Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Coelho, Cristina Massot Madeira | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Laura Matos de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-20T20:44:21Z | - |
dc.date.available | 2023-12-20T20:44:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-20 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-27 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Laura Matos de. O brincar livre do bebê na creche: processos subjetivos e desenvolvimento. 2023. 161 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47054 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O bebê brinca desde os seus primeiros meses de vida, brinca com o próprio corpo, brinca com
outras pessoas e com o ambiente que o cerca, e a partir dessas experiências aprende e se
desenvolve. Avançar numa compreensão acerca dos processos subjetivos que emergem na
experiência do brincar livre do bebê é importante, pois pode favorecer maior qualidade nas
práticas de cuidado e educação dos bebês. Este estudo tem por objetivo compreender a
experiência do brincar livre do bebê na creche, por uma perspectiva da subjetividade, a fim de
gerar inteligibilidade acerca dos processos subjetivos envolvidos nesta experiência, que podem
ser favorecedores do desenvolvimento do bebê. É a Teoria da Subjetividade de González Rey
que fornece os pressupostos teóricos para esta pesquisa, realizada num Centro Educacional da
Primeira Infância no Distrito Federal, (CEPI). A pesquisa traz discussões sobre conceitos de
teoria e epistemologia, articulando-os com questões sobre abordagens e métodos educacionais
da Educação Infantil, e uma nova perspectiva sobre o desenvolvimento do bebê e sobre o seu
brincar livre, como experiência que pode abrir novos caminhos de subjetivação. O desafio
metodológico foi enfrentado com a abordagem da Epistemologia Qualitativa, que para o estudo
da subjetividade resgata o sujeito na pesquisa e se caracteriza pelo caráter dialógico e
construtivo-interpretativo do conhecimento. Assim, é com a Metodologia ConstrutivoInterpretativa que a construção do conhecimento é elaborada, a partir de indicadores e
hipóteses, que evidenciem processos subjetivos nos bebês que, nesta pesquisa, são participantes
ativos. Conclui-se que no brincar livre na creche a subjetividade é constituída pelo bebê, e o
desenvolvimento ocorre a partir de processos que envolvem autonomia, imaginação e agência. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O brincar livre do bebê na creche : processos subjetivos e desenvolvimento | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bebês - desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Creches - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brincadeiras - educação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The baby plays since the first months of life, plays with its own body, and plays with other
people and with the environment that surrounds it, and from this experience it learns and
develops. Advancing in an understanding of the subjective processes that emerge in the baby's
experience of free play is important, as it can favor greater quality in the practices of care and
education of babies. This study aims to understand the baby's free play experience in the day
care center, from a subjectivity perspective, in order to generate intelligibility about the
subjective processes involved in this experience, which may favor the baby's development. It
is González Rey's Theory of Subjectivity that provides the theoretical assumptions for this
research, which was carried out in an Educational Center for Early Childhood in the Federal
District (CEPI). The research brings discussions about concepts of theory and epistemology
and articulates them with questions about approaches and educational methods of Early
Childhood Education and a new perspective on the development of the baby and on his free
playing, as an experience that can open new paths of development. subjectivation. The
methodological challenge was faced with the Qualitative Epistemology approach, which for the
study of subjectivity rescues the subject in the research and is characterized by the dialogic and
constructive-interpretative character of knowledge. Thus, it is with the Constructiveinterpretive Methodology that the construction of knowledge is elaborated, from indicators and
hypotheses, which evidence subjective processes in babies, which in this research, are active
participants. It is concluded that in free play at daycare, babies subjectively produce and develop
from processes that involve autonomy, imagination and agency. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|