Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46935
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EducacaoCienciasMatematica.pdf682,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSchnorr, Samuel Molina-
dc.contributor.authorPietrocola, Maurício-
dc.date.accessioned2023-12-01T14:59:15Z-
dc.date.available2023-12-01T14:59:15Z-
dc.date.issued2022-07-20-
dc.identifier.citationSCHNORR, Samuel Molina; PIETROCOLA, Maurício. Educação em Ciências e Matemática no Brasil: uma Revisão Sistemática de 25 Anos de Pesquisa (1994–2018). Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 22, e37242, p. 1-30. DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u713742. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/37242. Acesso em: 29 nov. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46935-
dc.description.abstractPara entender como a pesquisa em educação científica e matemática se desenvolveu no Brasil nos últimos 25 anos (de 1994 à 2018), analisamos os 10 periódicos brasileiros mais bem avaliados na área. Construímos um extenso conjunto de dados com todos os artigos publicados nas revistas selecionadas sobre pesquisa em educação científica e matemática desde 1994. Categorizamos 3.014 artigos como de produção nacional e 584 como estrangeiros e, em seguida, analisamos o perfil dos autores. Nos estudos de produção nacional também analisamos: (i) a natureza do estudo (pesquisa empírica, relato de experiência ou ensaio teórico), (ii) temas de pesquisa e (iii) conteúdo textual (título, resumo e palavras-chave). Nossos resultados indicaram que, nos últimos 25 anos, as pesquisas em educação científica e matemática têm sido conduzidas principalmente por pesquisadores do gênero masculino de universidades públicas do sudeste do Brasil. As principais áreas de pesquisa foram ensino e aprendizagem e formação de professores, os principais temas pesquisados foram formação de professores, livro didático e educação ambiental. Em geral, os artigos estrangeiros tinham apenas um autor de países da América Latina, Portugal ou Espanha. Por meio da análise de uma quantidade considerável de publicações, nosso trabalho apresentou um panorama da produção científica da área nos últimos anos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação em ciências e matemática no Brasil : uma revisão sistemática de 25 anos de pesquisa (1994–2018)pt_BR
dc.title.alternativeScience and mathematics education in Brazil : a systematic review of 25 years of research (1994–2018)pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura científica brasileirapt_BR
dc.subject.keywordPeriódicos científicospt_BR
dc.subject.keywordEducação científicapt_BR
dc.subject.keywordRevisão sistemáticapt_BR
dc.rights.license(CC BY) https://creativecommons.org/licenses/by/4.0.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u713742pt_BR
dc.description.abstract1To understand how research in science and mathematics education has developed in Brazil in the last 25 years (from 1994 to 2018) we analysed the 10 best-rated Brazilian journals in the field. We built an extensive dataset with all articles published in the selected journals about research in science and mathematics education since 1994. We categorized 3014 articles as national production and 584 as foreign and then analysed the profile of the authors. In the studies from national production we also analysed: (i) the nature of the study (empirical research, experience report or theoretical essay), (ii) research strands and (iii) textual content (titles, abstract and keywords). Our results indicated that in the last 25 years, cutting edge research in science and mathematics education has mainly been led by male researchers from public Universities in the southeast of Brazil. The main thematic strands were teaching and learning and teacher training and the main subjects researched were teacher formation, textbook and environmental education. In general, foreign articles had only one author from countries in Latin America, Portugal or Spain. Through the analysis of a considerable amount of publications, our work presented an overview of the scientific production of the field in recent years.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9326-1477pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1839-8005pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de São Paulopt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Biológicas (IB)pt_BR
dc.description.unidadeNúcleo de Educação Científica (IB NECBio)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.