Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Coelho, Cristina Massot Madeira | - |
dc.contributor.author | Molina, Genilene Raquel de Alcântara Maragno | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-24T22:45:21Z | - |
dc.date.available | 2023-10-24T22:45:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-24 | - |
dc.date.submitted | 2022-10-31 | - |
dc.identifier.citation | MOLINA, Genilene Raquel de Alcântara Maragno. Psicologia escolar e subjetividade: articulando abordagem teórica e prática profissional. 2022. 160 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46732 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nas últimas décadas muito se tem debatido sobre a necessidade de mudanças nas
práticas da Psicologia Escolar, como alternativa a um modelo individualista e
reducionista dominante por longos anos neste campo de atuação. Apesar da vasta
literatura desta área sinalizando caminhos alternativos, desenvolver o trabalho no
contrafluxo desta tendência ainda tem sido um desafio para muitos(as)
psicólogos(as) escolares. Sendo assim, a presente tese de doutorado teve como
objetivo compreender a configuração subjetiva da profissionalidade de uma
psicóloga escolar, em sua relação com as práticas da Psicologia Escolar, com vistas
a contribuir com reflexões que favoreçam novas compreensões sobre esta área.
Para tanto, o estudo foi ancorado na Teoria da Subjetividade Cultural-Histórica, na
Epistemologia Qualitativa e no Método Construtivo-Interpretativo. A pesquisa foi
desenvolvida ao longo de um ano, por meio de um estudo de caso com uma
psicóloga escolar atuante no Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem, da
Secretaria de Educação do Distrito Federal. A construção interpretativa envolve
quatro núcleos que contribuíram para a elaboração do modelo teórico que permitiu a
proposição da tese de que, a atuação de psicólogo(a) escolar na perspectiva ampla
e abrangente requer, não somente a presença de uma concepção contrahegemônica,
e de conhecimentos teóricos e operacionais, mas, também, a
emergência de recursos subjetivos favorecedores de novas produções subjetivas
que contribuam com a constituição da profissionalidade. Considera-se que tais
produções subjetivas podem ser geradas em espaços de formação fundamentada
em teoria que se articule à compreensão da formação profissional como processos
subjetivos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Psicologia escolar e subjetividade : articulando abordagem teórica e prática profissional | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicologia escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Recursos subjetivos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria da subjetividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In the last decades there has been much debate about the need for changes in the
practices of School Psychology, as an alternative to an individualist and reductionist
model dominant for many years in this field of activity. Despite the vast literature in
this area signaling alternative paths, to develop work in the counterflow of this trend
has still been a challenge for many school psychologists. Therefore, the present
doctoral thesis aimed to understand the subjective configuration of the professionality
of a school psychologist, in its relationship with the practices of School Psychology,
in order to contribute with reflections that favor new understandings about this area.
For that end, the study was anchored in the Theory of Cultural-Historical Subjectivity,
in Qualitative Epistemology and in the Constructive-Interpretive Method. The
research was developed over a year, through a case study with a school
psychologist working in the Specialized Learning Support Service of the Federal
District Education Department. The interpretative construction involves four nuclei
that contributed to the elaboration of the theoretical model that allowed the
proposition of the thesis that the performance of the school psychologist in a broad
and comprehensive perspective requires, not only the presence of a counterhegemonic
conception and theoretical and operational knowledge, but also the
emergence of subjective resources that favor new subjective productions that
contribute to the constitution of the professionality. It is considered that such
subjective productions can be generated in training spaces based on theory that
articulates with the understanding of professional qualification as subjective
processes. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | En las últimas décadas, mucho se ha debatido sobre la necesidad de cambios en las
prácticas de la Psicología Escolar, como alternativa a un modelo individualista y
reduccionista que ha sido dominante durante muchos años en este campo. A pesar
de la vasta literatura en esta área que indica caminos alternativos, desarrollar un
trabajo contra corriente de esta tendencia sigue siendo un desafío para muchos
psicólogos escolares. Por lo tanto, esta tesis doctoral tuvo como objetivo
comprender la configuración subjetiva de la profesionalidad de un psicólogo escolar,
en su relación con las prácticas de la Psicología Escolar, con el fin de contribuir con
reflexiones que favorezcan nuevas comprensiones sobre esta área. Por lo tanto, el
estudio se basó en la Teoría de la Subjetividad Cultural-Histórica, en la
Epistemología Cualitativa y en el Método Constructivo-Interpretativo. La
investigación se llevó a cabo durante un año, a través de un estudio de caso con una
psicóloga escolar que trabaja en el Servicio de Apoyo al Aprendizaje Especializado,
de la Secretaría de Educación del Distrito Federal. La construcción interpretativa
involucra cuatro núcleos que contribuyeron a la elaboración del modelo teórico que
permitió elaborar la tesis de que, la actuación de un psicólogo escolar en la
perspectiva amplia y comprensiva requiere, no sólo la presencia de una concepción
contrahegemónica, y de conocimientos teóricos y operativos, pero también la
emergencia de recursos subjetivos que favorecen nuevas producciones subjetivas
que contribuyen a la constitución de la profesionalidad. Se considera que tales
producciones subjetivas pueden generarse en los espacios de formación a partir de
una teoría que articule la comprensión de la formación profesional en la condición de
ser procesos subjetivos. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|