Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rocha, Cleomar de Sousa | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Darley Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-23T18:43:49Z | - |
dc.date.available | 2023-10-23T18:43:49Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-23 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-22 | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Darley Pereira. Affordance e enação nas poéticas verbivocovisuais: perspectivas interativas. 2022. 94 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46714 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem por objetivo investigar as perspectivas interativas das poéticas
verbivocovisuais em arte e tecnologia, sob a égide do conceito de corporeidade, de MerleauPonty, das affordances, de James Gibson, e da enação, de Francisco Varella. A metodologia
de pesquisa se apoia na Fenomenologia da Cibercepção por meio da análise de estratos
fenomenológicos baseados nos estudos de Roman Ingarden, uma vez ampliados e adaptados
para o contexto da cibercultura por Cleomar Rocha. A pesquisa também apresenta um breve
resumo da experimentação realizada como prática poética para este estudo, com produções e
temas que se relacionam também com as metodologias ativas da educação e colaboram para
as reflexões e os resultados da pesquisa. Além disso, são apresentadas as análises de obras dos
artistas Augusto de Campos, Antônio Miranda, Arnaldo Antunes, Alexandre Rangel, Célia
Matsunaga e Daniel Minchoni. Por fim, são consideradas as condições específicas de imersão
do interator à luz dos conceitos de experiência interativa, affordance, enação e poéticas
verbivocovisuais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Affordance e enação nas poéticas verbivocovisuais : perspectivas interativas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte e tecnologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Corporeidade | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation has the aim of investigating the interactive perspective of verbivocovisual
poetics in art and technology, under the aegis of Merleau-Ponty’s concept of corporeity,
James Gibson’s affordances and Francisco Varella’s enaction. The research’s methodology
relies upon phenomenology of cyberception through analysis of phenomenological strata
based on studies by Roman Ingarden, once amplified and adapted to the context of
cyberculture by Cleomar Rocha. The research also presents a brief summary of
experimentation carried out as a poetic practice for this study, with productions and themes
that are also related to the active methodologies of education and cooperate to the reflections
and the results of the research. Besides that, works from artists such as Augusto de Campos,
Antônio Miranda, Arnaldo Antunes, Alexandre Rangel, Célia Matsunaga and Daniel
Minchoni are presented. Finally, we consider the specific conditions of immersion of the
interactor under the guise of the concepts of interactive experience, affordance, enaction,
verbivocovisual poetics. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|