Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Dessen, Maria Auxiliadora da Silva Campos | - |
dc.contributor.author | Szelbracikowski, Adriane Corrêa | - |
dc.date.accessioned | 2010-05-19T05:10:24Z | - |
dc.date.available | 2010-05-19T05:10:24Z | - |
dc.date.issued | 2010-05-19 | - |
dc.date.submitted | 2009 | - |
dc.identifier.citation | SZELBRACIKOWSKI, Adriane Corrêa. Um estudo sobre crianças pré-escolares socialmente competentes e crianças pré-escolares com comportamento exteriorizados no contexto familiar. 2009. 163 f. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/4703 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2009. | en |
dc.description.abstract | A necessidade de focalizar aspectos do desenvolvimento cognitivo, do estresse parental e do funcionamento familiar, em pesquisas a respeito do ajustamento social da criança préescolar, é enfatizada na literatura sobre competência social e comportamentos exteriorizados. Portanto, este estudo teve como objetivos descrever e comparar: (a) características cognitivas, emocionais, sociais e de comportamento do grupo de crianças socialmente competentes (Grupo A) e do grupo de crianças com comportamentos exteriorizados (Grupo B); as expectativas dos genitores quanto ao rendimento acadêmico de seus filhos e aspectos do desenvolvimento motor, de linguagem e social, relatados pela mãe e pelo pai; (b) o microssistema familiar dessas crianças, com base na percepção dos genitores, destacando os modos de vida, os principais eventos, o funcionamento familiar e o estresse parental. Participaram deste estudo 32 crianças pré-escolares e suas famílias, sendo: 20 famílias do Tipo 1 (ambos os genitores coabitavam com a criança) e 12 do Tipo 2 (apenas um genitor coabitava com a criança). As crianças foram classificadas por suas professoras como socialmente competentes (n=18) e com comportamentos exteriorizados (n=14). A coleta de dados foi efetuada em duas etapas, uma na escola e outra na casa da família. Na escola foi realizada a avaliação cognitiva das crianças, com a aplicação de dois testes de inteligência (Raven e Colúmbia). Na família, para a obtenção dos dados sociodemográficos e do seu funcionamento, os genitores, individualmente, participaram de uma entrevista semi-estruturada, e responderam um questionário e uma escala de estresse parental. Como parte dos resultados, os grupos A e B foram heterogêneos quanto ao desempenho cognitivo, ao estresse parental e à autoridade exercida sobre a criança; no entanto, eles apresentaram similaridades quanto às expectativas sobre o rendimento acadêmico e a conclusão dos estudos pela criança, bem como sobre a importância de freqüentar a escola. Além disso, genitores de ambos os grupos demonstraram perceber, de modos similares, o desenvolvimento e as características emocionais, sociais e de comportamento de suas crianças. No que tange ao contexto de vida familiar houve, também, similaridades entre os grupos A e B, particularmente quanto a: responsabilidade A necessidade de focalizar aspectos do desenvolvimento cognitivo, do estresse parental e do funcionamento familiar, em pesquisas a respeito do ajustamento social da criança préescolar, é enfatizada na literatura sobre competência social e comportamentos exteriorizados. Portanto, este estudo teve como objetivos descrever e comparar: (a) características cognitivas, emocionais, sociais e de comportamento do grupo de crianças socialmente competentes (Grupo A) e do grupo de crianças com comportamentos exteriorizados (Grupo B); as expectativas dos genitores quanto ao rendimento acadêmico de seus filhos e aspectos do desenvolvimento motor, de linguagem e social, relatados pela mãe e pelo pai; (b) o microssistema familiar dessas crianças, com base na percepção dos genitores, destacando os modos de vida, os principais eventos, o funcionamento familiar e o estresse parental. Participaram deste estudo 32 crianças pré-escolares e suas famílias, sendo: 20 famílias do Tipo 1 (ambos os genitores coabitavam com a criança) e 12 do Tipo 2 (apenas um genitor coabitava com a criança). As crianças foram classificadas por suas professoras como socialmente competentes (n=18) e com comportamentos exteriorizados (n=14). A coleta de dados foi efetuada em duas etapas, uma na escola e outra na casa da família. Na escola foi realizada a avaliação cognitiva das crianças, com a aplicação de dois testes de inteligência (Raven e Colúmbia). Na família, para a obtenção dos dados sociodemográficos e do seu funcionamento, os genitores, individualmente, participaram de uma entrevista semi-estruturada, e responderam um questionário e uma escala de estresse parental. Como parte dos resultados, os grupos A e B foram heterogêneos quanto ao desempenho cognitivo, ao estresse parental e à autoridade exercida sobre a criança; no entanto, eles apresentaram similaridades quanto às expectativas sobre o rendimento acadêmico e a conclusão dos estudos pela criança, bem como sobre a importância de freqüentar a escola. Além disso, genitores de ambos os grupos demonstraram perceber, de modos similares, o desenvolvimento e as características emocionais, sociais e de comportamento de suas crianças. No que tange ao contexto de vida familiar houve, também, similaridades entre os grupos A e B, particularmente quanto a: responsabilidade pelos cuidados com o filho e afazeres domésticos, rede social de apoio, atividades sociais, eventos familiares e da criança, envolvimento do genitor e expectativas sobre este envolvimento, satisfação com a vida familiar, valores, práticas parentais e estresse parental. Em relação à tipologia, as famílias dos tipos 1 e 2 apresentaram mais similaridades entre si no Grupo A do que no Grupo B. Quanto às diferenças encontradas, eram referentes, no Grupo A, ao envolvimento do pai, a interação da criança com o pai, ao uso da punição verbal e à convivência conjugal; no Grupo B, à expectativa da conclusão dos estudos, o desenvolvimento social e às características das crianças. Frente às similaridades e diferenças entre os grupos e os tipos de família, este estudo possibilita uma compreensão mais abrangente e inclusiva dos comportamentos exteriorizados e da competência social das crianças, ao considerar não apenas suas características individuais, mas, também, aspectos do sistema familiar, tais como a estrutura familiar, as relações parentais e conjugais e o estresse parental. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | The necessity to focus on aspects of the cognitive development, parental stress and family functioning, in researches about social adjustment of preschool children, has emphasized in the literature of social competence and externalizing behavior. Therefore this study aims to describe and compare (a) the cognitive, emotional, social and behavioral characteristics of children’ social competent (Group A) and with externalizing Behavior (Group B); the parental expectation about academic performance of their children and the aspects of motor, language and social development; (b) the family microsystem of those children, based at parents’ perception, highlighting the ways of life, the major events, the family functioning and the parental stress. The participants were 32 preschool’s children and their families being divided as 20 families by Type 1 (the child living with both parents) and 12 by Type 2 (the child living with one parent only). The children were classified by their teachers as social competent (n=18) and with externalizing behavior (n=14). The data collection was done by two places: at school and at families’ home. At school, the evaluation of children’s cognitive performance consisted in applying two tests of intelligence (Raven’s Colorful Progressive Matrices and Columbia). To collect information on socio-demographic data and family relationship, the mothers and fathers answered a questionnaire and participated, separately, in a semi-structured interview. A scale to measure the parental stress index (PSI) was administered to mothers and fathers. As part of the results the social competent and with externalized behavior groups were heterogeneous in relation to the cognitive performance and parental stress. However, the similarities between these groups were about the academic performance’s evaluation and expectative, conclusion of studies and the importance of being at school; also, the parents of both groups perceived, similarly, aspects of development and the emotional, social and behavioral characteristics. In relation of familiar context, also had similarities between groups A and B, specially about the responsibility by the child care and domestics tasks, by the social support net, social activities, events of family life and the life’s child, the involvement of father and the expectations about this involvement, the satisfaction with families’ life, by the values, parenting practices and parental stress. For the typology, family types 1 and 2 are more similar in the social competent group than in the externalizing behavior group. About the differences founded, were, in the Group A, concerning to the involvement of the father, to expectations about this involvement; in the Group B, children’s characteristics. Considering the similarities and differences between the groups and types of families, this study provides a more wide-ranging and inclusive comprehension of the externalizing behavior and the social competence of children, to consider not only their individual characteristics, but also aspects of the family system, such as family structure, parental and marital relations and parental stress. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Um estudo sobre crianças pré-escolares socialmente competentes e crianças pré-escolares com comportamento exteriorizados no contexto familiar | en |
dc.type | Tese | en |
dc.subject.keyword | Educação pré-escolar | en |
dc.subject.keyword | Psicologia infantil | en |
dc.subject.keyword | Família | en |
dc.subject.keyword | Comportamento - avaliação - crianças | en |
dc.location.country | BRA | en |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento e Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|