Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/46718
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MarcelodaSilvaBrito.pdf40,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouto, Virgínia Tiradentes-
dc.contributor.authorBrito, Marcelo da Silva-
dc.date.accessioned2023-10-23T20:47:30Z-
dc.date.available2023-10-23T20:47:30Z-
dc.date.issued2023-10-23-
dc.date.submitted2022-12-20-
dc.identifier.citationBRITO, Marcelo da Silva. Cartaz: subjetividades e protagonismo nas manifestações políticas. 2022. 159 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46718-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO cartaz tem funções históricas devido a sua aplicação em pequenos empreendimentos, busca por objetos perdidos, animais ou pessoas desaparecidas, por isso é uma forma de publicidade explorada por empresas de pequeno e grande porte. Nesta pesquisa, será destacada a vertente política do cartaz, partindo de teorias a respeito dos conceitos formais. Submergindo no território político, as análises são introduzidas a partir das primeiras décadas do século XX, período de implementação de ideologias como o socialismo e o nazismo, época em que o cartaz, aliado a outros meios de informação tem um papel relevante para os desdobramentos dos acontecimentos históricos, políticos e sociais. Também são levados em consideração os artefatos produzidos na Primeira Guerra Mundial por países que visavam à adesão ao conflito por parte de sua população. No Brasil, os cartazes também ocupam espaços e protagonismo em diferentes eventos. Aqui sua utilidade está pautada na repressão do regime militar em 1964, também no ativismo contrário ao governo militar no Brasil e na América Latina. No período de transição do regime militar para a redemocratização, o cartaz também se fez presente como um artificio midiático e esteve ao alcance da massa. Outro momento seleto para o trabalho são as duas primeiras décadas do século XXI com cartazes que, de certo modo, influenciam produções gráficas contemporâneas. Também faz parte desta pesquisa, um estudo de caso sobre os cartazes das manifestações que ocorreram nos anos de 2021 e 2022 no Brasil e em outros países do mundo. Para isso, foi feita uma adaptação na Estrutura de Análise de Comunicação Visual Política, proposta pelos autores Ghosh e Tewari (2021). As conclusões da pesquisa são oriundas dos elementos semânticos, objeto, significado e pragmática dos cartazes analisados.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCartaz : subjetividades e protagonismo nas manifestações políticaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCartazespt_BR
dc.subject.keywordManifestações políticaspt_BR
dc.subject.keywordSubjetividadept_BR
dc.description.abstract1The poster has historical functions and has its application in small businesses, search for lost objects, animals or missing persons, a form of advertising used by small and large companies. For this research, the poster will be pointed to its political aspect, starting from theories regarding formal concepts. Submerging into political territory, the analyses are introduced from the first decades of the 20th century, a period of implementation of ideologies such as Socialism and Nazism, a time when the poster, along with other means of information, has a relevant role in the unfolding of historical, political, and social events. The artifacts produced in the First World War by participating countries and that aimed at the adherence of their populations to the conflict are also taken into consideration. In Brazil, posters also occupy spaces and play a leading role in different events. Their utility is based on the repression of the military regime in 1964, also in activism against the military government in Brazil and Latin America. In the period of transition from the military regime to the redemocratization, the poster was also present as a media artifice and was within the reach of the masses. Another selected moment for this work is the first two decades of the 21st century, with posters that, in a way, influence contemporary graphic productions. This research also includes a case study on the posters of the demonstrations that took place in 2021 and 2022 in Brazil and in other countries around the world. For this, an adaptation was made in the Framework for Analysis of Political Visual Communication, proposed by the authors Ghosh and Tewari (2021). The research findings come from the semantic elements, object, meaning and pragmatics of the analyzed posters.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.