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ARTIGO_CronicasRachelQueiroz.pdf851,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorOliveira, Irina Alencar de-
dc.date.accessioned2023-12-01T10:58:17Z-
dc.date.available2023-12-01T10:58:17Z-
dc.date.issued2021-10-21-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Irina Alencar de. Crônicas de Rachel de Queiroz e a cidade de Goiás: um familiar olhar estrangeiro. Labor e Engenho, Campinas, SP, v. 15, n. 00, p. e021013, 2021. DOI: 10.20396/labore.v15i00.8665805. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/labore/article/view/8665805. Acesso em: 1 dez. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46930-
dc.description.abstractO presente artigo investiga o imaginário urbano criado pela escritora Rachel de Queiroz sobre a cidade de Goiás, observado através de algumas de suas crônicas jornalísticas que contemplam essa temática, publicadas entre 1948 e 1988. Propõe-se o estudo de seu familiar e perspicaz olhar sobre a cidade, ainda que externo, originado no fato de essa ser a terra natal de seu segundo marido, Oyama de Macedo. Para isso, utiliza-se a História Cultural como suporte teóricometodológico, sendo exploradas as complexas relações entre história e ficção e abordando o conceito de imaginário urbano, a partir dos discursos e imagens vinculados a Goiás refletidos pela autora. Nesse contexto, são analisadas as perspectivas de teóricos como Michel de Certeau, Paul Ricoeur, Roger Chartier, Sandra Pesavento, etc. Tal embasamento objetiva justificar a utilização da literatura como fonte histórica, também apoiada por uma breve investigação biográfica sobre a autora, de modo a permitir a melhor contextualização de seus escritos. Destaca-se, ainda, que a ausência de pesquisas com esse recorte temático e teórico, articulando a obra de Queiroz e a cidade de Goiás, despertou o interesse por esse campo investigativo, sobretudo, por viabilizar o alcance de abordagens diferenciadas. Por fim, constata-se que o imaginário vilaboense construído pela autora é bastante coerente e complementar ao verificado na bibliografia existente, consolidando-o. Nele são recorrentemente observados os conflitos locais entre passado e presente, a riqueza cultural e natural de seu patrimônio e de seus habitantes, os efeitos do secular isolamento geográfico da região, os traumas deixados pela transferência da capital na década de 1930, o bandeirante Anhanguera como mito originário, entre outros temas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUnicamppt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCrônicas de Rachel de Queiroz e a Cidade de Goiás : um familiar olhar estrangeiropt_BR
dc.title.alternativeRachel de Queiroz´s chronicles and the “City of Goiás” [Brazil] : a familiar foreign viewpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordGoiás (Estado)pt_BR
dc.subject.keywordQueiroz, Rachel de, 1910-2003pt_BR
dc.subject.keywordImagináriopt_BR
dc.subject.keywordFontes literáriaspt_BR
dc.subject.keywordPatrimônio culturalpt_BR
dc.rights.license(CC BY NC)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.20396/labore.v15i00.8665805pt_BR
dc.description.abstract1This paper investigates the urban imaginary created by the writer Rachel de Queiroz about the “City of Goiás”, observed through some of her journalistic chronicles that contemplate this theme, published between 1948 and 1988. It is proposed to study her familiar and insightful look at the city, although external, originated in the fact that this is the birthplace of her second husband, Oyama de Macedo. For this, Cultural History is used as a theoretical and methodological support, exploring the complex relationships between history and fiction and addressing the concept of urban imagery, from the speeches and images linked to Goiás reflected by the author. In this context, the perspectives of theorists such as Michel de Certeau, Paul Ricoeur, Roger Chartier, Sandra Pesavento, etc. are analyzed. This basis aims to justify the use of literature as a historical source, also supported by a brief biographical investigation about the author, in order to allow for a better contextualization of her writings. It is also noteworthy that the absence of research with this thematic and theoretical focus, articulating the work of Queiroz and the “City of Goiás”, aroused interest in this investigative field, above all, by enabling the reach of differentiated approaches. Finally, it appears that the Vilaboense imaginary constructed by the author is quite coherent and complementary to that verified in the existing bibliography, consolidating it. In it, local conflicts between past and present are repeatedly observed, the cultural and natural wealth of its heritage and its inhabitants, the effects of the secular geographic isolation of the region, the traumas left by the transfer of the capital in the 1930s, the bandeirante Anhanguera as original myth, among other themes.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6649-263Xpt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
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