Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pires, Armando de Azevedo Caldeira | - |
dc.contributor.author | Coutinho, Gabriel Leuzinger | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-01T16:33:25Z | - |
dc.date.available | 2023-11-01T16:33:25Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-01 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-30 | - |
dc.identifier.citation | COUTINHO, Gabriel Leuzinger. Multi-system sustainability transitions in developing countries: a case study of the electric car in Brazil. 2023. 410 f., il. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46784 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O sistema sociotécnico de mobilidade urbana ainda segue uma tendência de aumento de seus padrões não sustentáveis. Existem muitas propostas para tornar a mobilidade urbana sustentável, mas não há consenso sobre a sua definição e operacionalização. Destas propostas, a mobilidade elétrica pode ser a mais fácil de ser implementada no Brasil. A transição para carros elétricos envolve muitos sistemas sociotécnicos, como mobilidade urbana e eletricidade. A maior parte das teorias e tipologias usadas atualmente no campo das transições para a sustentabilidade foram elaboradas em países desenvolvidos e podem não ser adequadas para explicar transições envolvendo múltiplos sistemas sociotécnicos em países em desenvolvimento. O objetivo desta tese é explicar como o sistema sociotécnico de eletricidade influencia a transição para o carro elétrico no Brasil. A ontologia e a epistemologia adotadas na pesquisa estão próximas do pragmatismo e do realismo crítico. O framework teórico utilizado é a perspectiva multinível e a estratégia adotada é o estudo de caso. O caso selecionado foi a Chamada 22 da ANEEL de 2019. Dois métodos diferentes de coleta de dados são usados: dados secundários e entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados mostram que o sistema sociotécnico de eletricidade está interagindo com o nicho do carro elétrico de diversas maneiras e estas interações não podem ser reduzidas a um único padrão. A maior parte dos atores do sistema sociotécnico de eletricidade não está interessada na transição para carros elétricos, mas alguns atores relevantes deste sistema sociotécnico, notadamente incumbentes, estão ajudando a consolidar o nicho do carro elétrico. Eles estão colaborando com a criação de uma rede de atores em torno dos carros elétricos, ajudando a criar processos de aprendizado em múltiplas dimensões e contribuindo para a articular expectativas e visões sobre mobilidade elétrica, melhorando a infraestrutura de recarga de carros elétricos no Brasil, desenvolvendo novos modelos de negócios para tornar a recarga de carros elétricos lucrativa, e ajudando a melhorar a regulação sobre carros elétricos. Verificou-se também que a falta de uma orientação normativa clara está contribuindo para retardar a transição para carros elétricos no Brasil. A competição entre carros elétricos e biocombustíveis está levando vários atores a postergar investimentos em mobilidade elétrica. O estudo de caso revelou também que atores transnacionais têm papel importante na Chamada 22. Estes atores ajudam os atores locais a ter acesso a recursos globais, e servem como uma ponte com outros experimentos sustentáveis ao redor do mundo. | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Multi-system sustainability transitions in developing countries : a case study of the electric car in Brazil | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade urbana sustentável | pt_BR |
dc.subject.keyword | Carros elétricos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transição sociotécnica | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Wells, Peter | - |
dc.description.abstract1 | The urban mobility socio-technical system still follows a trend of increasing its unsustainable patterns. There are many proposals to achieve sustainable urban mobility, but there is no consensus on its definition and operationalization. Electric mobility may be the easiest of these proposals to implement in Brazil. The transition to electric cars involves many socio-technical systems, such as urban mobility and electricity. Most theories and typologies currently used in the sustainability transitions field were conceived in developed countries and may not be adequate to explain transitions involving multiple socio-technical systems in developing countries. The objective of this thesis is to explain how the electricity socio-technical system influences the transition to the electric car in Brazil. The ontology and epistemology adopted in the research are close to pragmatism and critical realism. The theoretical framework used is the multilevel perspective and the strategy adopted is the case study. The case selected was ANEEL’s Strategic Research and Development Project no 22 from 2019. Two different data collection methods are used: secondary data and semi-structured interviews. The results show that the electricity socio-technical system is interacting with the electric car niche in multiple ways, and these interactions cannot be reduced to a single pattern. Most actors from the electricity socio-technical system are not interested in the transition to electric cars, but some relevant actors from this socio-technical system, notably incumbents, are helping to consolidate the electric car niche. They are collaborating to the creation of a network of actors related to electric cars, helping to create learning processes at multiple dimensions, contributing to articulate expectations and visions on electromobility, improving the electric cars charging infrastructure in Brazil, developing new business models to make electric cars charging a profitable business, and helping to improve the regulation on electric cars. It was also found that the lack of a clear normative orientation is contributing to delaying the transition to electric cars in Brazil. The competition between electric cars and biofuels is leading several actors to postpone investments in electric mobility. In addition, the case study reveals that transnational actors play an important role in ANEEL’s project. These actors help local actors to access global resources and serve as a bridge with other sustainability experiments around the world. | pt_BR |
dc.contributor.email | leuzinger.gabriel@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|