Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pereira, Fábio Henrique | - |
dc.contributor.author | Macedo, Laura Patrício | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-16T17:28:07Z | - |
dc.date.available | 2023-10-16T17:28:07Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-16 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-16 | - |
dc.identifier.citation | MACEDO, Laura Patrício. Identidade profissional nas fotografias de cena de crime uma comparação entre a fotografia forense e o fotojornalismo. 2022. 160 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46683 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | As fotografias de cena de crime podem ser encontradas tanto em arquivos policiais, compondo
laudos periciais, como nas páginas de jornais, ilustrando notícias de violência urbana. Apesar de
representarem um mesmo evento, essas imagens se diferem entre si pois são produtos de dois
campos profissionais distintos, o jornalismo e a ciência forense, que possuem convenções
diferentes. Este estudo se propõe a investigar as identidades profissionais desses dois meios de
produção de fotografia de cena de crime e perceber como, no ato da fotografia, essas identidades
se manifestam. Para atingir esse objetivo, um método de análise de imagens qualitativo e
comparativo, em que alguns critérios de avaliação foram desenvolvidos a partir de uma revisão
bibliográfica e outros de forma indutiva, foi utilizado com o intuito de investigar a fotografia como
prática comum entre dois contextos bastante diversos. Um corpus de fotografias foi formado a
partir de três notícias de crime ocorridos no Distrito Federal e dos seus respectivos laudos periciais,
resultando em um total de 36 fotos de jornais on-line e 132 fotografias forenses. Os conceitos de
convenções, mundo dos jornalistas e identidades profissionais são explorados no trabalho como
formas de compreender a fotografia, entendidas como resultado das rotinas e práticas dos meios
em que são produzidas e utilizadas. Além da análise de imagens, a realização de seis entrevistas
possibilitou uma aproximação entre o discurso dos profissionais e suas produções fotográficas. Ao
fim, é possível acessar as imagens analisadas a partir das identidades profissionais de seus autores,
vinculadas às formas de agir dentro de seus grupos de atuação. A percepção posiciona a cena do
crime como um espaço visual construído, a partir de diferentes práticas e propósitos, em dois meios
de representação distintos, dentro dos quais adquirem forma e sentido. O fotojornalismo se
mostrou próximo a emoções, tanto em suas representações como na escolha pela profissão, que
enfrenta um momento de precarização em que seus participantes desenvolvem formas inovadoras
de atuação. Já a perícia criminal se apresentou em um contexto de produção de provas em que seus
profissionais transitam entre diferentes mundos, o da ciência, o policial e o judiciário, de forma
que buscam traduzir seus resultados e se antecipar às demandas para os seus públicos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Identidade profissional nas fotografias de cena de crime uma comparação entre a fotografia forense e o fotojornalismo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fotografia documentária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fotojornalismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Perícia forense | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade profissional | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Crime scene photographs can be seen both in police files, throughout forensic reports, and in
newspaper pages, illustrating news of urban violence. Despite representing the same event, these
images differ from each other because they are products of two distinct professional fields,
journalism and forensic science, which share different set of conventions. This study proposes to
investigate the professional identities of these two worlds in wich crime scene photography are
being produced, and to understand how, through photography, these identities manifest
themselves. To achieve this objective, a qualitative and comparative image analysis was elaborated
in order to investigate photography as a common practice between two diverse contexts. A corpus
of 168 photographs was formed - 36 from online newspapers and 132 forensic photographs - from
three crimes that occurred in the Federal District. The concepts of conventions, the world of
journalists and professional identities are used in this work as ways of understanding photography
as a product of the routines and practices of the environments they are produced. In addition to
image analysis, six interviews enabled an approximation between the professionals' discourse and
their photographic productions. At the end, it is possible to access these images through the
professional identities of their authors, related to the ways of acting within their groups. The crime
scene was then perceived as a constructed visual space, based on different practices and purposes,
in two distinct spaces of representation, within which they acquire meaning. Photojournalism was
identified to be close to emotions, both in its representations and in relation to the actors’ choice
of this profession, which faces a moment of precariousness in which its participants develop
innovative ways of acting. Criminal expertise, on the other hand, is presented in a context of
evidence production in which its professionals transit between different worlds, of science, the
police and the judiciary, in a way that they seek to anticipate the demands of their audiences. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Comunicação (FAC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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