Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Melgaço, Mariana Belloni | - |
dc.contributor.author | Silva, Luanna Ferreira da | - |
dc.contributor.author | Souza, Rodrigo Matos de | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-01T11:44:19Z | - |
dc.date.available | 2023-11-01T11:44:19Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-22 | - |
dc.identifier.citation | MELGAÇO, Mariana Belloni; SILVA, Luanna Ferreira da; SOUZA, Rodrigo Matos de.Hoje tem galinhada: o papel das merendeiras na promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 49, e260167, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349260167. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/9wJNdQhQzfTPynwqs4gsJWP/?lang=pt#. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46778 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo apresenta uma leitura sobre as merendeiras como agentes promotoras do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), inseridas na política pública de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) de grande dimensão no Brasil, como parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O Programa possui, dentre suas diretrizes, a Educação Alimentar e Nutricional (EAN), que deve estar inserida no processo de ensino e aprendizagem, perpassando o currículo escolar e ajudando a desenvolver práticas saudáveis de vida. Tem-se como objetivo verificar as potencialidades das merendeiras enquanto promotoras da EAN e do DHAA, a partir de suas narrativas. A entrevista narrativa foi utilizada como abordagem metodológica, com seleção de sete merendeiras que atuam em escolas públicas beneficiárias do PNAE, no Distrito Federal. A narrativa biográfica permitiu entender as experiências e percepções das merendeiras sobre seu lugar dentro da escola e do PNAE. Conclui-se que as merendeiras são protagonistas em potencial no exercício de proporcionar alimentação adequada e saudável e EAN, e
trazemos para reflexões lacunas e entraves vivenciados por essas agentes para seu efetivo protagonismo. Como caminhos possíveis, aponta-se a constituição de espaços dentro do PNAE para discursos que não sejam apenas os hegemônicos, mas também daqueles que historicamente não tiveram o mesmo direito à voz e que ajudam a reconhecer e valorizar os papéis das merendeiras, contribuindo com a melhoria do PNAE e da alimentação escolar, fortalecendo a SAN e favorecendo o acesso ao DHAA. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Hoje tem galinhada : o papel das merendeiras na promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Merendeiras | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Merenda escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY) This content is licensed under a Creative Commons attribution-type BY 4.0. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349260167 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article presents a reading in the school cooks as promoters of the Human Right to Adequate Food (HRAF), included in the public policy of Food and Nutrition Security (SAN), of great extent in Brazil, as part of the National Program of School Eating (PNAE). The Program´s guidelines include the Food and Nutrition Education (EAN), intended to be part of the teaching and learning process, permeating the school curriculum and helping develop healthy life practices. The objective is to verify the potentials of school cooks as promoters of EAN and DHAA, stemming from their narratives. The narrative interview was used as a methodological approach, for which seven school cooks were selected who work in public schools benefiting from PNAE, in the Federal District. The biographical narrative allowed us to understand the experiences and perceptions of the school cooks about their place within the school and PNAE. The conclusion is that school cooks are virtual protagonists in promoting both adequate and healthy food and EAN. Our reflection shows gaps and obstacles experienced by these agents toward their real leadership. As alternative paths, creating spaces within PNAE is suggested to ensure discourses that are not only hegemonic but also those that historically were not granted the same right of expression and that help recognize and value the roles of school cooks, contributing to improve both PNAE and school, strengthening SAN and enhancing access to DHAA. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-2894-1120 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-6596-6151 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-8788-4966 | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|