http://repositorio.unb.br/handle/10482/46765
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ARTIGO_DesenvolvimentoUniversidadesBibliotecas.pdf | 741,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Desenvolvimento das universidades e bibliotecas universitárias na idade média até à modernidade |
Outros títulos: | Development of universities and academic libraries in the middle age to modernity |
Autor(es): | Diógenes, Fabiene Castelo Branco Cunha, Murilo Bastos da |
Afiliação do autor: | Universidade de Brasília Universidade de Brasília |
Assunto: | Bibliotecas universitárias - idade média Bibliotecas universitárias - modernidade |
Data de publicação: | 31-Jan-2017 |
Editora: | Universidade Estadual de Campinas |
Referência: | DIÓGENES, Fabiene Castelo Branco; CUNHA, Murilo Bastos da. Desenvolvimento das universidades e bibliotecas universitárias na Idade Média até à Modernidade. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 15, n. 1, p. 99-129, 2017. DOI: https://doi.org/10.20396/rdbci.v15i1.8646007. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8646007. Acesso em: 30 out. 2023. |
Resumo: | O ensaio analisa a origem das universidades, suas lutas pela autonomia, organização das estruturas administrativa e curricular e relata a existência das bibliotecas ligadas às universidades, desde a Idade Média até a Modernidade. No século XIX a educação é assumida pelo Estado, criando uma cobertura legal que garante às universidades a liberdade científica e pedagógica. A biblioteca universitária teve o seu desenvolvimento ao longo dos séculos, tentando acompanhar essas mudanças. Mas, é no decorrer desse século que alguns serviços e foram surgindo os entendimentos da relação da biblioteca com a universidade. Entretanto, foi a partir da Segunda Guerra que o ensino começa a ter característica de atividade de massa, e a biblioteca universitária se torna uma parte importante na universidade. Cresce a ênfase ao acesso às coleções, há financiamento do Estado para desenvolvimento de coleções e estruturação de suas bibliotecas, dão-se início às atividades de cooperação e de automação. Estas começam a mudar a forma como são oferecidos os serviços e produtos das bibliotecas universitárias. A partir de 1970, as novas tecnologias penetram nessas áreas, e as universidades e suas bibliotecas são afetadas por tais tecnologias. Propostas de reformas surgem gerando novos desafios para estas duas instituições centenárias. |
Abstract: | The essay analyzes the origin of universities, their struggles for autonomy, administrative organization and curricular structure and an account of the existence of libraries linked to universities, from the Middle Age to Modernity. In the nineteenth century, education is assumed by the State and provides a legal cover to universities scientific and pedagogical freedom. The university library had its development over the centuries, trying to keep up with changes. However, it is during this century that some service and were emerging the understanding of the relationship between the university library and the university. However, it was after the Second World War, that teaching begins his walk to the mass school, and the university library becomes an important part of the university. There is a growing emphasis on access for collections, state funding for collections development and structuring of their libraries, cooperation and automation activities. These changes begin to transform the way products and services of academic libraries. From 1970, new technologies penetrate in these areas and universities and their libraries affected due to such technologies. Reform proposals emerge generating new challenges for these two centennial institutions. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Licença: | (CC BY) |
DOI: | https://doi.org/10.20396/rdbci.v15i1.8646007 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
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