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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCaldeira, Thaísa Lopes-
dc.contributor.authorCunha, Murilo Bastos da-
dc.date.accessioned2023-11-03T12:23:35Z-
dc.date.available2023-11-03T12:23:35Z-
dc.date.issued2020-03-05-
dc.identifier.citationCALDEIRA, Thaísa Lopes; CUNHA, Murilo Bastos da. Os modelos de comercialização de livros eletrônicos para bibliotecas: uma perspectiva do direito. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 30, n. 1, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n1.45406. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/45406. Acesso em: 3 nov. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46790-
dc.description.abstractCom o surgimento dos livros eletrônicos a indústria do conteúdo (produtores e fornecedores) se viram frente a necessidade de elaboração de um novo modelo de negócios para comercializar os livros nesse novo suporte. Esses modelos ainda são pouco discutidos na literatura acadêmica e carecem de clareza quanto a questões contratuais e jurídicas. O artigo propõe elucidar as questões jurídicas que cercam os modelos de negócios dos livros eletrônicos, de modo a facilitar futuras contratações que atendam melhor os objetivos da biblioteca. Para alcançar o objetivo o artigo utilizou-se a metodologia revisão de literatura. A pesquisa revela que enquanto os livros impressos se solidificaram em modelo proprietário de aquisição, os livros eletrônicos voltam-se para um modelo de provisão de acesso, que implica na perda do controle do conteúdo por parte das bibliotecas. Dos cincos modelos de negócios que a literatura apresenta, um é voltado para a aquisição, enquanto os outros quatro são voltados para a provisão de acesso, ou seja, apenas uso. Conclui-se que com o surgimento dos livros eletrônicos, a indústria do conteúdo passou a exercer maior controle sobre a distribuição do conteúdo, em detrimento da biblioteca.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOs modelos de comercialização de livros eletrônicos para bibliotecas : uma perspectiva do direitopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordModelos de negóciospt_BR
dc.subject.keywordLivros eletrônicospt_BR
dc.subject.keywordAquisição bibliográficapt_BR
dc.subject.keywordPropriedadept_BR
dc.subject.keywordPossept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n1.45406pt_BR
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/45406pt_BR
dc.description.abstract1With the advent of electronic books, the content industry (producers and suppliers) faced the need to develop a new business model to market the books in this new medium. These models are still little discussed in the academic literature and lack clarity on contractual and legal issues. The article proposes to elucidate the legal issues surrounding electronic book business models in order to facilitate future hires that better meet the library’s objectives. To reach the objective the article was used the literature review methodology. The research reveals that while print books have solidified into a proprietary acquisition model, electronic books turn to a model of access provision, which implies loss of control of content by libraries. Of the five business models that the literature presents, one is geared toward acquisition, while the other four are geared toward providing access, just use. It is concluded that with the advent of electronic books, the content industry began to exercise greater control over the distribution of content, to the detriment of the library.pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-3910-4072pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-5725-9932pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
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