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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/46772
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ARTIGO_IdentificacaoComputacionalRecorrencias.pdf3,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorGomes, Thiago Luiz-
dc.contributor.authorPereira, Flávio Santos-
dc.date.accessioned2023-10-31T13:58:02Z-
dc.date.available2023-10-31T13:58:02Z-
dc.date.issued2022-06-17-
dc.identifier.citationGOMES, Thiago Luiz; PEREIRA, Flávio Santos. Identificação computacional de recorrências em 155 Sonatas de Domenico Scarlatti. Musica Theorica Revista da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical, [S.l.], v. 6, n. 2, p. 175–206, 2021. DOI: https://doi.org/10.52930/mt.v6i2.214. Disponível em: https://revistamusicatheorica.tema.mus.br/index.php/musica-theorica/article/view/214. Acesso em: 31 out. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46772-
dc.description.abstractEste artigo apresenta sinteticamente o Programa para Identificação Exaustiva de Recorrências de Séries de Alturas em Música – PIERSAM (Gomes 2020, 2021) e alguns pontos de interesse nas Sonatas para teclado de Scarlatti identificados através deste. O programa foi desenvolvido tomando como campo empírico as Sonatas de Domenico Scarlatti e foi aplicado no escrutínio de 155 dentre as 556 Sonatas compostas, segundo o catálogo de Ralph Kirkpatrick (1983). Estas 155 Sonatas foram as que encontramos acessíveis na WEB em formato MusicXML ou passíveis de conversão para este. O programa toma para a detecção de recorrências de séries de alturas, além da igualdade entre as próprias alturas, as durações intrínsecas a cada altura e a posição métrica em que as séries ocorrem. Por meio das recorrências identificadas foi possível constatar padrões sequenciais muito similares na K. 1 e na K. 85. Também foi possível constatar que todas as recorrências compostas por sucessão numerosa de alturas acontecem somente duas vezes numa mesma sonata. A existência de duas ocorrências idênticas da mesma série de alturas numerosas a acontecer na mesma Sonata foi identificada na grande maioria das 155 Sonatas (noventa e oito Sonatas para as séries de trinta e duas ou mais alturas) submetidas ao escrutínio do programa PIERSAM. Os dados resultantes do programa são numerosos, tendo sido, ao todo, identificados 20.476 séries de alturas recorrentes, compostas estas por séries de duas a cento e trinta e duas alturas. O programa não faz a análise dos resultados, tendo sido uma porção deles checados manualmente pelo próprio autor-programador-analista. Por meio de variadas metodologias de análise e interpretação dos resultados fornecidos pelo programa PIERSAM, espera-se ser possível extrair dos dados obtidos diversas outras informações de interesse acerca do conjunto das 155 sonatas. Dentre as diversas possibilidades, o programa PIERSAM pode constituir para repertórios em que a organização das alturas é primordial, como é o caso com as Sonatas de Scarlatti.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Teoria e Análise Musicalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleIdentificação computacional de recorrências em 155 Sonatas de Domenico Scarlattipt_BR
dc.title.alternativeComputational Identification of Recurrences in 155 Sonatas by Domenico Scarlattipt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordRecorrênciapt_BR
dc.subject.keywordMusicologia computacionalpt_BR
dc.subject.keywordSéries de alturaspt_BR
dc.subject.keywordRecuperação da informação - músicapt_BR
dc.subject.keywordScarlatti, Domenicopt_BR
dc.rights.license(CC BY) Os trabalhos publicados pela revista Musica Theorica estão licenciados sob uma licença Creative Commons Attribuition 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite o compartilhamento dos trabalhos publicados em qualquer meio ou formato – podendo, inclusive, conter adaptações do material – sob os seguintes termos: 1) dar o devido crédito à publicação, 2) fornecer um link para a licença e 3) indicar as adaptações realizadas. Para maiores informações, acessar https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/. Fonte: https://revistamusicatheorica.tema.mus.br/index.php/musica-theorica/sobre/licenca. Acesso em: 31 out. 2023.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.52930/mt.v6i2.214pt_BR
dc.description.abstract1This paper summarizes the Program for Exhaustive Identification of Recurrences of Series of Pitches in Music – PIERSAM (Gomes 2020; 2021) and some points of interest in Scarlatti's keyboard Sonatas identified through it. The program was developed taking as an empirical field the Sonatas of Domenico Scarlatti and was applied in 155 of the 556 Sonatas composed, according to Ralph Kirkpatrick's catalog (1983). These 155 Sonatas were all we could find available on the WEB in MusicXML format or convertible to it. The program takes, for the detection of recurrences, in addition to the equality of pitches between the series themselves, the durations intrinsic to each pitch and the metric position in which the series occur. Through the identified recurrences, it was possible to observe very similar sequential pattern in K. 1 and K. 85. It was also possible to observe that all recurrences composed by a numerous succession of pitches occur only twice in the same sonata. The existence of two identical occurrences of the same series of numerous pitches occurring in the same Sonata was identified in the vast majority of the 155 Sonatas (ninety-eight Sonatas for the series of thirty-two or more pitches) submitted to the scrutiny of the PIERSAM program. The data resulting from the program are numerous, having been, in all, identified 20.476 series of recurrent pitches, composed of series from two to one hundred and thirty-two pitches. The program does not analyze the results, having been some of it checked manually by the author-programmer-analyst himself. Through various methodologies of analysis and interpretation of the results provided by the PIERSAM program, is expected to be possible to extract from the data obtained various other information of interest about the set of 155 sonatas. Among the various possibilities, the PIERSAM program can be constituted, for repertoires in which the organization of pitches is essential, as is the case with Scarlatti's sonatas.pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Música (IdA MUS)pt_BR
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