Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/47029
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Frizete_de_oliveira_DISSERT.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de-
dc.contributor.authorOliveira, Frizete de-
dc.date.accessioned2023-12-18T17:13:07Z-
dc.date.available2023-12-18T17:13:07Z-
dc.date.issued2023-12-18-
dc.date.submitted2021-06-30-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Frizete de. Memória educativa e leitura: significados à ação docente. 2021. 142 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47029-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA dissertação intitulada “Memória educativa e leitura: significados à ação docente” foi elaborada a partir de inquietações acerca do processo de aquisição da leitura e sua possível implicação no ato educativo. A pesquisa amparou-se na abordagem qualitativa a partir do aporte teórico da Psicanálise com a utilização de entrevistas semiestruturadas e, em especial, a escrita da memória educativa como dispositivo de pesquisa que possibilita apre(e)ndermos algo que está para além do que recordamos e, mais que reminiscências, acontecimentos, sensações e percepções que permitem indicar significantes e significados, possivelmente com repercussões na atuação docente. Os escritos freudianos nos apontam que os primeiros contatos que as crianças estabelecem com seus cuidadores e pessoas mais próximas servirão de argamassa na constituição de sua subjetividade. Neste sentido, assinalamos que a ação docente pode desempenhar relevante papel na constituição de repertórios em relação aos modos de ser, sentir e agir dos sujeitos, a depender das primeiras experiências vivenciadas na infância. Estudos sobre a subjetividade no cenário educativo são considerados pertinentes e relevantes e este trabalho visa a ampliação dessa discussão ao lançar olhar sobre as participantes que eram docentes atuantes na Educação Infantil, da rede pública da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal, no período de 2019-2020. Na análise de conteúdo, emergiram três eixos: Constituição Subjetiva; Linguagem e Transferência, que apontam para uma possível confirmação da hipótese inicial, quanto à influência que professores e/ou cuidadores exercem na formação dos sujeitos, desvelada na escrita da memória educativa. Os dados coletados e analisados sobre as pessoas, sensações e acontecimentos, vivenciados pelas participantes da pesquisa, propiciaram, para além da rememoração, a implicação da constituição subjetiva na atuação docente.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMemória educativa e leitura : significados à ação docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMemória educativapt_BR
dc.subject.keywordLeitura - aquisição de linguagempt_BR
dc.subject.keywordProfessores e alunospt_BR
dc.subject.keywordPsicanálise e educaçãopt_BR
dc.description.abstract1The dissertation entitled "Educational memory and reading: meanings to teaching action" was elaborated from concerns about the process of acquisition of reading and its possible implication in the educational act. The research was based on the qualitative approach based on the theoretical contribution of Psychoanalysis with the use of semi-structured interviews and, especially, the writing of educational memory as a research device that enables learning something beyond what we remember and, more than reminiscences, events, sensations and perceptions that allow indicating signifiers and meanings, possibly with repercussions on the teaching action. The Freudian writings point out that the first contacts that children establish with their caregivers and people closer to them, will serve as pillar in the constitution of their subjectivity. In this sense, we point out that the teaching action can play a relevant role in the constitution of repertoires in relation to the ways of being, feeling and acting of the subjects, depending on the first experiences experienced in childhood. Studies about subjectivity in the educational setting are considered relevant and this work aims at the expansion of this discussion by looking at the participants who were teachers working in Early Childhood Education, of the public schools from State Secretariat of Education of the Federal District, in the period from 2019 to 2020. In the content analysis, three axes emerged: Subjective Constitution; Language and Transference, which point to a possible confirmation of the initial hypothesis, as to the influence that teachers and/or caregivers exert in the formation of subjects, unveiled in the writing of the educational memory. The data collected and analyzed on people, sensations and events, experienced by the participants of the research, provided, in beyond remembrance, the implication of the subjective constitution in the teaching action.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.