Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46752
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_NavegantesProcuramNovos.pdf390,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Tayse Castelo-
dc.contributor.authorFurriel, Weruska Karrize Soares Coutinho-
dc.contributor.authorRibeiro, Ormezinda Maria-
dc.date.accessioned2023-10-27T12:11:46Z-
dc.date.available2023-10-27T12:11:46Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Tayse Castelo; FURRIEL, Weruska Karrize Soares Coutinho; RIBEIRO, Ormezinda Maria. Navegantes que procuram por novos mundos: oficinas de escrita criativa. Travessias, Cascavel, v. 17, n. 2, p. e31162, 2023. DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v17i2.31162. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/31162. Acesso em: 27 out. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46752-
dc.description.abstractAs dificuldades relatadas por estudantes do Ensino Médio ao produzirem textos escritos têm sido frequentes, principalmente no contexto atual, pós-pandemia. Assim, considerando o percurso das pesquisadoras acerca do componente curricular de Língua Portuguesa, apresentamos um relato de experiência sobre oficinas de escrita criativa desenvolvidas com o objetivo de despertar o potencial de escrita autoral de alunos do Ensino Médio de uma escola pública em Águas Lindas - GO. A fim de gerar dados que demonstram a percepção dos alunos participantes em relação às aulas de Produção Textual, foi aplicado um questionário via Google Forms. O perfil desta investigação parte da concepção de linguagem como produto sócio-histórico, que se apoia em três conceitos basilares da teoria Bakhtiniana: enunciação, gêneros do discurso e dialogismo, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que delimita a necessidade de valorizar práticas pedagógicas literárias com o propósito de despertar o senso estético, o encantamento imaginativo e criativo dos estudantes, possibilitando-lhes novas experiências, conforme mostram os resultados parciais. De forma poética, relacionamos o projeto a trechos extraídos do capítulo do livro A Alegria de Ensinar (1994), do célebre educador Rubem Alvespt_BR
dc.description.sponsorshipDecanato de Pós-Graduação da Universidade de Brasília – DPG – UnB, (Edital DPG nº 0010/2023).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisas em Educação, Cultura, Linguagem e Arte e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Sociedade da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paranápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleNavegantes que procuram por novos mundos : oficinas de escrita criativapt_BR
dc.title.alternativeNavigators looking for new worlds: creative writing workshopspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEscritapt_BR
dc.subject.keywordDialogismopt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.rights.licenseDireitos autorais distribuídos a partir da licença Creative Commons (CC BY-NC-SA - 4.0).pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.48075/rt.v17i2.31162pt_BR
dc.description.abstract1The difficulties reported by high school students when producing written texts have been frequent, especially in the current, post-pandemic context. Thus, considering the course of the researchers about the curricular component of Portuguese Language, we present an experience report about Creative Writing workshops developed with the objective of awakening the potential of authorial writing of high school students of a public school in Águas Lindas- GO. In order to generate data that demonstrate the perception of the participating students in relation to the Textual Production classes, a questionnaire was applied via Google Forms. The profile of this research is based on the conception of language as a socio-historical product, which is supported by three basic concepts of Bakhtinian theory: enunciation, genres of discourse and dialogism, in line with the BNCC that delimits the need to value literary pedagogical practices with the purpose of awakening the aesthetic sense, the imaginative and creative enchantment of students, enabling them new experiences, as shown in the partial results.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6689-9229pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9470-5970pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5911-3005pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.