Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Niederauer, Marcia Elenita Franca | pt_BR |
dc.contributor.author | Castro, Ana Júlia Miranda | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-15T18:33:48Z | - |
dc.date.available | 2023-12-15T18:33:48Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-14 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-09 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, Ana Júlia Miranda. Políticas linguísticas: seleção para cursos de mestrado na área de Letras/Linguística. 2023. 78 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47024 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem por objetivos a análise do nível de multilinguismo dos cursos de mestrado na área de avaliação da Capes Letras/Linguística, analisar o perfil dos candidatos, em termos de multilinguismo, com base na escolha da LE na seleção e o que determina a escolha de cada LE. A metodologia adotada para este estudo foi a mista. E seu corpus é composto por análise documental de editais dos cursos de Letras/Linguística dos anos de 2018-2021, análise de questionários aplicados a mestres dos cursos pesquisados e das dissertações desses respondentes e de outras dissertações selecionadas de maneira aleatória. A fundamentação teórica apoia-se nos conceitos de política linguística (SPOLSKY, 2016; CALVET, 2007; MCCARTY, 2011), além de discussões sobre a hegemonia da língua inglesa sobre outras línguas (HAMEL, 2013; ARNOUX, 2019; RAJAGOPALAN, 2003). Os resultados apontam que os processos seletivos de seleção para mestrado em Letras/Linguística são multilíngues ao permitirem mais de uma língua estrangeira como língua de proficiência. Há, porém, notável privilégio da língua inglesa em detrimento das outras nesses processos, sendo esta presente em mais de 80% dos editais. O destaque do inglês se deu também no uso real da língua, quando analisamos as bibliografias das dissertações de mestres em Letras/Linguística e percebemos que mesmo comprovando proficiência em uma LE que não o inglês, a quantidade de citação em inglês era maior do que na língua de proficiência. Finalmente, constatamos a necessidade de se implementar uma política linguística universitária multilíngue que dê conta da diversidade linguística envolvida no processo de seleção e durante o próprio mestrado. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Políticas linguísticas : seleção para cursos de mestrado na área de Letras/Linguística | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política linguística | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo seletivo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Multilinguismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior - Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aims to analyze the level of multilingualism of master's courses in the area of
Literature and Linguistics, to analyze the profile of candidates, in terms of multilingualism,
based on the choice of FL in the selection and what determines the choice of each LE. The
methodology adopted for this study was mixed. And its corpus is composed of document
analysis of public notices of Languages/Linguistics courses from the years 2018-2021,
analysis of questionnaires applied to masters of the surveyed courses and the dissertations
of these respondents and other dissertations selected at random. The theoretical foundation
is based on the concepts of language policy (SPOLSKY, 2016; CALVET, 2007;
MCCARTY, 2011), as well as discussions on the hegemony of the English language over
other languages (HAMEL, 2013; ARNOUX, 2019; RAJAGOPALAN, 2003). The results
point out that the selective selection processes for the master's degree in
Literature/Linguistics are multilingual by allowing more than one foreign language as a
proficiency language. There is, however, a notable privilege of the English language to the
detriment of others in these processes, which is present in more than 80% of the public
notices. The prominence of English also occurred in the actual use of the language, when
we analyzed the bibliographies of masters' dissertations in Literature/Linguistics and
realized that even proving proficiency in a FL other than English, the number of citations
in English was greater than in the proficiency language. Finally, we found the need to
implement a multilingual university linguistic policy that considers the linguistic diversity
involved in the selection process and during the master's degree itself. | en |
dc.description.abstract3 | Esta investigación tiene como objetivos: analizar el nivel de multilingüismo de los cursos
de maestría en el área de Literatura y Lingüística, examinar el perfil de los candidatos, en
términos de multilingüismo, en función de la elección de lengua extranjera en la selección
y lo que determina esa elección. La metodología adoptada para este estudio fue mixta. Y su
corpus está compuesto por análisis de documentos de avisos públicos de cursos de
Idiomas/Lingüística de los años 2018-2021, análisis de cuestionarios aplicados a
estudiantes que hicieron maestrías en los cursos encuestados y sus tesis, así como de otras
tesis seleccionadas al azar. La fundamentación teórica se basa en los conceptos de política
lingüística (SPOLSKY,2016; CALVET,2007; MCCARTY,2011), así como discusiones
sobre la hegemonía del idioma inglés sobre otros idiomas (HAMEL, 2013; ARNOUX,
2019; RAJAGOPALAN,2003). Los resulta dos apuntan que los procesos de selección para
la maestría en Literatura/Lingüística son multilingües al permitir más de una lengua
extranjera como lengua de conocimiento. Hay, sin embargo, un notable privilegio del
idioma inglés en detrimento de otros en estos procesos, que está presente en más del 80%
de los avisos públicos. El protagonismo del inglés también se dio en el uso real del idioma,
cuando analizamos las bibliografías de tesis de maestría en Literatura/Lingüística y nos
dimos cuenta de que, incluso si demuestra dominio en una lengua extranjera diferente al
inglés, el número de citas en inglés era mayor que en el idioma de dominio. Finalmente,
encontramos la necesidad de implementar una política lingüística universitaria plurilingüe
que tenga en cuenta la diversidad lingüística implicada en el proceso de selección y durante
la propia maestría. | es |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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