que a Educação Precoce não é uma terapia, mas uma intervenção educacional ofertada por professores. Essa familiaridade com o contexto escolar é vista pelo programa como um facilitador desse processo de transição das crianças. E os professores da Educação Infantil, como as recebem? Como são vistas as crianças que, ao ingressar na Pré-escola, já possuem uma característica: ―da precoce‖ ou ―passou pela precoce‖. As crianças recebem esses adjetivos e buscamos entender aqui que implicações elas têm sobre o professor. É o objetivo principal deste trabalho a compreensão das produções subjetivas de um grupo de professores participantes diretamente desse processo: os professores da fase inicial da pré-escola que recebem crianças vindas da Educação Precoce. A Teoria da Subjetividade, por meio da Epistemologia Qualitativa, foi a forma encontrada para o estudo do processo de transição da criança da Educação Precoce para a pré-escola na perspectiva das produções subjetivas dos professores que as recebem. Esse estudo indica que a apenas a documentação enviada via SEEDF para a Pré-escola estudada, os Jardins de Infância, não são suficientes para que os professores compreendam a criança e suas especificidades. Da forma como acontece atualmente há uma dependência dos professores buscarem tais informações e pormenores da família ou da Precoce e não uma forma institucionalizada eficaz. Com base na subjetividade das professoras e demais informações destas e das equipes do Jardim de Infância e da Precoce, são realizadas ainda reflexões sobre as práticas institucionalmente adotadas em busca de uma transição com qualidade tanto para as crianças quanto para os profissionais.
Abstract: Precocious Education offered by the State Department of Education of the Federal District, SEEDF, is a service aimed at children from 0 to 3 years old who have some peculiarity in the development process. Generally, Precocious Education is offered to the baby after medical referral due to some disease, syndrome, different behavior, long hospitalization period, prematurity, among other possibilities, or to the young child based on new diagnoses or suspected developmental delays. When children complete their stay at Precocious Education, they can enter preschool at SEEDF itself. The insertion of this child in the school world happened practically from birth, since Precocious Education is not a therapy, but an educational intervention offered by teachers. This familiarity with the school context is seen by the program as a facilitator of this transition process for children. And the kindergarten teachers, how do they receive them? How are children seen who, when entering Pre-school, already have a characteristic: ―from precocious‖ or ―went through precocious‖. Children receive these adjectives and we seek to understand here what implications they have on the teacher. The main objective of this work is to understand the subjective productions of a group of teachers who participate directly in this process: teachers in the initial phase of preschool who receive children from Early Education. The Theory of Subjectivity, through Qualitative Epistemology, was the way found to study the transition process of children from Precocious Education to Pre-school in the perspective of the subjective productions of the teachers who receive them. This study indicates that just the documentation sent via SEEDF to the Pre-school studied, the Kindergartens, is not enough for teachers to understand the child and its specificities. As it currently happens, there is a dependence on teachers to seek such information and details from the family or Precocious Education and not an effective institutionalized way. Based on the subjectivity of the teachers and other information from them and from the Kindergarten and Precocious Education teams, reflections are also made on institutionally adopted practices in search of a quality transition for both children and professionals.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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