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Título: A educação superior no Brasil e o envelhecimento populacional : cenários e desafios
Autor(es): Brito, Maria Ivoneide de Lima
Karnikowski, Margô Gomes de Oliveira
Oliveira, Zaíra Nascimento de
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade Federal do Tocantins
Assunto: Ensino superior
Envelhecimento
Universidade do Envelhecer
Universidades Abertas à Terceira Idade
Universidade de Brasília
Data de publicação: 6-Dez-2021
Editora: Instituto Federal de Brasília
Referência: BRITO, Maria Ivoneide de Lima; KARNIKOWSKI, Margô Gomes de Oliveira; OLIVEIRA, Zaíra Nascimento de. A educação superior no Brasil e o envelhecimento populacional: cenários e desafios. REVISTA EIXO, v. 10, n. 3, p. 72-83, 6 dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.19123/eixo.v10i3.896. Disponível em: http://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/article/view/896.
Resumo: O presente artigo ressalta a importância da educação enquanto bem inalienável e o papel da educação superior no Brasil a partir de sua função social, com enfoque nas crises vivenciadas e no envelhecimento populacional, e a presença do velho no contexto desse campo, com vistas a elencar o retrato de alguns de seus cenários e desafios. Trata-se de um estudo exploratório, realizado a partir de um levantamento documental de dados secundários provenientes do Censo da Educação Superior, produzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, engendrado no contexto do envelhecimento e das Universidades Abertas à Terceira Idade, tendo como caso de análise a Universidade de Brasília, a partir do Programa Universidade do Envelhecer – Arte de viver, no período de 2015 a 2019. Os dados confirmam que a população envelhece a passos largos e que existem poucas políticas públicas educacionais voltadas para os velhos no âmbito da educação superior. São ações pontuais, restritas aos cursos de educação e de saúde, a exemplo da própria Universidade do Envelhecer. Concluiu-se que a universidade precisa repensar a sua ação frente à sociedade e sua intrínseca relação com o fenômeno do envelhecimento humano.
Abstract: The article emphasizes the importance of education as an inalienable asset and the role of higher education in Brazil based on its social function, focusing on the crises experienced and population aging, and the presence of the old in the context of this field, with a view to listing the picture of some of its scenarios and challenges. This is an exploratory study, based on a documentary survey of secondary data from the Census of Higher Education, produced by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira, generated in the context of aging and Universities Open to the Third Age, using the University of Brasília as an analysis case, based on the Universidade do Envelhecer Program - Art of living, in the period from 2015 to 2019. Data confirm that the population is aging at a fast pace and that there are few public educational policies aimed at the elderly in the field of higher education. One-off actions, restricted to education and health courses, for example, UniSER itself. The University needs to rethink its action towards society and its intrinsic relationship with the henomenon of human aging.
Unidade Acadêmica: Ouvidoria (OUV)
Faculdade UnB Ceilândia (FCE)
Curso de Farmácia (FCE-FAR)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde
DOI: https://doi.org/10.19123/eixo.v10i3.896
Versão da editora: http://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/article/view/896
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