Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46859
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_DanielaBarrosPonteseSilva.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A constituição do ser-saber pela tradição oral de matriz africana : ancestralidade, Educação e a (Po)Ética da oralidade na transmissão de saberes
Autor(es): Silva, Daniela Barros Pontes e
Orientador(es): Silva, Ana Tereza Reis da
Assunto: Tradição oral
Tradição oral africana
Povos tradicionais
Diáspora
Psicologia africana
Data de publicação: 14-Nov-2023
Referência: SILVA, Daniela Barros Pontes e. A constituição do ser-saber pela tradição oral de matriz africana: ancestralidade, Educação e a (Po)Ética da oralidade na transmissão de saberes. 2023. 143 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A presente tese aborda a Tradição Oral de Matriz Africana enquanto processo educativo e de constituição do ser-saber, que tem a Ancestralidade como fio condutor, e proporciona Existências conscientes de si enquanto Ser histórico e ancestral, promovendo uma coerência ética consciência-comportamento. Esta coerência, cuja ética está comprometida com valores civilizatórios e fundamentos ancestrais de Matriz Africana, compõe uma unicidade referencial educativa relacional entre África e Diáspora, que se manifesta em Expressões Culturais Tradicionais, Comunidades de Terreiro, Povos e Comunidades Tradicionais. A palavra, a linguagem e a corp-Oralidade situam a experiência na (po)ética do Tempo espiralar, que resiste ao racismo, ao epistemicídio, e proporciona a Reexistência dos fundamentos no presente como modo de constituição do Ser. A pesquisa tem caráter teórico e dialoga os saberes de contextos de Tradição Oral de Matriz Africana em Diáspora com a filosofia africana, a psicologia africana, e a teoria decolonial.
Abstract: This thesis addresses the Oral Tradition of African Matrix as an educational process and as a constitution of being-knowing. Ancestry is the guiding thread to this education, and sets self-conscious Existences as historical and ancestral Beings, promoting an ethical coherence consciousness-behavior. This coherence, whose ethics are committed to civilizing values and ancestral foundations of African Matrix, make up a referential unity for the education weaving Africa and the Diaspora. This education happens in Traditional Cultural Expressions, Terreiro Communities, Traditional Peoples and Communities. The word, the language and the corp-Orality situate the experience in the (po)ethics of The Spiraling Time, resisting to the racism and the epistemicide, and providing the Reexistence of the afroDiasporic fundamentals in the present, through the constitution of the Being. The research is theoretical and dialogues the knowledge in the contexts of Oral Tradition of African Matrix in Diaspora with African philosophy, African psychology, and decolonial theory.
Resumen: Esta tesis aborda la Tradición Oral de la Matriz Africana como proceso educativo y de constitución del ser-saber, que tiene como hilo conductor la Ancestralidad, y proporciona las Existencias autoconscientes como Seres históricos y ancestrales, promoviendo una coherencia ética conciencia-conducta. Esta coherencia, cuya ética está comprometida con los valores civilizatorios y los fundamentos ancestrales de la Matriz Africana, compone una singularidad referencial educativa relacional entre África y la Diáspora, que se manifiesta en las Expresiones Culturales Tradicionales, las Comunidades de Terreiros, los Pueblos y Comunidades Tradicionales. La palabra, el lenguaje y la corp-Oralidad sitúan la experiencia en la (po)ética del Tiempo en espiral, que resiste al racismo, al epistemicídio y proporciona la Reexistencia de los fundamentos en el presente como una forma de constitución del Ser. La investigación tiene un carácter teórico y dialoga los saberes de los contextos de Tradición Oral de la Matriz Africana en la Diáspora con la filosofía africana, la psicología africana y la teoría decolonial.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.