Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Almeida, Tânia Mara Campos de | - |
dc.contributor.author | Vieira, Nanah Sanches | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-24T20:22:47Z | - |
dc.date.available | 2023-10-24T20:22:47Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-24 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-31 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Nanah Sanches. Indígenas mulheres acadêmicas: vozes insurgentes e corpos resistentes nas universidades brasileiras. 2023. 337 f., il. Tese (Doutorado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46729 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho investiga como se desenvolvem e se entrelaçam as trajetórias das
indígenas mulheres nas universidades brasileiras. Parte-se da perspectiva decolonial e
interseccional para a compreensão analítica do enfrentamento à colonialidade do ser,
saber e poder com o intuito de tratar, em sua importância e complexidade, do ingresso,
permanência e presença do corpo-território das indígenas mulheres nas universidades
brasileiras, especialmente na pós-graduação (em cursos de mestrado e doutorado) e
docência, quando estão imersas no mundo da pesquisa e da produção científica.
São considerados os significados da demarcação do território acadêmico a partir de uma
dupla dimensão das suas experiências: a insurgência expressa nas suas palavras e atitudes,
que se elevam cotidianamente e marcam trajetórias próprias durante seus cursos e vida
acadêmica, e a resistência corporificada na afirmação coletiva da identidade, dos saberes
étnicos ancestrais e no compromisso com suas comunidades originárias. Uma vez
ingressas na Educação Superior, enquanto corpos-territórios, as indígenas mulheres são
desafiadas a permanecerem em instituições que ainda não se pensam a partir dos e com
os Povos Indígenas que as compõem. Por sua vez, constatou-se que a produção de
conhecimento de autoria indígena apresenta-se profundamente enraizada em suas
culturas, colaborando para a conservação e atualização de suas cosmovisões e valores
comunitários em movimentos de autoafirmação étnica e de luta pelas suas terras. Ao
longo destas páginas, discute-se que as tentativas de apagamento dos saberes e de
extinção dos Povos Indígenas foi – e tem sido – uma história vivida diretamente pelas
indígenas mulheres. A violência contra elas deve ser compreendida no contexto dos
processos históricos que recaíram sobre seus corpos, mas à medida que estão se
organizando em movimentos de resistência e reexistência, as imposições do poder vão
sendo enfrentadas e se enfraquecendo. Afinal, elas não só resistem às opressões colonialmodernas, mas também reexistem, ou seja, reinventam-se como acadêmicas,
contribuindo fortemente para a gestação de uma nova sociedade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Indígenas mulheres acadêmicas : vozes insurgentes e corpos resistentes nas universidades brasileiras | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres indígenas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidades e faculdades - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Experiências vivenciais | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work investigates how the trajectories of indigenous women develop and
intertwine with one another in Brazilian universities. It takes a decolonial and
intersectional perspective for the analytical comprehension of the coloniality of being,
knowledge and power with the intention of treating, in its’ importance and complexity,
the enrollment, permanence and presence of the body-territory of indigenous women in
Brazilian universities, especially in pos-graduation (Master’s and Doctor’s degrees) and
teaching, when they are immersed in the world of research and scientific production. The
meanings of territorial demarcation are considered from two dimensions of their
experiences: The insurgence expressed in their words and attitudes which become more
elevated on a daily basis and mark their own trajectories during their courses and
academic lives, and the resistance embodied in the collective affirmation of identity, of
ethnic ancestral knowledge and in the commitment with their original communities. Once
accepted in Higher Education, as body-territories, indigenous women are challenged to
stay in institutions which do not think from or with the indigenous people. In turn, it has
been observed that the production of knowledge of indigenous authorship presents itself
deeply rooted in their cultures, collaborating with the preservation and updating of their
cosmovisions and community values through movements of ethnic self-affirmation as
well as the struggle for their own land. Along these pages, it is discussed that the attempts
to delete the knowledge and the extinction of the indigenous people was, and has been, a
story lived directly by indigenous woman. The violence against them must be understood
in the context of the historic processes that fell on their bodies, but while they are getting
organized in movements of resistance and re-existence, the impositions of power are
faced and become gradually weakened. After all, they not only resist to modern colonial
oppression, but they also reexist, that is, they reinvent themselves as academics, strongly
contributing to the gestation of a new society. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Este trabajo investiga cómo se desarrollan e interconectan las trayectorias de las indígenas
mujeres en las universidades brasileñas. Se parte de una perspectiva decolonial e
interseccional para comprender analíticamente el enfrentamiento a la colonialidad del ser,
el saber y el poder, con el objetivo de abordar la importancia y complejidad del ingreso,
permanencia y presencia de las indígenas en las universidades brasileñas, especialmente
en posgrados (maestría y doctorado) y en la docencia, cuando se sumergen en el mundo
de la investigación y la producción científica. Se consideran los significados de la
delimitación del territorio académico a partir de las dos dimensiones de sus experiencias:
la insurgencia expresada en sus palabras y actitudes, que se elevan diariamente y marcan
sus propias trayectorias durante sus estudios y vida académica, y la resistencia
corporizada en la afirmación colectiva de su identidad, sus saberes étnicos ancestrales y
su compromiso con sus comunidades originarias. Una vez que ingresan a la Educación
Superior como cuerpos-territorios, las indígenas mujeres enfrentan el desafío de
permanecer en instituciones que aún no se piensan desde y con los Pueblos Indígenas que
las componen. Por otro lado, se encontró que la producción de conocimiento de autoría
indígena está profundamente arraigada en sus culturas, contribuyendo a la conservación
y actualización de sus cosmovisiones y valores comunitarios en movimientos de
autoafirmación étnica y lucha por sus tierras. A lo largo de estas páginas, se discute que
los intentos de borrar los saberes y extinguir a los Pueblos Indígenas han sido una historia
vivida directamente por las indígenas mujeres. La violencia contra ellas debe entenderse
en el contexto de los procesos históricos que han recaído sobre sus cuerpos, pero a medida
que se organizan en movimientos de resistencia y reexistencia, las imposiciones del poder
van siendo enfrentadas y debilitándose. Al final, no solo resisten a las opresiones
coloniales y modernas, sino que también reexisten, es decir, se reinventan como
académicas, contribuyendo en gran medida a la gestación de una nueva sociedad. | pt_BR |
dc.contributor.email | nanahsvieira@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Sociologia (ICS SOL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Sociologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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