Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Frizete de | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-18T17:13:07Z | - |
dc.date.available | 2023-12-18T17:13:07Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-18 | - |
dc.date.submitted | 2021-06-30 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Frizete de. Memória educativa e leitura: significados à ação docente. 2021. 142 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47029 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A dissertação intitulada “Memória educativa e leitura: significados à ação docente”
foi elaborada a partir de inquietações acerca do processo de aquisição da leitura e
sua possível implicação no ato educativo. A pesquisa amparou-se na abordagem
qualitativa a partir do aporte teórico da Psicanálise com a utilização de entrevistas
semiestruturadas e, em especial, a escrita da memória educativa como dispositivo
de pesquisa que possibilita apre(e)ndermos algo que está para além do que
recordamos e, mais que reminiscências, acontecimentos, sensações e percepções
que permitem indicar significantes e significados, possivelmente com repercussões
na atuação docente. Os escritos freudianos nos apontam que os primeiros contatos
que as crianças estabelecem com seus cuidadores e pessoas mais próximas
servirão de argamassa na constituição de sua subjetividade. Neste sentido,
assinalamos que a ação docente pode desempenhar relevante papel na constituição
de repertórios em relação aos modos de ser, sentir e agir dos sujeitos, a depender
das primeiras experiências vivenciadas na infância. Estudos sobre a subjetividade
no cenário educativo são considerados pertinentes e relevantes e este trabalho visa
a ampliação dessa discussão ao lançar olhar sobre as participantes que eram
docentes atuantes na Educação Infantil, da rede pública da Secretaria de Estado da
Educação do Distrito Federal, no período de 2019-2020. Na análise de conteúdo,
emergiram três eixos: Constituição Subjetiva; Linguagem e Transferência, que
apontam para uma possível confirmação da hipótese inicial, quanto à influência que
professores e/ou cuidadores exercem na formação dos sujeitos, desvelada na
escrita da memória educativa. Os dados coletados e analisados sobre as pessoas,
sensações e acontecimentos, vivenciados pelas participantes da pesquisa,
propiciaram, para além da rememoração, a implicação da constituição subjetiva na
atuação docente. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Memória educativa e leitura : significados à ação docente | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Memória educativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitura - aquisição de linguagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores e alunos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicanálise e educação | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The dissertation entitled "Educational memory and reading: meanings to teaching
action" was elaborated from concerns about the process of acquisition of reading and
its possible implication in the educational act. The research was based on the
qualitative approach based on the theoretical contribution of Psychoanalysis with the
use of semi-structured interviews and, especially, the writing of educational memory
as a research device that enables learning something beyond what we remember
and, more than reminiscences, events, sensations and perceptions that allow
indicating signifiers and meanings, possibly with repercussions on the teaching
action. The Freudian writings point out that the first contacts that children establish
with their caregivers and people closer to them, will serve as pillar in the constitution
of their subjectivity. In this sense, we point out that the teaching action can play a
relevant role in the constitution of repertoires in relation to the ways of being, feeling
and acting of the subjects, depending on the first experiences experienced in
childhood. Studies about subjectivity in the educational setting are considered
relevant and this work aims at the expansion of this discussion by looking at the
participants who were teachers working in Early Childhood Education, of the public
schools from State Secretariat of Education of the Federal District, in the period from
2019 to 2020. In the content analysis, three axes emerged: Subjective Constitution;
Language and Transference, which point to a possible confirmation of the initial
hypothesis, as to the influence that teachers and/or caregivers exert in the formation
of subjects, unveiled in the writing of the educational memory. The data collected and
analyzed on people, sensations and events, experienced by the participants of the
research, provided, in beyond remembrance, the implication of the subjective
constitution in the teaching action. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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