Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cruz, Shirleide Pereira da Silva | - |
dc.contributor.author | Lima, Diego Camara de | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-16T17:50:07Z | - |
dc.date.available | 2023-10-16T17:50:07Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-16 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-27 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Diego Camara de. Sentidos e significados do trabalho das professoras alfabetizadoras da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. 2023. 145 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46684 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade de Brasília, em nível de mestrado, e integra a linha de pesquisa Profissão Docente,
Currículo e Avaliação (PDCA). A especificidade do trabalho docente realizado no ciclo da
alfabetização é entendida como práxis social do professor alfabetizador, um processo
intencional e planejado, na qual a aprendizagem da escrita e da leitura corrobora com o
movimento de transformação da realidade existente. Ao entendermos o trabalho como categoria
ontológica do ser-social compreendemos que é por meio do trabalho realizado no ambiente
escolar que o professor exerce a sua função social, o ensino. Dessa maneira, ao nos
direcionarmos ao ciclo de alfabetização da escolarização, estamos dizendo que o ensino da
língua escrita, conhecimento historicamente produzido a partir do trabalho humano, possui
especificidades que são melhores observadas por aqueles que têm a alfabetização como área de
atuação. Nessa perspectiva, ao observarmos os sentidos e significados do trabalho na
alfabetização, buscamos entender como as especificidades do trabalho neste ciclo de
aprendizagem escolar são compreendidas pelos docentes. Sendo assim, este trabalho tem como
objetivo geral compreender os sentidos e significados do trabalho docente das professoras
alfabetizadoras da rede pública de ensino do Distrito Federal. Para alcançarmos esse objetivo,
delineamos como objetivos específicos: i) identificar o que as pesquisas brasileiras apresentam
sobre o trabalho dos professores na/ com a alfabetização no período de 2010 a 2021; ii)
Identificar os sentidos e significados constituídos pelas professoras alfabetizadoras sobre o
trabalho que realizam; iii) Analisar as mediações que constituem os sentidos e significados
sobre o trabalho docente produzidos pelas professoras alfabetizadoras da rede pública de ensino
do Distrito Federal. Para atingirmos o objetivo deste estudo optamos pela pesquisa de natureza
qualitativa fundamentada na perspectiva do Materialismo Histórico Dialético e na perspectiva
histórico cultural, por reconhecermos que as categorias do método contribuem para uma melhor
compreensão das múltiplas determinações que envolvem a realidade social presente no trabalho
das professoras alfabetizadoras. Como procedimento metodológico utilizamos a entrevista
semiestruturada e analisamos os dados coletados conforme os princípios dos Núcleos de
Significação, conceituados por Aguiar e Ozella (2006, 2013). Para o debate teórico com nosso
objeto de estudo utilizamos, entre outros, os construtos de Marx (2001), Lessa (1996), Saviani
(2007, 2015), Santos (2020), sobre o trabalho docente e o ser social professor alfabetizador;
Saviani (2019), Mortatti (1999, 2004, 2006, 2009, 2010, Soares (2006), acerca das perspectivas
de alfabetização. Foram constituídos portanto neste estudo cinco núcleos de significação que
nos ajudam a compreender os sentidos e significados sobre o trabalho das alfabetizadoras: i)
sentido social do trabalho de alfabetizar; ii) sentido de um trabalho singular do alfabetizador;
iii) sentido do trabalho fiscalizado/ controlado; iv) sentido da alfabetização como trabalho
objetivado e v) sentido de um trabalho pragmático. Os resultados demonstram que as
professoras alfabetizadoras, a partir dos determinantes culturais, sociais, políticos e econômicos
que envolvem o trabalho com a alfabetização, constituem sentidos e significados que se
configuram como marcas sociais subjetivadas pelos sujeitos e objetivadas na materialidade do
trabalho que realizam. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Sentidos e significados do trabalho das professoras alfabetizadoras da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professoras - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prática profissional | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation is linked to the Graduate Program in Education of the University of Brasília,
at master's level, and is part of the research line Teaching Profession, Curriculum and
Evaluation (Portuguese acronym PDCA). The specificity of the teaching work performed in the
literacy cycle is understood as the social praxis of the literacy teacher, an intentional and
planned process, in which the learning of writing and reading corroborates with the movement
of transformation of the existing reality. By understanding work as an ontological category of
social being, we understand that it is through the work performed in the school environment
that the teacher performs his social function, teaching. Thus, when we focus on the literacy
cycle of schooling, we are saying that the teaching of written language, knowledge historically
produced from human work, has specificities that are best observed by those who have literacy
as an area of activity. In this perspective, by observing the senses and meanings of work in
literacy, we seek to understand how the specificities of work in this school learning cycle are
understood by teachers. Thus, this work has as general objective to understand the meanings
and meanings of the teaching work of literacy teachers of the public school system in Destrito
Federal. To achieve this goal, we outline as specific objectives: i) identify what Brazilian
research presents about teachers' work in/with literacy in the period from 2010 to 2021; ii)
Identify the senses and meanings constituted by literacy teachers about the work they do; iii)
To analyze the mediations that constitute the senses and meanings about the teaching work
produced by the literacy teachers of the public school system of the Federal District. To achieve
the objective of this study, we chose qualitative research based on the perspective of Dialectical
Historical Materialism and the cultural historical perspective, because we recognize that the
categories of the method contribute to a better understanding of the multiple determinations that
involve the social reality present in the work of literacy teachers. As a methodological
procedure we used the semi-structured interview and analyzed the data collected according to
the principles of the Nuclei of Meaning, conceptualized by Aguiar and Ozella (2006, 2013).
For the theoretical debate with our object of study we used, among others, the constructs of
Marx (2001), Lessa (1996), Saviani (2007, 2015), Santos (2020), about teaching work and the
social being literacy teacher; Saviani (2019), Mortatti (1999, 2004, 2006, 2009, 2010, Soares
(2006), about literacy perspectives. Therefore, in this study, five nuclei of meaning were
constituted to help us to understand the senses and meanings about the work of literacy students:
i) social meaning of literacy work; ii) sense of a singular work of the literacy teacher; iii) sense
of supervised/controlled work; iv) meaning of literacy as objective work and v) meaning of a
pragmatic work. The results show that literacy teachers, based on the cultural, social, political,
and economic determinants that involve work with literacy, constitute senses and meanings that
are configured as social marks subjective by the subjects and objectified in the materiality of
the work they perform. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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