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CarlosLucasCampeloFreitasDeBarros_DISSERT.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCoelho Junior, Francisco Antoniopt_BR
dc.contributor.authorBarros, Carlos Lucas Campelo Freitas dept_BR
dc.date.accessioned2023-12-13T18:32:29Z-
dc.date.available2023-12-13T18:32:29Z-
dc.date.issued2023-12-13-
dc.date.submitted2023-05-30-
dc.identifier.citationBARROS, Carlos Lucas Campelo Freitas de. Valores organizacionais e desempenho estratégico: estudo em uma empresa brasileira do ramo financeiro e de seguros. 2023. 106 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47004-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA importância do alinhamento entre cultura organizacional e estratégia vem se consolidando ao longo das últimas décadas, tornando esta relação objeto de atenção no contexto das organizações contemporâneas. O alinhamento entre cultura e estratégia é repetidamente abordado pela literatura científica sobre gestão, por tratar dos possíveis efeitos na condução do comportamento ligado ao sucesso organizacional e influenciar, assim, o desempenho organizacional. Isto posto, esta pesquisa tem como objetivo geral testar o efeito preditivo entre a frequência de percepção dos eixos da cultura organizacional, sob a ótica de seus colaboradores, sobre indicadores de desempenho organizacional de uma Empresa brasileira que atua no segmento financeiro e de seguros. Estabeleceu-se a seguinte pergunta de pesquisa: a frequência de percepção dos eixos da cultura organizacional, sob a ótica de seus colaboradores, prediz indicadores de desempenho organizacional de uma Empresa brasileira que atua no segmento financeiro e de seguros? Definiram-se os seguintes objetivos específicos: a) descrever a visão geral de colaboradores acerca da percepção dos eixos da cultura da Organização; b) descrever a influência da percepção dos eixos da cultura organizacional junto às unidades corporativas, para o alcance da estratégia da Organização; c) descrever a influência de percepção dos eixos da cultura junto às unidades de negócio, para o alcance da estratégia da Organização; e d) apresentar evidências de validade interna da escala de frequência de percepção dos eixos da cultura organizacional. Foram definidas hipóteses de pesquisa buscando o relacionamento empírico entre as variáveis, a fim de se verificar as relações existentes entre cultura organizacional e estratégia, sendo a frequência de percepção dos eixos da cultura organizacional, sobre as rotinas de trabalho, a variável antecedente, e o indicador do indicador de aderência estratégica a variável critério. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, de abordagem mista, descritiva na abordagem qualitativa e explicativa na abordagem quantitativa. O lócus trata de uma Organização privada brasileira, de atuação nacional. O estudo compreendeu três etapas, a saber: na primeira etapa, qualitativa (Q1), foram realizadas entrevistas, junto a colaboradores da Organização, tendo por objetivo levantar impressões e opiniões acerca dos temas em estudo; a segunda etapa, quantitativa (Q2), teve por objetivo medir a frequência de percepção dos eixos de cultura organizacional no dia a dia do trabalho e sua relação preditiva com o alcance do Indicador de Aderência Estratégica, por meio do levantamento (survey) da percepção de colaboradores da Empresa; e, por fim, a terceira etapa, qualitativa (Q3) buscou levantar a percepção de gestores, de diferentes unidades, sobre os resultados obtidos até então, visando, assim, à triangulação metodológica pela complementaridade. Foram realizados procedimentos de análise de conteúdo e procedimento estatístico nas etapas qualitativas. Para a testagem quantitativa das hipóteses de pesquisa, foram realizados testes estatísticos (ANOVA e regressão linear múltipla) para se verificar o grau de predição, na Organização, a partir do possível relacionamento entre as variáveis estudadas. Como resultados deste trabalho, por meio da análise de dados secundários (Q2) foi apresentada relação de predição entre a frequência de percepção dos eixos da cultura organizacional sobre indicadores de desempenho estratégico da Organização. Essa relação de predição entre a variável critério representado pelo indicador IAE (N=695 e R Quadrado Ajustado 0,082), e dois fatores da variável independente (Soft e Hard Skills) associado a variável tipo de unidade (UC/UN) teve relação de significância, a essa relação soma-se ao esforço das etapas qualitativas (Q1 e Q3) cujo resultado apresentou forte aderência entre as variáveis sob a ótica dos entrevistados. Limitações da pesquisa e sugestões para estudos futuros são apresentados ao final deste trabalho.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleValores organizacionais e desempenho estratégico : estudo em uma empresa brasileira do ramo financeiro e de segurospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCultura organizacionalpt_BR
dc.subject.keywordValores organizacionaispt_BR
dc.subject.keywordEstratégia organizacionalpt_BR
dc.subject.keywordDesempenho organizacionalpt_BR
dc.subject.keywordLiderançapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The importance of aligning organizational culture and strategy has been consolidating over the last few decades, making this relationship an object of attention in the context of contemporary organizations. The alignment between culture and strategy is repeatedly addressed by the scientific literature on management, as it deals with the possible effects on conducting behavior linked to organizational success and thus influencing organizational performance. This research has the general objective of testing the predictive effect between the frequency of perception of the pillars of organizational culture, from the perspective of its employees, on organizational performance indicators of a Brazilian company that operates in the financial and insurance segment. The following research question was established: do the perception of the pillars of organizational culture, from the perspective of its employees, predict organizational performance indicators of a Brazilian company that operates in the financial and insurance segment? The following specific objectives were defined: a) to describe the general view of employees regarding the perception of the pillars of the Organization's culture; b) describe the influence of the perception of the pillars of the organizational culture with the corporate units, for the achievement of the Organization's strategy; c) describe the influence of perception of the pillars of culture with the business units, for the achievement of the Organization's strategy; and d) present evidence of internal validity of the frequency scale of perception of the pillars of organizational culture. Research hypotheses were defined seeking the empirical relationship between the variables, in order to verify the existing relationships between organizational culture and strategy, being the frequency of perception of the pillars of organizational culture, about work routines, the antecedent variable, and the indicator of the indicator of strategic adherence to the criterion variable. The research is characterized as a case study, with a mixed approach, descriptive in the qualitative approach and explanatory in the quantitative approach. The locus deals with a Brazilian private organization, with national operations. The study comprised three stages, namely: in the first stage, qualitative (Q1), interviews were conducted with the Organization's employees, with the aim of raising impressions and opinions about the topics under study; the second stage, quantitative (Q2), aimed to measure the strength of the application of the pillars of organizational culture in the day-to-day work and its predictive relationship with the achievement of the Strategic Adherence Indicator, through the survey (survey) of the perception of Company employees; and, finally, the third, qualitative stage (Q3) sought to raise the perception of managers, from different units, about the results obtained so far, thus aiming at methodological triangulation through complementarity. Content analysis and statistical procedures were carried out in the qualitative stages. For the quantitative testing of the research hypotheses, statistical tests were performed (ANOVA and multiple linear regression) to verify the degree of prediction, in the Organization, based on the possible relationship between the studied variables. As a result of this work, through the analysis of secondary data (Q2) a prediction relationship was presented between the frequency of perception of the pillars of the organizational culture on the Organization's strategic performance indicators. This prediction relationship between the criterion variable represented by the IAE indicator (N=695 and Adjusted R Squared 0.082), and two factors of the independent variable (Soft and Hard Skills) associated with the variable type of unit (UC/UN) had a significant relationship , to this relationship is added the effort of the qualitative stages (Q1 and Q3) whose result showed strong adherence between the variables from the perspective of the interviewees.en
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Administração (FACE ADM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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