Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Souto, Virgínia Tiradentes | - |
dc.contributor.author | Brito, Marcelo da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-23T20:47:30Z | - |
dc.date.available | 2023-10-23T20:47:30Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-23 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-20 | - |
dc.identifier.citation | BRITO, Marcelo da Silva. Cartaz: subjetividades e protagonismo nas manifestações políticas. 2022. 159 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46718 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O cartaz tem funções históricas devido a sua aplicação em pequenos
empreendimentos, busca por objetos perdidos, animais ou pessoas desaparecidas,
por isso é uma forma de publicidade explorada por empresas de pequeno e grande
porte. Nesta pesquisa, será destacada a vertente política do cartaz, partindo de teorias
a respeito dos conceitos formais. Submergindo no território político, as análises são
introduzidas a partir das primeiras décadas do século XX, período de implementação
de ideologias como o socialismo e o nazismo, época em que o cartaz, aliado a outros
meios de informação tem um papel relevante para os desdobramentos dos
acontecimentos históricos, políticos e sociais. Também são levados em consideração
os artefatos produzidos na Primeira Guerra Mundial por países que visavam à adesão
ao conflito por parte de sua população. No Brasil, os cartazes também ocupam
espaços e protagonismo em diferentes eventos. Aqui sua utilidade está pautada na
repressão do regime militar em 1964, também no ativismo contrário ao governo militar
no Brasil e na América Latina. No período de transição do regime militar para a
redemocratização, o cartaz também se fez presente como um artificio midiático e
esteve ao alcance da massa. Outro momento seleto para o trabalho são as duas
primeiras décadas do século XXI com cartazes que, de certo modo, influenciam
produções gráficas contemporâneas. Também faz parte desta pesquisa, um estudo
de caso sobre os cartazes das manifestações que ocorreram nos anos de 2021 e 2022
no Brasil e em outros países do mundo. Para isso, foi feita uma adaptação na Estrutura
de Análise de Comunicação Visual Política, proposta pelos autores Ghosh e Tewari
(2021). As conclusões da pesquisa são oriundas dos elementos semânticos, objeto,
significado e pragmática dos cartazes analisados. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Cartaz : subjetividades e protagonismo nas manifestações políticas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cartazes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Manifestações políticas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Subjetividade | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The poster has historical functions and has its application in small businesses,
search for lost objects, animals or missing persons, a form of advertising used by small
and large companies. For this research, the poster will be pointed to its political aspect,
starting from theories regarding formal concepts. Submerging into political territory, the
analyses are introduced from the first decades of the 20th century, a period of
implementation of ideologies such as Socialism and Nazism, a time when the poster,
along with other means of information, has a relevant role in the unfolding of historical,
political, and social events. The artifacts produced in the First World War by
participating countries and that aimed at the adherence of their populations to the
conflict are also taken into consideration. In Brazil, posters also occupy spaces and
play a leading role in different events. Their utility is based on the repression of the
military regime in 1964, also in activism against the military government in Brazil and
Latin America. In the period of transition from the military regime to the redemocratization, the poster was also present as a media artifice and was within the reach of the masses. Another selected moment for this work is the first two decades of
the 21st century, with posters that, in a way, influence contemporary graphic
productions. This research also includes a case study on the posters of the
demonstrations that took place in 2021 and 2022 in Brazil and in other countries around
the world. For this, an adaptation was made in the Framework for Analysis of Political
Visual Communication, proposed by the authors Ghosh and Tewari (2021). The
research findings come from the semantic elements, object, meaning and pragmatics
of the analyzed posters. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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