Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46714
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_DarleyPereiraCardoso.pdf10,13 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRocha, Cleomar de Sousa-
dc.contributor.authorCardoso, Darley Pereira-
dc.date.accessioned2023-10-23T18:43:49Z-
dc.date.available2023-10-23T18:43:49Z-
dc.date.issued2023-10-23-
dc.date.submitted2022-12-22-
dc.identifier.citationCARDOSO, Darley Pereira. Affordance e enação nas poéticas verbivocovisuais: perspectivas interativas. 2022. 94 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46714-
dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação tem por objetivo investigar as perspectivas interativas das poéticas verbivocovisuais em arte e tecnologia, sob a égide do conceito de corporeidade, de MerleauPonty, das affordances, de James Gibson, e da enação, de Francisco Varella. A metodologia de pesquisa se apoia na Fenomenologia da Cibercepção por meio da análise de estratos fenomenológicos baseados nos estudos de Roman Ingarden, uma vez ampliados e adaptados para o contexto da cibercultura por Cleomar Rocha. A pesquisa também apresenta um breve resumo da experimentação realizada como prática poética para este estudo, com produções e temas que se relacionam também com as metodologias ativas da educação e colaboram para as reflexões e os resultados da pesquisa. Além disso, são apresentadas as análises de obras dos artistas Augusto de Campos, Antônio Miranda, Arnaldo Antunes, Alexandre Rangel, Célia Matsunaga e Daniel Minchoni. Por fim, são consideradas as condições específicas de imersão do interator à luz dos conceitos de experiência interativa, affordance, enação e poéticas verbivocovisuais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAffordance e enação nas poéticas verbivocovisuais : perspectivas interativaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordArte e tecnologiapt_BR
dc.subject.keywordCorporeidadept_BR
dc.description.abstract1This dissertation has the aim of investigating the interactive perspective of verbivocovisual poetics in art and technology, under the aegis of Merleau-Ponty’s concept of corporeity, James Gibson’s affordances and Francisco Varella’s enaction. The research’s methodology relies upon phenomenology of cyberception through analysis of phenomenological strata based on studies by Roman Ingarden, once amplified and adapted to the context of cyberculture by Cleomar Rocha. The research also presents a brief summary of experimentation carried out as a poetic practice for this study, with productions and themes that are also related to the active methodologies of education and cooperate to the reflections and the results of the research. Besides that, works from artists such as Augusto de Campos, Antônio Miranda, Arnaldo Antunes, Alexandre Rangel, Célia Matsunaga and Daniel Minchoni are presented. Finally, we consider the specific conditions of immersion of the interactor under the guise of the concepts of interactive experience, affordance, enaction, verbivocovisual poetics.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/46714/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.